segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Semana de Homenagem a António Lobo Antunes na BIBLIOTECA DA CRUZEIRO.

Na programação da BIBLIOTECA DA CRUZEIRO, que vai para o ar diariamente entre as 21,45 e as 22H, estará em destaque o Escritor António Lobo Antunes, por ocasião da atribuição, em Udine, Itália, no passado dia 25, do Prémio Nonino Internacional, galardão instituído em 1975 por iniciativa da família Nonino, proprietária de uma antiga e histórica destilaria daquela localidade transalpina.

O galardão transalpino visa distinguir "personalidades de renome mundial que, com o seu trabalho, se destacaram nas respetivas áreas, e, na categoria de literatura internacional, foi escolhido o autor de 'Os Cus de Judas".

Foi o escritor italiano Claudio Magris, um dos membros do júri, que entregou o galardão ao escritor português, de 71 anos.

O júri do prémio foi presidido pelo escritor britânico V.S. Naipaul, nascido em Trinidad e Tobago, distinguido em 2001 com o Prémio Nobel de Literatura, e contou com o
cientista português António Damásio,
o ensaísta francês Edgar Morin,
o historiador francês Emmanuel Le Roy Ladurie e
o encenador inglês Peter Brook.

Entre os distinguidos com o Prémio Internacional Nonino contam-se os escritores Jorge Amado, Álvaro Mutis, V.S. Naipul, Amin Maalouf, Chimamanda Ngozi Adichie, Mo Yan, John Banville, William Trevor, Javier Marias, Siegrief Lenz, Adonis e o antropólogo e ensaísta francês Claude Lévi-Srauss.

António Lobo Antunes recebe a distinção, pouco depois de ter sido publicado em Itália o seu romance "Arquipélago da Insónia", pela editora Feltrinelli, que, na edição italiana, tem como título "Arcipelago dell'Insonnia".
A obra saiu em 2009 em Portugal, pelas Publicações D. Quixote.

O escritor português, autor de mais de cerca de 50 títulos, foi já distinguido, entre outros, com os prémios France Culture de Literatura Estrangeira (1996), Médicis Para o Melhor Livro Estrangeiro (1997), Literatura Europeia do Estado Austríaco (2000), Rosalía de Castro (2001), Internacional da União Latina (2003), Ovídio (2003), Jerusalém (2004), Juan Donoso (2006), Camões (2007), Terence Moix (2008), Juan Rulfo (2008) e da Extremadura Para a Criação (2009).



Na semana de 20 de a 24 de Janeiro 2014, os livros a apresentar são:

27 Jan. - Memória de Elefante

28 Jan. - Ontem não te vi em Babilónia

29 Jan. - Sôbolos Rios que Vão

30 Jan. - O Arquipélago da Insónia

31 Jan. - Terceiro Livro de Crónicas


JG 2014-popup_internazionale.jpg

0 comentários:

Enviar um comentário