quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lisboa, Sintra, Cascais, Braga e Odivelas candidatam-se a prémio milionário.

A fundação americana Bloomberg quer dar nove milhões de euros a cinco cidades de 29 países da Europa com melhores ideias inéditas para a comunidade.

Cinco cidades portuguesas vão candidatar-se até à próxima sexta-feira a um galardão internacional de cinco milhões euros, que irá premiar a melhor ideia inédita para o desenvolvimento ou qualidade de vida de uma cidade europeia.

As câmaras de Lisboa, Sintra, Cascais, Odivelas, Braga, confirmaram a sua participação nesta segunda fase do concurso Mayor's Challenge da fundação filantrópica americana Bloomberg.

Coimbra, cuja autarquia mudou do PSD para o PS em 29 de setembro de 2013, ainda não confirmou a participação nesta segunda fase do concurso, apesar do anterior executivo camarário se ter inscrito na primeira etapa. 

Leiria e Vila Nova de Gaia desistiram


Leiria e Vila Nova de Gaia inscreveram-se na primeira fase do concurso - antes das eleições autárquicas de setembro de 2013 - mas desistiram de se candidatar ao bolo de nove milhões de euros que a fundação Bloomberg entregará à vencedora e às segundas classficadas (as quatro cidades em segundo lugar recebem um milhão de euros cada).

A Câmara de Vila Nova de Gaia, atualmente liderada pelo socialista Eduardo Rodrigues, desistiu de avançar com o projeto inicialmente concebido pelo gabinete do anterior presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, por não o considerar "suficientemente forte".

A Câmara de Leiria desisitiu da candidatura por não ter tido tempo de amadurecer o projeto.

Uma portuguesa no júri


O júri internacional tem 12 pessoas, entre as quais a ex-secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques: "Fui convidada a título individual e não como representante do país, por causa do trabalho que desenvolvi no Simplex".

Maria Manuel Leitão Marques referiu que: "Em abril vai ser feito o anúncio das 20 cidades finalistas, que em maio irão participar em workshops para definir um plano de ação para a implementação dos seus projetos". As vencedoras só serão conhecidas em outubro.

Na primeira fase do concurso - que terminou em novembro do ano passado -  inscreveram-se 182 cidades  com mais de cem mil habitantes, de 29 países europeus.

A fundação Bloomberg quer premiar a melhor ideia para resolver um problema da cidade/câmara que a apresenta a sós em em parceria com outras instituições. O regulamento sugere às cidades candidatas que não falem sobre as ideias apresentadas nesta fase da seleção.




JG

0 comentários:

Enviar um comentário