quinta-feira, 20 de março de 2014

ODIVELAS: CDU DIZ DA MUNICIPÁLIA - "É MÁ GESTÃO A SER PAGA PELOS MUNÍCIPES"

Em Conferência de Imprensa realizada ao final da tarde de ontem no seu Centro de Trabalho, os Vereadores da CDU deram conta das suas preocupações em relação ao Plano de Reestruturação da empresa municipal Municipália, bem como ao que vem mencionado no seu Relatório e Contas de 2013 e também ao seu Orçamento e Contrato Programa para 2014, aprovados na última Reunião de Câmara, apenas com os votos contra daquela coligação.

Os comunistas recordaram que há muito vêm alertando para o fato de  a gestão da Municipália, ser financeiramente dependente da Câmara Municipal de Odivelas, situação que contestam e que, acreditam, se vai agravar com as deliberações agora  aprovadas.

Os Vereadores da CDU reclamam uma discussão política de fundo sobre a missão, modelos de gestão e financiamento da empresa municipal, cujas contas chegaram a uns pesados 750 mil euros de prejuízo nas contas do ano de 2013.
Consideram que, para este saldo negativo, muito terá contribuído o "presente envenenado" da gestão do Pavilhão Multiusos, situação, que no entender dos Vereadores da CDU não explica tudo

A Municipália, que no final de Dezembro do ano passado avançou com um plano de reestruturação e saneamento económico e financeiro, poderá vir a correr o risco de ser extinta, pela aplicação da aplicação da Lei 50/2012

No plano de recuperação da empresa, agora aprovado em reunião de Câmara, os comunistas garantem que, será esta, a assumir os encargos e a receber os trabalhadores que a empresa rejeita. Segundo a RÁDIO CRUZEIRO apurou, há trabalhadores que foram transferidos da Municipália para a Câmara Municipal, mas há também outros trabalhadores, em situação de trabalho temporário, que não terão os seus contratos renovados.

Explicam mais detalhadamente, que no caso do Pavilhão Multiusos de Odivelas, será o Município a assumir o pagamento da água, luz, limpeza, vigilância e outros custos de funcionamento, enquanto cede à Municipália a exploração das duas naves, dos três ginásios e da exploração do bar, este em regime de concessão.

Os comunistas denunciam que estamos perante mais "uma tentativa de desonerar a Municipália e de forma enviesada atingir uma consolidação financeira que já deveria ter acontecido(...) através de boas práticas de gestão", ao mesmo tempo que se assiste à "redução de verbas para o investimento no apoio ao movimento associativo". A este propósito denunciaram ainda, que existindo no concelho inúmeros clubes que formam jovens na prática do futsal,é de difícil compreensão que a Municipália tenha criado uma escola de formação naquela modalidade, onde cobra 45 euros/mês aos formandos.

A uma pergunta da RÁDIO CRUZEIRO o Vereador Rui Francisco esclareceu que, além da reclamada discussão politica deste assunto, a CDU considera fulcral que, se coloque o Pavilhão Multiusos ao serviço da população e se tiver de ser a Câmara Municipal de Odivelas a pagar os custos da sua operacionalidade, que se observe essa premissa.

A RÁDIO CRUZEIRO solicitou o contraditório à Câmara Municipal de Odivelas, de onde uma fonte próxima nos informou que, visto tratar-se de uma iniciativa partidária o Partido Socialista reagiria brevemente, reação que aguardamos e publicaremos, como o mesmo destaque e espaço.


LFS

1 comentários: