quinta-feira, 1 de maio de 2014

A APRESENTAÇÃO DE "AS PORTAS DE ABRIL" JUNTOU CORAÇÕES DE ABRIL NA MALAPOSTA

Ao final da tarde de ontem foi apresentado no Centro Cultural da Malaposta o livro "As Portas de Abril", de Henrique Tigo e editado pela Calçada das Letras.perante uma sala repleta de "corações de Abril".

A mesa que presidiu à apresentação foi composta pelo Dr. Mário Máximo, que preside ao Conselho de Administração da Municipália E.M., pelo Coronel Manuel Bernardo, um militar de abril com diversas publicações históricas editadas, pelo Comandante Henrique Lopes Mendonça, outro militar de abril, pelo editor Manuel Duarte da Calçada das Letras e por Henrique Tigo, o escritor.

"As Portas de Abril" foi escrita quando o autor tinha apenas quinze anos, como peça de teatro prontamente levada à cena pelo grupo de teatro "Passagem de Nível". Nas suas páginas desfrutamos da visão de um jovem de quinze anos sobre a "Revolução dos Cravos". A obra não teve qualquer revisão nem atualização para a sua edição em livro, porque se considerou e bem, que esta poderia desvirtuar a sensibilidade que um jovem pretendeu transmitir aos jovens da sua geração, mas também aos das gerações precedentes.

Embora anunciada, não se concretizou a presença de Edmundo Pedro, um símbolo da resistência anti-fascista, devido a problemas de saúde que o afetam aos 96 anos de idade. As recentes comemorações dos 40 anos do 25 de abril e o recordar do percurso entre o Largo do Carmo e a Rua António Maria Cardoso, onde, naquela altura, estava instalada a sede da P.I.D.E. abalaram-no nas suas emoções e todos os "corações de abril" presentes na sala, o aplaudiram desejando-lhe um rápido restabelecimento.

Carlos Alberto Moniz também participou neste momento mágico vivido ao fim de uma tarde de Abril, brindando os presentes com alguns temas do seu mais recente trabalho.

No final, o Dr. Mário Máximo recitou a "Fábula de Abril", um poema do saudoso Joaquim Evónio, seu amigo pessoal e padrinho do escritor Henrique Tigo.

Henrique Tigo será o próximo entrevistado do programa "Espaço Entrevista" da RÁDIO CRUZEIRO, a transmitir no próximo sábado, a partir das 19.00 horas.


LFS

Foto: Henrique Tigo, de Henrique Ribeiro (Odivelas Notícias)

0 comentários:

Enviar um comentário