quarta-feira, 30 de julho de 2014

76ª VOLTA A PORTUGAL: PRIMEIRO PÓDIO, SÓ COM ESPANHÓIS

É espanhol o primeiro camisola amarela da 76ª Volta a Portugal que hoje se iniciou com a disputa do prólogo, em Fafe, um percurso de 6,8 Km, no qual Victor de La Puente, da Efapel/Grassdrive foi o mais rápido, ao vencer a distância apenas em 8m e 56 segundos.

Na segunda posição classificou-se outro ciclista espanhol, Gustavo Veloso, da OFM/Quinta da Lixa, que gastou mais 4 segundos e o terceiro  lugar é ocupado por Luis Léon Sanchez da Caja Rural, a dez segundos do vencedor.

O melhor português é Edgar Pinto, da L.A.Alumínios/Antarte e ocupa a 5ª posição, a 14 segundos do camisola amarela.

Amanhã a caravana cumpre a segunda etapa, que liga Lousada à Maia, na distância de 183,5 Km.

A RÁDIO CRUZEIRO recorda que a 76ª Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Odivelas, no próximo dia 10 de agosto. É a derradeira etapa, que vai ligar Burinhosa a Lisboa, num percurso de 176,7 Km e faz um desvio para passar por Torres Vedras, em homenagem a Joaquim Agostinho, o melhor ciclista luso de sempre.
A caravana entra no concelho pela Póvoa de Santo Adrião, após o que se dirige para Odivelas, onde percorre a Rua Coronel Alves Roçadas e a Rua Major Caldas  Xavier, seguindo depois pela Calçada de Carriche para Lisboa, onde termina a última etapa. Prevê-se que os ciclistas passem por Odivelas, pouco antes das 17.00 horas.


LFS

terça-feira, 29 de julho de 2014

ÁGATA TERMINA CARREIRA

A cantora Ágata recorreu às redes sociais para anunciar a decisão de colocar um ponto final na sua carreira musical, pouco antes de comemorar os 40 anos de duração.

A cantora começou a cantar em 1975, na "girls band" Cocktaill, após o que fez parte do grupo feminino "Doce" para depois apostar num percurso a solo sob a designação de Ágata.

"Perfume de Mulher" foi o seu êxito mais vendido, mas ainda muitos a recordam
por, muito anos antes disso, ter dado voz à banda sonora da série infantil "Abelha Maia".

LFS

F.P.F. MANDA REPETIR AS ELEIÇÕES NA LIGA

A Federação Portuguesa de Futebol ordenou hoje a repetição das eleições para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional depois de o seu Conselho de Justiça ter
considerado que a lista de Mário Figueiredo, vencedora e única apresentada a sufrágio nas últimas eleições, apresentar "vícios formais".

A decisão do Conselho de Justiça vem na sequência de um recurso apresentado pelo Estoril e Vitória de Guimarães.

O Conselho de Justiça ainda não analisou um outro recurso apresentado pelo ex- Presidente do Nacional, cuja lista foi, na altura, impedida de se apresentar a votos.

LFS

ANTÓNIO COSTA EM ODIVELAS DEFENDE QUE O P.S. TEM DE SER UMA VERDADEIRA ALTERNATIVA

António Costa visitou ontem à noite Odivelas onde, no Auditório do Centro de Exposições foi recebido por inúmeros apoiantes que encheram por completo 
a sala.

Num discurso longo, o candidato às primárias do Partido Socialista afirmou que
"...o P.S. não tem deixado claro, que quer fazer diferente. Há uma diferença
entre fazer um pouquinho diferente e ser uma verdadeira alternativa..."

No que diz respeito às medidas de austeridade, o candidato referiu que, o que está em causa não é uma questão de ritmo ou dose, mas antes, a aposta num caminho diferente.

António Costa apresentou ainda a sua "Agenda para uma década", e revelou
pretender dar prioridade imediata à reposição das pensões, aumento do ordenado mínimo nacional, combate à pobreza infantil e juvenil e criação de  políticas que permitam ativar o emprego.

O candidato conta com o apoio da Dr.ª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, que se lhe referiu afirmando que já tem mostrado no passado e revelado no presente, aquilo que é capaz de fazer no futuro, reconhecendo a experiência governativa, a estratégia e a ambição para o país, o que garantirá a esperança num futuro melhor para Portugal.

Fonte próxima do partido confirmou que a inscrição de simpatizantes no Partido Socialista, com vista ao voto nas eleições primárias já ultrapassou as 21.500, apenas por via on-line, não estando contabilizados neste número, os simpatizantes que se inscreveram presencialmente nas concelhias do P.S.


LFS

domingo, 27 de julho de 2014

À ATENÇÃO DE QUEM DE DIREITO: PERIGO EM CANEAS

São situações supostamente provocadas por atos de inqualificável vandalismo, demonstrativos da profunda crise de valores porque passamos e que a todos cumpre denunciar e diligenciar no sentido de proporcionar a quem tem esse dever, de proceder à reparação urgente.

O perigo mora em Caneças, junto à sede da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças e tem nas imediações uma escola do ensino básico, felizmente com os alunos de férias.

Mesmo assim, todos sabemos da curiosidade natural das crianças por tudo o que não se inclui nos seus padrões de normalidade e por ali passam muitas todos os dias.

A intervenção para reparar o que foi detiorado é absolutamente urgente, antes que haja mais a lamentar, que os danos materiais. A quem de direito, pede-se que seja lesto.

LFS

sábado, 26 de julho de 2014

EDITORIAL: REPOR A VERDADE, SEMPRE QUE SEJA PRECISO

Por vezes é preciso repor a verdade, na medida em que uma mentira, à custa de tantas vezes contada tenderá a ser verdadeira.

De quando em vez, ou talvez, sempre que se inventa pretexto para isso, somos confrontados com a diminuição da função que, se deve esperar desempenhe um microfone, à condição de uma faca que se usa na liga para ferir quem não nos agrada, ou de uma forma ou outra, não nos beneficia, não atende os nossos pedidos, não nos bajula, ou não tem medo daquilo que se convencionou chamar o "quarto poder" e que, na realidade, o único poder que lhe assiste é contar o fato, tal como ele é e despido de qualquer interpretação.

