quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DIAS TRISTES DA NOSSA HISTÓRIA RECENTE

Faz hoje 40 anos que foi escrita uma das mais negras páginas da nossa história recente, quando o sanguinário Augusto Pinochet, com o apoio explicito do governo norte americano derrubou o Presidente Salvador Allende, democráticamente eleito para presidir à República do Chile, dando assim início a uma ditadura brutal e impiedosa que determinou a morte arbitrária de milhares de pessoas.

A situação é fielmente retratada no filme "Missing", retirado com brevidade do circuito comercial e cujas reposições não se conhecem.

A Igreja Católica, que se arvora no cumprimento da doutrina de Cristo na defesa dos pobres e oprimidos, apoiou o assassino da mesma forma que apoiou por cá, pouco depois, o assassinato do Padre Max, às ordens de um cónego, que até, virou agora figura de estátua, tal é a desfacatez com que se branqueiam e até valorizam os crimes do fascismo.

A foto não mente e retrata um aperto de mão entre João Paulo II e o assassino, selada com o sangue dos justos. Triste País, triste Mundo, que não tem memória e não reconhece quem lhe quer bem..


0 comentários:

Enviar um comentário