Ao assinalar-se a passagem centessímo dia do atual mandato autárquico, a RÁDIO CRUZEIRO dá uma volta pelas principais áreas da gestão municipal. Os números apurados são fatuais e como sempre fizémos e continuaremos a fazer, deixamos a interpretação para quem nos acompanha.
Hoje vamos abordar a área da Educação. Amanhã publicaremos os números de outra área de gestão municipal e assim prosseguiremos até ao final dos números destes primeiros 100 dias.
Apesar de tudo, há queixas que são cada vez mais frequentes no que diz respeito à qualidade e sobretudo, à quantidade da comida fornecida. A RÁDIO CRUZEIRO recorda mesmo, o desabafo de um aluno aos seus microfones que desejava, que a sua avó pudesse ensinar as senhoras a fazer a sopa que lhes serviam. Talvez, seja precisa, neste campo, uma maior fiscalização ao serviço fornecido pelas empresas de restauração que têm a incumbência de servir as refeições escolares.
Foram dados passos de continuidade no apoio às familias com mais carências, auxilios económicos e tecnologias de apoio a crianças e alunos com carências educativas especiais e mantiveram-se os projetos "A Escola vai à Quinta" e as deslocações ao abrigo do "Projeto Hipoterapia".
Em cálculos que poderão falhar em algum detalhe, a RÁDIO CRUZEIRO calcula que terão sido investidos na Educação, cerca de 4.000.000 de euros nestes primeiros cem dias de mandato. Se é pouco ou muito, se vale a pena ou não, a conclusão é sua. Para nós, a educação é como a cultura: não tem custos, antes investimentos, em relação os quais não podemos olhar apenas ao valor do investimento, mas também ao retorno e sobre isso, apenas no futuro se poderão contabilizar opções.
Certo é também, que há intervenções em escolas, que têm sido adiadas. outras que aguardam remodelação e ampliação e até uma delas que ainda não tem o telheiro que foi prometido, para cobrir parte da área de recreio.
A RÁDIO CRUZEIRO não pode deixar de referir o custo pornográfico da Escola dos Apréstimos, uma Parceria Publico/Privada sem a qual não seria possível a sua construção, mas cujas condições de contrapartidas urge negociar.
Depois dos números da Educação, amanhã, na RÁDIO CRUZEIRO, os números da Inovação Social e Habitação.
LFS
0 comentários:
Enviar um comentário