É coisa comum no jornalismo atual e frequente, no que diz respeito à informação local. Coisa de quem poderá estar de mal com a vida, ou que se sente com direito a algum privilégio, que em bom rigor não deve ter.

Estes dias, já lá vai mais de ano e meio na coordenação da Informação da RÁDIO CRUZEIRO, Nem sempre têm sido dias fáceis, face à precariedade das condições de trabalho disponíveis e dos meios humanos para o fazer. Pressões, desconfortos, stress, e muita dificuldade em acompanhar tudo o que se passa no nosso concelho, é coisa comum ao nosso quotidiano, mas foi aquilo que quisemos comprar e assumimos fazer e quando não conseguirmos viver com isso, chegou o dia de ficarmos em casa, a ver os outros trabalhar, porque já não andaremos aqui a fazer nada de positivo.

Tendo em determinada altura do meu percurso trabalhado para a Rádio Jornal da Madeira, sei muito bem valorizar um Poder Autárquico sempre disponível para o esclarecimento, sem interferir na linha editorial, seja a que hora, ou dia, for necessário esse esclarecimento, ou contraditório.

Por isso e em contraponto com algumas "coisas" que andam publicadas por aí, sou a constatar que a RÁDIO CRUZEIRO nunca teve qualquer dificuldade em obter declarações da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, seja sobre que assunto for, à hora, ou ao dia que tiver de ser.

Acredito que isto aconteça, porque não nos promovemos a juízes da causa pública, apenas relatamos o que acontece, deixando a interpretação do fato para quem nos acompanha. Reconhecendo que um microfone é uma arma com demasiado poder e que, mal usado, pode causar danos irreparáveis aos demais, defendo a responsabilização do seu uso.

"Microfone na liga", aqui não!  Se alguma vez deixar que assim seja, está na hora de ir embora...

Além da RÁDIO CRUZEIRO reconheço os esforço feitos quotidianamente pelos colegas "Notícias de Odivelas" e "Notícias de Cá e De Lá", pela dignificação da atividade de informar localmente.
 
Luís Filipe Silva
 

FOI INAUGURADA A NOVA ESQUADRA DA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Foi inaugurada ontem a nova esquadra da P.S.P na Póvoa de Santo Adrião, uma velha aspiração da população e dos profissionais que nela prestam serviço e que, assim, passam a ter incomparavelmente melhores condições de trabalho e de atendimento e acompanhamento à população.

No ato oficial de inauguração do novo equipamento, que conta com um magnífico trabalho em termos de arranjos do espaço exterior, promovido e custeado pela Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, esteve presente a Drª Susana Amador, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo.

Nos discursos de circunstancia a RÁDIO CRUZEIRO, destaca as palavras da Presidente do Município de Odivelas, que dirigindo-se diretamente ao Ministro do Governo de Pedro Passos Coelho afirmou, "...Sr. Ministro temos mais sonhos por cumprir e gostaríamos de ver construída a nossa esquadra da divisão policial de Odivelas, na Urbanização da Ribeirada...", acabando mesmo por convidar o  governante a visitar o terreno cedido pela autarquia, para que se possa avançar com a construção deste importante equipamento.

LFS

Foto: JCQ

"CALDO ENTORNADO" NA GESTÃO DAS A.E.C.s

É em nome da "...excelência do processo educativo..." e "...da continuidade e estabilidade, ao nível organizacional, de uma área com significativo impacto em toda a comunidade escolar..." que a Câmara Municipal de Odivelas aprovou, na sua reunião da última quinta-feira a proposta de implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.s)  no 1º Ciclo do Ensino Básico, para o ano letivo de 2014/2015.

Em Nota de Imprensa enviada a toda a Comunicação Social local, o Município de Odivelas, que conta nesta proposta, agora aprovada, com o apoio de oito Agrupamentos de Escolas, quatro I.P.S.S.s e outras tantas Associações de Pais, explica a sua pretensão em promover a qualidade pedagógica do serviço prestado, bem como obter ganhos de eficácia em termos de organização das parcerias estabelecidas e também estabilizar os docentes que lecionam estas atividades.

Embora tenham promovido um encontro/debate em relação ao qual não deram conhecimento à RÁDIO CRUZEIRO, foi possível apurar que reina a insatisfação na maioria das Associações de Pais, que se sentem indignadas,considerando estarem a ser alvo de "...uma falta de respeito.." , por parte da Câmara Municipal de Odivelas.

Estas Associações mostram-se preocupadas por não poderem respeitar os compromissos assumidos com os colaboradores que terão de dispensar e contestam o "timing" escolhido para a decisão, considerando que todo o trabalho realizado nas A.E.C.s ao longo do tempo e que, ainda no passado mês de maio era elogiado, esteja agora a ser posto em causa.

Este assunto será apreciado na próxima Assembleia Municipal, marcada para a próxima quarta-feira. Vamos esperar que a discussão seja urbana e construtiva. O exercício da Liberdade envolve direitos, mas também obrigações. Ninguém ganhará nada em repetir ofensas, exercer coação, ou atropelar a Liberdade, como assistimos em anteriores Assembleias que trataram assuntos municipais polémicos, leia-se, por exemplo, a rescisão de contrato com os S.M.A.S.

LS

sexta-feira, 25 de julho de 2014

S.M.A.S.: RECOLHA DE RESÍDUOS URBANOS ESTÁ NO LIMITE

Em Nota a que a RÁDIO CRUZEIRO teve acesso, Bernardino Soares dá conta das dificuldades dos serviços, no que diz respeito à recolha de resíduos urbanos e apela à compreensão de todos, para as dificuldades com que nos vamos deparar nos próximos dias.

As insuficiências que se prevê possam acontecer neste serviço decorrem de vários fatores, que se explicam na Nota, entre os quais ressaltam a diminuição dos meios humanos, desde 2013 o serviço perdeu 14% da sua mão de obra disponível, face às aposentações não compensadas em virtude do Governo impor uma redução de 2% de trabalhadores nas autarquias em cada ano que passa.

Por outro lado, o desinvestimento na frota, que não tem sido renovada nos últimos anos, resulta num envelhecimento das viaturas e em elevado número de avarias.

Os serviços abriram já concurso para 28 cantoneiros e 17 motoristas e admitem recorrer a serviços externos sempre que isso se justifique.

LFS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ODIVELAS REÚNE, EM PLENÁRIO, DIA 29

No próximo dia 29 de julho, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória, a 15ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas.

Dos vários pontos da Ordem do Dia a RÁDIO CRUZEIRO destaca o primeiro, que remete para a apreciação de uma proposta referente à implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.s) no 1º Ciclo do Ensino Básico para o ano letivo de 2014/2015.

A Assembleia Municipal é aberta a todos os munícipes, que podem exercer o seu direito e dever de cidadania usando da palavra, para o que terão de se inscrever previamente junto dos serviços e observar as normas de conduta inerentes ao exercício do seu direito cívico.

LFS

"VOLTAS" MAIS CARO A PARTIR DE AGOSTO

Viajar no "Voltas" passa a ser mais caro a partir do primeiro de Agosto, passando cada título de transporte individual a custar 65 cêntimos.

A última atualização de preço do bilhete do "Voltas" remonta a janeiro de 2013 e a Câmara Municipal de Odivelas justifica o aumento do custo deste transporte com a necessidade de salvaguardar a sua existência e sustentabilidade.

LFS

ODIVELAS: CÂMARA REÚNE DIA 30

A Câmara Municipal de Odivelas reúne na sua 15ª Sessão Ordinária na próxima quarta-feira, dia 30 de julho, a partir das 9.30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória.

Esta reunião do executivo municipal é pública.

LFS

quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOVA ESQUADRA DA P.S.P. INAUGURADA AMANHÃ NA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Será oficialmente inaugurada amanhã, pelas 11.00 horas, a nova esquadra da P.S.P. da Póvoa de Santo Adrião, uma antiga e justa aspiração dos habitantes daquela freguesia, que proporciona aos profissionais daquela força de manutenção da ordem mais e melhores condições condições de trabalho.

Na cerimónia de inauguração estará presente a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador que será acompanhada do Ministro da Administração Interna.

LFS

ASSOCIAÇÃO FÓRUM MANIFESTO QUER PONTES E DIÁLOGO QUE DEFENDAM O ESSENCIAL

O debate organizado pela Associação Fórum Manifesto, ontem realizado na Casa da Imprensa, em Lisboa poderá ter sido o primeiro passo para a construção de pontes e diálogos, num momento em que urge a defesa de valores mínimos conquistados em defesa de um compromisso determinado por uma governação "decente".

Perante uma plateia muito participativa e repleta de caras conhecidas da militância no Bloco de Esquerda, embora sem o assumirem, onde marcaram também presença, alguns militantes do Movimento Alternativa Socialista, Partido Livre e Plataforma Europeia Rendimento Básico Incondicional, Daniel Oliveira, um dos oradores, considerou ser urgente a inversão do rumo das políticas de direita e a união das esquerdas, afirmando querer fazer parte da solução e estar disponível, juntamente com outros partidos e movimentos, para encontrar um eventual Governo de esquerda que " ...defenda o Estado Social, a escola e a saúde públicas..."

Para Ana Drago "isto é a tentativa de assumir plataformas que tenham impacto concreto na vida das pessoas..."

Não se sentiu que daqui possa nascer mais um partido que venha dividir a esquerda, antes, uma alternativa à cada vez mais real fragmentação do B.E.

A DR.ª SUSANA AMADOR APRESENTOU NA "EMBAIXADA" A SUA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DAS MULHERES SOCIALISTAS

A Dr.ª Susana Amador apresentou ao final da tarde de ontem na "Embaixada", junto ao Príncipe Real, em Lisboa a sua candidatura à Presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa, do Partido Socialista.

Sob o lema "Susana Amador - O Caminho Certo", a candidatura da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas demonstra contar com uma onda crescente de apoio de mulheres socialistas, entre as quais está a Dr.ª Maria de Jesus Barroso, que preside à Comissão de Honra e da Dr.ª Edite Estrela, a Mandatária da candidatura.

Também a maioria dos Presidentes das Comissões Politicas Concelhias que constituem a F.A.U.L. do Partido Socialista, além de dezenas de dirigentes das estruturas internas daquele partido já manifestaram o seu apoio à candidatura da  autarca, incluindo António Costa, candidato à liderança do Partido Socialista.


LFS



sábado, 19 de julho de 2014

FÓRUM MANIFESTO DESAFIA P.S. AO ENTENDIMENTO NAS ESQUERDAS.

A Associação Fórum Manifesto desafia o Partido Socialista para a construção de um eixo programático, que salvaguarde tudo o que é fundamental.

Num momento, em que Ana Drago, ex- deputada e dirigente do Bloco de Esquerda considera "... de urgência, que exige a construção de um programa que impeça o desmantelamento do Estado Social e de uma plataforma política disposta a participar na governação..." a Associação Fórum Manifesto vai juntar na próxima quarta-feira, dia 23, pelas 18.00 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, Ana Drago, Daniel Oliveira, Filipa Vale, José Reis e Ricardo Paes Mamede, para um debate "...onde se construa um espaço que devolva a esperança..."

LFS

SUSANA AMADOR APRESENTA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DAS MULHERES SOCILISTAS

A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador, vai apresentar na próxima quarta-feira, às 18.00 horas, a sua candidatura à Presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa, do Partido Socialista.

A cerimónia vai decorrer no jardim da "Embaixada", na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.


LFS

REALIZOU-SE O 1º CONGRESSO DO R.B.I.

Realizou-se em Lisboa, o primeiro congresso dos apoiantes do Rendimento Básico Incondicional (R.B.I.), onde foi apresentado o primeiro estudo de viabilidade económica e financeira do R.B.I., que aponta para a atribuição de 420 euros mensais a cada cidadão português.

Mesmo tendo sido considerado um valor baixo, se não se alterar a atual estrutura de tributação, após terem sido identificados alguns subsídios concedidos no presente e que deixariam de fazer sentido, verificou-se a necessidade de fazer novos estudos considerando alguns ajustes no âmbito do I.R.S. e do I.R.C. e o cálculo de uma maior cobrança que outros impostos, face ao desenvolvimento  económico que o R.B.I. pode motivar.

Durante os vários painéis de debate, Raquel Varela, como crítica do R.B.I. fez a defesa do pleno emprego que permita uma vida digna, André Barata concluiu que o R.B.I. precisa de ajustes e que depois de adaptado poderá ser uma solução futura e Pedro Teixeira defendeu um Estado Social mais eficaz.

Aproveitando muito bem as novas tecnologias disponíveis, o senador Eduardo Simplicy, por via Skype, desde o Brasil, descreveu o seu trabalho nas Bolsas de Famílias no Brasil, que tenta converter em Renda Básica Internacional, após o que falou Pedro Branco que trabalha num projeto/estudo da Universidade Católica sobre o Rendimento Adequado para Portugal.

Muito saudada foi a presença de Orlando Figueiredo do P.A.N., o único partido português que já se juntou a outros trinta, que na Europa defendem a criação de um R.B.I. Europeu e o Partido Livre também marcou presença no 1º Congresso do R.B.I.

No final, ficou a conclusão de que o R.B.I. é ainda uma ideia muito vaga e pouco conhecida, embora este Congresso tenha sido importante para o debate de ideias e conhecimento do conceito.  

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ASSOCIAÇÕES DE PAIS PERDEM A GESTÃO DAS A.E.C.s

A Associação de Pais e Encarregados de Educação (A.P.E.E.) da Escola EB 1/ JI Don Dinis está preocupada com as Atividades de Enriquecimento Escolar (A.E.C.s) para o próximo ano letivo.

Em Manifesto, ao qual a RÁDIO CRUZEIRO teve acesso a Associação de Pais e Encarregados de Educação daquele estabelecimento de ensino refere que desde o passado mês de maio, tem reunido com a Câmara Municipal de Odivelas, a propósito das A.E.C.s, encontros onde foi elaborada a previsão de atividade para o próximo ano letivo, onde se engloba o número de alunos, o regime de horário, os espaços necessários e as atividades a desenvolver, tendo sido sempre considerada a manutenção da parceria com a empresa "Educar e Sorrir", não tendo em momento algum registado qualquer objeção por parte do Município.

Findo o ano letivo e numa altura em que a A.P.E.E. já iniciou o planeamento para o próximo é com espanto e preocupação que os pais foram informados em reunião realizada no passado dia 11, sexta-feira, de que a Câmara Municipal de Odivelas iria assumir a gestão das A.E.C.s, com a aprovação do Diretor do Agrupamento, entregando o serviço a uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Odivelas, o I.P.P:I. - Instituto Português de Pedagogia Infantil, da Póvoa de Santo Adrião.

De acordo com a A.P.E.E. o seu trabalho sempre foi reconhecido positivamente e a Câmara Municipal de Odivelas promete a flexibilização do horário, o que a Associação de Pais já tinha proposto, sem que tivesse sido autorizado pelo Diretor do Agrupamento.

A A.P.E.E. considera não ter havido transparência neste processo, e garante não ter sido consultada a este propósito, considerando, apenas ter sido chamada para ouvir uma tomada de posição, que contraria o bom trabalho realizado pela Associação e sempre elogiado pelo Município.

LFS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DEBATE SOBRE O ESTADO DO MUNICÍPIO

Está marcada para a próxima terça-feira, dia 22, a 14ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 14.00 horas.

Entre o P.A.O.D. (Período Antes da Ordem do Dia) e o Período Destinado à Intervenção do Público, da Ordem do Dia consta apenas um ponto: "Debate Sobre
O Estado do Município".

LFS

quarta-feira, 16 de julho de 2014

CANEÇAS: EMAÚS REDUZIDA A CINZAS

Um incêndio que deflagrou esta madrugada, pelas 3.00 horas, reduziu a um monte de escombros as instalações da associação EMAÚS em Caneças.

Apesar de não se terem registado vítimas os danos materiais são avultados, nada se podendo aproveitar de entre tudo o que estava nas instalações, desde máquinas, móveis reparados e a aguardar reparação, tecidos para estofar e tudo o que as mãos hábeis e a vontade e saber dos companheiros, transformavam, dando nova vida a materiais cuja morte já fora anunciada.

A Policia Judiciária recolheu indícios no local que poderão conduzir às causas que motivaram o incêndio, que ainda não são conhecidas, mas não deixa de ser estranho que este culmine um período de vários assaltos de que a Associação tem sido vítima.

No combate ao fogo estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Caneças.

LFS

ODIVELAS: CASA DA JUVENTUDE VAI FORMAR ATORES

A Casa da Juventude de Odivelas tem inscrições abertas para jovens com mais de treze anos, que queiram fazer parte do Grupo de Teatro Amador "Expressões e Impressões".

As aulas são gratuitas e vão decorrer em período pós-laboral a partir de setembro, coincidindo com o início do próximo ano letivo.

Para informação mais detalhada, os interessados devem dirigir-se à Casa da Juventude de Odivelas ou contatar o e-mail: juventude@cm-odivelas.pt

LFS

segunda-feira, 14 de julho de 2014

SESSÃO SOLENE DO 24º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ODIVELAS

Realizou-se na tarde deste domingo a Sessão Solene que assinalou o 24º Aniversário da elevação de Odivelas à categoria de cidade.

Numa cerimónia apresentada por Vítor Martins saúda-se o regresso oito anos depois, ao direito do uso da palavra concedido à oposição, embora a RÁDIO CRUZEIRO saiba que pelo menos dois partidos na oposição, C.D.U. e B.E. apenas tenham sido convidados a exercer esse direito, na sexta-feira, pelas 21 horas.
Foram homenageados os funcionários da autarquia que completaram 15, 20 e 25 anos de serviço e recuperaram-se as homenagens devidas nos últimos dois anos e que não tinham sido prestadas.
Para quem não pode estar presente na tarde de domingo no Pavilhão Polivalente a RÁDIO CRUZEIRO deixa aqui o registo sonoro da Sessão Solene do 24º Aniversário da Cidade de Odivelas, este registo ira ser passado na segunda feira ás 22h.


LFS

domingo, 13 de julho de 2014

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. NA SUÉCIA

Partiu esta madrugada a caminho da Suécia a equipa da Geração Benfica/ C.A.C. que representará Portugal na Gothia Cup, depois de ter sido a melhor equipa portuguesa na Iber Cup.

Às atletas que através do protocolo celebrado entre o Benfica e o C.A.C. vão agora na Suécia representar as cores nacionais, a RÁDIO CRUZEIRO deseja as maiores felicidades.

LFS

sábado, 12 de julho de 2014

GRUPO BARRAQUEIRO CONDENADO A PAGAR 700 MIL EUROS A TRABALHADORES

A empresa de transportes rodoviários Barraqueiro foi condenada, em sentença proferida esta quinta-feira pelo tribunal de Vila Franca de Xira, ao pagamento de cerca de 700 mil euros a 36 trabalhadores por não respeitar os dias de descanso compensatório entre 2002 e 2012.

A notícia foi hoje divulgada, em comunicado, pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, onde se informa que para além desta decisão judicial que diz respeito aos trabalhadores da Boa Viagem, há também mais dois processos referentes a outra empresa do grupo, a Ribatejana e está a ser avaliada a situação na Rodoviária do Tejo, também do Grupo Barraqueiro, para eventual apresentação de queixa.

LFS

TIAGO ALMEIDA DEIXA C.A.C.

O júnior Tiago Almeida, que na última época representou o C.A.C. assinou ontem com o Mafra, um contrato válido para a próxima época.

LFS

AVIÃO PERDE PEÇAS QUE CAÍRAM EM CAMARATE

Um avião da T.A.P. perdeu peças na sua descolagem, esta manhã, que acabaram por cair em Camarate, causando danos materiais numa habitação e duas viaturas automóveis estacionadas no local.

Não registando qualquer ferido, apenas danos materiais, resultantes deste incidente, fonte do comando de Lisboa da P.S.P., disse à Agência Lusa, que foi alertada para a anomalia por populares que se dirigiram à esquadra de Camarate e recolheu no local mais de trinta peças do avião, a maior das quais com cerca de quatro centímetros.

O incidente envolveu um Airbus 330, com destino ao Brasil e 268 pessoas a bordo, que regressou de imediato ao Aeroporto da Portela e está agora entregue aos serviços de manutenção. Os passageiros aguardam transporte alternativo para São Paulo.

A empresa desmente que o motor tenha explodido, conforme já foi avançado e aponta para um problema num dos reatores.

LFS

I.S.C.E. A BRINCAR COM A SEGURANÇA DE TODOS

Quer seja por brincadeira ou irresponsabilidade não é aceitável que o I.S.C.E. tenha promovido um lançamento de fogo de artifício ao Passar desta meia noite numa zona quase exclusivamente residencial, que certamente terá acordado algumas crianças, aquela hora , certamente já recolhidas num sono, que se esperaria tranquilo.

Mais grave será, que esta situação é claramente proibida, durante a fase "Charlie", a mais crítica  no que diz respeito as atitudes preventivas a observar e ainda, há poucas horas, a RÁDIO CRUZEIRO dava voz às recomendações da Câmara Municipal de Odivelas a esse propósito.

Há cerca de duas décadas que a situação se repete, tendo muitas vezes, os bombeiros sido chamados ao local, para apagar focos de incêndio que surgiram.

As coimas para o não cumprimento da lei em vigor podem ir até aos 60.000 euros como recordamos há escassa meia dúzia de horas. Cá ficaremos à espera, a ver se a lei se cumpre.

LFS

sexta-feira, 11 de julho de 2014

P.S: SUSANA AMADOR É CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DAS MULHERES SOCIALISTAS DA F.A.U.L.

Realizam-se a 5 de setembro as eleições para a Federação da Área Urbana de Lisboa (F.A.U.L.) do partido Socialista e a Drª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas aceitou o desafio que lhe foi lançado por muitas mulheres socialistas dos onze concelhos que integram a área urbana de Lisboa  e decidiu apresentar a sua candidatura à Presidência da Federação das Mulheres Socialistas da F.A.U.L.

A ser eleita será um regresso a um lugar que conhece bem, visto que a Drª Susana Amador foi a primeira Presidente na história daquele departamento da organização socialista, num mandato que, ainda hoje, é por todos recordado como exemplar e de referência na defesa das politicas da igualdade de género e da inclusão.

A candidatura de Susana Amador surge por imperativo de consciência num momento em que Portugal empobrece, envelhece e recua no tempo para níveis de desenvolvimento que se acredita há muito estarem ultrapassados.

Nos dias de hoje e quarenta anos após a Revolução dos Cravos há cinquenta mil crianças a quem foi retirado o abono de família, a pobreza severa aumentou 50% e aumentou também a violência doméstica, com as mulheres a ficarem mais pobres, mais sós e menos iguais. Muitas vezes só a morte fala por elas, tendo desde janeiro deste ano sido já assassinadas, vinte e uma mulheres.

À Drª Susana Amador não falta experiência nas questões ligadas à igualdade, inclusão e proteção dos mais vulneráveis, adquiridas em funções que desempenhou no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, de formadora a docente em Direitos Humanos e Direito de Asilo, em O.N.G.s Europeias, no Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na Assembleia da República na Comissão de Assuntos Constitucionais, Liberdades e Garantias, bem como Deputada e ainda como autarca na Presidência da Câmara Municipal de Odivelas e na Vice-Presidência da Associação Nacional de Municipios, além do reconhecimento generalizado com que sempre foi distinguida.

"...Candidato-me em nome da minha consciência e da minha condição de cidadã, da minha condição de mulher e da minha consciência de ser livre, do meu anseio de igualdade..." refere Susana Amador numa carta que dirigiu às mulheres socialistas anunciando a sua candidatura à Presidência da Federação das Mulheres Socialistas da F.A.U.L.

LFS

NATAÇÃO: PISCINAS DE ODIVELAS VENCERAM O REGIONAL POR EQUIPAS.

As Piscinas de Odivelas (P.M.O.) obtiveram o primeiro lugar por equipas bem como  o terceiro e quarto lugar em duetos, na categoria de infantis, no Campeonato Regional de Natação Sincronizada, que a Associação de Natação de Lisboa organizou.

A equipa de infantis da P.M.O. foi constituída por Patrícia Figueira, Madalena Coelho, Joana Saramago e Marisa Carmo.

Participaram neste Campeonato Regional de Natação Sincronizada, além da equipa das Piscinas Municipais de Odivelas, a GesLoures, C.N.A. da Amadora, a Aminata, de Évora e Portinado de Portimão.

LFS

Foto: A equipa de infantis da P.M.O. (Municipália)

INCÊNDIOS FLORESTAIS: EVITE O RISCO, TOME PRECAUÇÕES

Em virtude de estarmos em pleno período mais crítico, no que diz respeito aos incêndios florestais a Câmara Municipal de Odivelas recorda as disposições da legislação vigente e recorda que, durante este período não é permitido nos espaços florestais e agrícolas:

Fumar, fazer lume ou realizar fogueiras para recreio e lazer.
Fazer lume ou realizar fogueiras para a confeção de alimentos, a não ser em locais devidamente identificados e a esse fim destinados.
Fazer queimas ou queimadas.
Queimar matos cortados e ou amontoados, assim como, qualquer outro tipo de sobrantes de exploração agrícola ou florestal.
Lançar foguetes ou balões de mecha acesa.
Fumigar ou desinfetar apiários, a não ser que os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Circular com tratores ou outras máquinas e veículos que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Quando fizer piqueniques em espaços florestais recomenda-se que leve comida já confecionada e refeições que não precisem de ser aquecidas. No fim de cada momento de lazer deve depositar o lixo no contentor ou papeleira e observar sempre normas de conduta preventiva.

As coimas poderão ascender aos 60.000 euros.

Na altura em que se publica este serviço não há qualquer incêndio na zona da Grande Lisboa, embora só hoje, já se tenham verificado 48 ocorrências, estando ativa apenas uma delas. Trata-se de um incêndio numa zona de mato na Ribeira da Toutalga, no concelho de Moura, que deflagrou às 16.52.

LFS

terça-feira, 8 de julho de 2014

A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS E O POVO DE ODIVELAS


Os Vereadores da C.D.U. realizaram este sábado, uma Mesa-Redonda no Café
Teatro do Centro Cultural da Malaposta em que se falou da " Revolução do 25
de Abril  e do Povo de Odivelas", ficando patente a clara necessidade de
criar um Arquivo de Memória Oral que incorpore as novas dimensões da
história local.

Foi um debate vivo, interessado, que contou com mais de sessenta
participantes, dos quais a maioria acabou por intervir ao longo da tarde,
na apresentação do seu próprio testemunho na transformação, a que a
resistência anti-fascista conduziu aos dias de Liberdade.

Do rural ao urbano, da mendicidade precoce à escolaridade obrigatória, do
medo de ousar pensar à explosão do movimento associativo e popular
democrático que a Revolução proporcionou.

A C.D.U./Odivelas acredita que é preciso ir mais longe e que as
Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril podem ser a janela de oportunidade
que estimule o aprofundamento do conhecimento da ação de resistência que o
Povo de Odivelas  desenvolveu na luta que se travou contra o fascismo.

Afinal, Odivelas é um concelho jovem, mas com uma história de resistência
antiga. Importa dar passos no sentido da criação de um Núcleo Museológico
da História Local.

LFS

 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O QUE É O RENDIMENTO BÁSICO INCONDICIONAL?

O Rendimento Básico Incondicional é uma nova fórmula de dar combate à pobreza extrema, uma ideia já desenvolvida noutros países da Europa e não só, e que agora começa a dar os primeiros passos em Portugal.

O Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa vai organizar um colóquio sobre  o  Rendimento Básico Incondicional  (R.B.I.), durante toda a  próxima 6ª feira, dia 11 de julho, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Humanas daquela Universidade.

O Auditório 2 localiza-se no 3º piso da Torre B da Instituição e o colóquio tem vários painéis, nos quais participam reputados académicos.

LFS

ANDEBOL: O GINÁSIO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

O Ginásio Clube de Odivelas tem inscrições abertas para a prática do andebol e para a época de 2014/2015 em todos os escalões, desde a iniciação até aos júniores.

A quem interessar aconselha-se a deslocação ao Pavilhão Municipal do Bairro Olaio  ou a consulta em gco-andebol.blogspot. pt  , onde será possível obter informação mais detalhada.

LFS

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. VOLTA À SUÉCIA PARA REPRESENTAR PORTUGAL.

A equipa do C.A.C. foi a melhor equipa portuguesa na Iber Cup - Sub 17 e assim, garantiu o direito de voltar a representar Portugal no maior torneio do Mundo da modalidade, o Gothia Cup, que se realiza na Suécia.

LFS

domingo, 6 de julho de 2014

"HÁ FESTA NA CIDADE": FESTAS ABRIRAM COM ENCHENTE

Cerca de uma hora mais tarde que o inicialmente previsto e com os retoques finais ainda a serem dados na montagem de alguns stands, foi ontem, cerca das seis da tarde inaugurada a edição de 2014 das "Festas da Cidade" de Odivelas, que marcam o regresso à gestão direta da Junta de Freguesia, deste evento anual, que reúne no Parque Urbano do Silvado, o movimento associativo, algumas empresas, artesanato, clubes, restauração e diversão da cidade de Odivelas.

A animação no primeiro dia do certame esteve a cargo de Tony Carreira que fez encher o Parque Urbano do Silvado de milhares de visitantes, alguns deles vindos das mais longínquas paragens do território português para ouvirem o seu cantor de eleição.

A RÁDIO CRUZEIRO transmitirá a este propósito, um programa diário sobre o evento, "Há Festa Na Cidade", da responsabilidade do seu Departamento de Informação, cuja primeira edição poderá ser escutada, na próxima segunda feira, a partir das 22.00 em www.radiocruzeiro.pt e durante o qual visitará e conversará com os expositores presentes.

LFS


Foto: Tony Carreira esgotou o Parque Urbano do Silvado na noite de abertura das Festas da Cidade/2014

sexta-feira, 4 de julho de 2014

A QUINTINHA DA ARROJA JÁ TEM ALVARÁ

O Bairro da Quintinha da Arroja recebeu hoje o seu alvará e eleva para 47 o número de ex-A.U.G.I.s que já concluíram o seu processo de reconversão.

Com a conclusão deste processo chegou-se aos 60% de bairros legalizados e que inicialmente tiveram a sua génese ilegal, no concelho de Odivelas.

Há ainda muitas questões a resolver neste capítulo, especialmente na Vertente Sul e na Vertente de Olival Basto, onde, tudo leva a crer, não será possível conceder alvarás que abranjam a totalidade das edificações, devido a razões técnicas que não o aconselham.

LFS

"HÁ FESTA NA CIDADE" - BLOCO DE ESQUERDA ESTARÁ PRESENTE

Em Nota informativa enviada à RÁDIO CRUZEIRO, a concelhia do Bloco de Esquerda informa que estará presente, com stand próprio, nas Festas da Cidade, que como é público se realizam no Parque Urbano do Silvado, entre 5 e 13 de julho.

O espaço dos bloquistas de Odivelas ficará situado na zona destinada às atividades económicas e será uma zona de convívio, descontração e discussão, que promete ser animada e irreverente.

O B.E. de Odivelas convida todos "...os que quiserem partilhar ideias sobre a vida em tempos de troika e projetar um futuro diferente..." a visitarem o seu espaço nas Festas da Cidade.

LFS

"HÁ FESTA NA CIDADE" - A INAUGURAÇÃO É AMANHÃ ÀS 17.00

No ano em que se comemoram os vinte e quatro anos da elevação de Odivelas à categoria de cidade, as Festas da Cidade de Odivelas regressam a uma gestão direta da Junta de Freguesia.

A Sessão Solene que assinalará a data realiza-se no dia 13 (domingo), pelas 15.00 no Pavilhão Polivalente de Odivelas, na rua Aquilino Ribeiro

A inauguração das Festas da Cidade  está marcada para amanhã às 17.00 horas, no Parque Urbano do Silvado.

LFS

quinta-feira, 3 de julho de 2014

"HÁ FESTA NA CIDADE" - AINDA HÁ BILHETES PARA O TONY CARREIRA

Decorrem de 5 a 13 de julho as Festas da Cidade de Odivelas, que em 2014 regressam aos moldes de gestão direta.

Assegurando que a entrada no Parque Urbano do Silvado é gratuita em qualquer dia dos festejos, apenas serão cobrados bilhetes para a zona de espetáculos nos dias 5 e 12, aquando das atuações de Tony Carreira e David Carreira.

Ainda há bilhetes, que poderá adquirir na sede da Junta de Freguesia de Odivelas, ou nas suas delegações da Arroja, ou das Patameiras, bem como na Secretaria dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, no Centro Cultural da Malaposta, ou nas Piscinas Municipais.

A partir de sábado,pelas 11 horas abrem as bilheteiras do Parque Urbano do Silvado e encerram os outros postos de venda de ingressos.

Recorda-se que um euro de cada ingresso reverterá a favor dos Bombeiros de Odivelas, das Associações e dos Projetos Sociais da freguesia de Odivelas.

LFS

ODIVELAS: ASSEMBLEIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA MARCADA PARA DIA 10

Foi marcada para a próxima quinta feira, dia 10, a 12ª Assembleia Municipal Extraordinária de Odivelas, que será composta por três pontos na sua Ordem de Trabalhos.

Além do Período Antes da Ordem do Dia e do Período Destinado à Intervenção do Público que garante o exercício do direito de cidadania, no ponto destinado à Ordem do Dia serão abordados assuntos de manifesto interesse para a vida de quantos consomem o Município de Odivelas.

A RÁDIO CRUZEIRO recorda que, para exercer o direito de intervir na Assembleia Municipal, o munícipe terá de se inscrever previamente, indicando o assunto que abordará, junto dos serviços que apoiam a Assembleia Municipal e que funcionam nos Paços do Concelho.

LFS

SUSTO E PREOCUPAÇÃO NO PRIVILÉGIO

Viveram-se momentos de grande preocupação ao final desta manhã de no Casal do Privilégio, quando pelas 11.30 deflagrou um incêndio no armazém da Soderca, na rua das Camélias.

O incêndio foi combatido pelos Bombeiros Voluntários de Odivelas e à hora da publicação desta informação não estão ainda apuradas as causas do sinistro, que resultou em danos materiais consideráveis.

LFS

quarta-feira, 2 de julho de 2014

C.D.U. RESPONSABILIZA P.S. E P.S.D. PELA EXTINÇÃO DA MUNICIPÁLIA

Em Conferência de Imprensa, realizada esta tarde no Centro de Trabalho do P.C.P., em Odivelas, os Vereadores eleitos pela C.D.U. na Câmara Municipal de Odivelas manifestaram a sua oposição à decisão da Inspeção Geral de Finanças, que com base na Lei nº50/2012, determinou a extinção/dissolução da Municipália, E.M.

Trata-se de um desfecho que não deixa de representar a aplicação de uma Lei, que à semelhança de outras, consideram os comunistas, representa "...uma inaceitável ingerência no Poder Local Democrático, em matérias de gestão municipal e que representa mais um atropelo à sua autonomia..."

Os Vereadores da C.D.U. recordaram que a Lei nº 50/2012 resulta de uma proposta do Governo, que apresentada na Assembleia da República mereceu o voto contra do P.C.P. e do P.E.V. acaba por ser uma consequência do Memorando da Troika. e consideram que ".....a dissolução, criação e extinção de empresas  municipais  deve  ocorrer  e  só  por  deliberação  dos  orgãos municipais(...) e nunca por imposições legais desta natureza..."

Para os comunistas as críticas da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas são tardias, acrescentando que  "...a maioria PS/PSD não teve capacidade de tomar medidas que impedissem este desfecho...", garantindo pugnar para a concretização da interligação dos serviços prestados pela Municipália, E.M. na atividade da Câmara Municipal de Odivelas, colocando a prioridade na manutenção desses serviços prestados à população, que assim efetuados podem ser mais efetivos e rigorosos na gestão financeira.


Os Vereadores  da C.D.U. recordam que de há muito vêm alertando  para a ",,,excessiva  dependência da financeira da empresa Municipália face à Câmara Municipal de Odivelas, afirmando que o concelho estava a pagar mais que o custo social da empresa..." e alertando para a necessidade de introduzir mecanismos de controlo financeiro dos desvios ao longo dos exercícios, denunciando que, além do subsídio à exploração atribuído, em média um milhão de euros por ano, a Câmara Municipal de Odivelas foi sucessivamente chamada a pagar os anos acumulados de prejuízo que a Municipália foi registando. Passados dez anos o investimento total da Câmara Municipal de Odivelas na Municipália cifra-se em mais de dez milhões e meio de euros.

Os comunistas assinalam que a C.D.U. cumpriu bem o seu papel, alertando, denunciando e propondo soluções que "...a arrogância do P.S. na presidência, que confunde maioria eleitoral com ditadura da maioria, foi completamente insencível, porque se tratava da voz da oposição e infelizmente a oposição em Odivelas não é levada em conta..." pelo que consideram o PS e PSD também  responsáveis pela extinção da Municipália, E.M.

Aos trabalhadores da empresa, detentores de um profissionalismo  inquestionável, os Vereadores da C.D.U. deixam uma mensagem de valorização e de apoio em defesa dos seus postos de trabalho.

LFS


A CONFRARIA DA MARMELADA ESTARÁ PRESENTE NAS FESTAS DA CIDADE

A Confraria da Marmelada de Odivelas vai estar presente nas Festas da Cidade, que se realizam de 5 a 13 de junho no Parque Urbano do Silvado.

Na visita ao stand da Confraria da Marmelada vai poder ver fotos, vídeo, trajes e conhecer o contributo que Confraria tem dado para que Odivelas seja mais e melhor conhecida para além das fronteiras do concelho de Odivelas.

Poderá ainda ficar a saber tudo sobre a ancestral arte doceira, que vai desde a nobre Marmelada Branca até outros produtos que a Confraria colocará à disposição dos visitantes, com a possibilidade de participar em provas de degustação, numa divulgação e promoção da gastronomia, da cultura e do património do concelho de Odivelas.

A Confraria da Marmelada contará com a presença de alguns dos atuais e futuros produtores da Marmelada Branca no seu stand, durante as Festas de Cidade.

LFS

ODIVELAS SERÁ O PALCO DA TAÇA DE HONRA DA A.F.L. EM FUTSAL

O Pavilhão Multiusos de Odivelas vai receber a disputa da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, e o sorteio desta competição realizar-se-á no Auditório do Pavilhão Multiusos, amanhã, a partir das 18 horas.

Na variante masculina participam o Benfica, Sporting, Porto Salvo, S.L.Olivais, "Os Belenenses", Cascais, Portela e Quinta dos Lombos. Após os jogos de fase de apuramento, as meias finais estão marcadas para 30 de agosto e a final para o dia seguinte.

Em equipas femininas a disputa será entre o Benfica, Porto Salvo, Quinta dos Lombos, Arneiro, Técnico, Del Negro, Operário e "Os Paulenses". Esta competição decorrerá em setembro e tem já a sua final marcada para o dia 14.

LFS

S.M.D.C. ESTÁ EM ASSEMBLEIA GERAL ESTA SEXTA-FEIRA

Na próxima sexta-feira a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças reúne em Assembleia Geral na sua Sede, a partir das 21.00 horas.

Da Ordem de Trabalhos constam três pontos.

1- Relatório e Contas de 2013
2- Proposta de Sócio(s) de Mérito
3- Eleição dos Corpos Gerentes.

LFS

terça-feira, 1 de julho de 2014

"IGUALARTE", PELA IGUALDADE DE GÉNERO

O Projeto "Igualarte", uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, explica a igualdade de género aos mais novos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, na Casa da Juventude, nos dias 8 e 9 de julho, entre as 14 e as 17 horas.

Porque é com os jovens que se podem semear  novas atitudes, primeiro procede-se à sensibilização no que diz respeito à temática da igualdade de género e depois passa-se à tradução artística dos conceitos apreendidos.

A iniciativa está incluída no V Plano Nacional para a Igualdade.

Todos diferentes, todos juntos, todos iguais e o Mundo ficará melhor!

LFS

O B.E. NÃO QUER MESMO O INSTITUTO DE ODIVELAS, EM ODIVELAS

A 3ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Odivelas, realizada em 26 de julho, aprovou, por maioria, uma Moção que vai pela "Defesa do Instituto de Odivelas".

A bancada do Bloco de Esquerda foi a única a votar contra esta moção, que na sua generalidade defende as razões da continuidade do Instituto de Odivelas, em Odivelas, uma escola de referência, reconhecida no último, mas também desde sempre, em todos os "rankings"que analisam as referências escolares, como a melhor instituição de ensino de Odivelas.

LFS

O BAIRRO DO CASAL DA SILVEIRA É LEGAL HÁ 25 ANOS

A Assembleia Municipal de Odivelas aprovou na sua 3ª Sessão Ordinária, realizada a 26 de julho, um Voto de Congratulação pela passagem do 25º Aniversário da legalização do Bairro do Casal da Silveira.

O Bairro do Casal da Silveira, na área territorial da atual União de Freguesias da Pontinha e Famões foi dos primeiros a ser legalizado, ainda sob a égide do Município de Loures, a quem pertencia, na altura a área territorial que limita aquele bairro.

É uma data importante para todos os silveirenses, que a RÁDIO CRUZEIRO aproveita para cumprimentar, só possível graças ao esforço e empenho de todos.

A RÁDIO CRUZEIRO recorda que há cerca de trinta anos atrás e ainda com a possibilidade de transmissão analógica, acompanhou as visitas a inúmeros bairros de génese ilegal, então chamados de clandestinos. Comemorar 25 anos de uma luta ganha é uma satisfação muito saborosa.

LFS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA POR UNANIMIDADE RECOMENDAÇÃO SOBRE A REDE DE TRANSPORTES

Sendo conhecida a posição assumida pelo executivo da Câmara Municipal de Lisboa e já ratificada pela sua Assembleia Municipal e que aponta para a disponibilidade de assegurar uma gestão municipal para o Metropolitano de Lisboa e para a Carris, a Assembleia Municipal de Odivelas, na sua 3ª Sessão Ordinária de 26 de junho, aprovou por unanimidade, uma Recomendação que vai no sentido de encetar contatos junto dos restantes municípios abrangidos pela rede daquelas transportadoras no sentido de participarem na proposta do Município da capital.

Os concelhos que usufruem da rade de transportes da Carris e Metropolitano de Lisboa são, além da cidade capital e de Odivelas, Loures, Oeiras, Amadora e Almada.

LFS