Em virtude de estarmos em pleno período mais crítico, no que diz respeito aos incêndios florestais a Câmara Municipal de Odivelas recorda as disposições da legislação vigente e recorda que, durante este período não é permitido nos espaços florestais e agrícolas:
Fumar, fazer lume ou realizar fogueiras para recreio e lazer.
Fazer lume ou realizar fogueiras para a confeção de alimentos, a não ser em locais devidamente identificados e a esse fim destinados.
Fazer queimas ou queimadas.
Queimar matos cortados e ou amontoados, assim como, qualquer outro tipo de sobrantes de exploração agrícola ou florestal.
Lançar foguetes ou balões de mecha acesa.
Fumigar ou desinfetar apiários, a não ser que os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Circular com tratores ou outras máquinas e veículos que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.
Quando fizer piqueniques em espaços florestais recomenda-se que leve comida já confecionada e refeições que não precisem de ser aquecidas. No fim de cada momento de lazer deve depositar o lixo no contentor ou papeleira e observar sempre normas de conduta preventiva.
As coimas poderão ascender aos 60.000 euros.
Na altura em que se publica este serviço não há qualquer incêndio na zona da Grande Lisboa, embora só hoje, já se tenham verificado 48 ocorrências, estando ativa apenas uma delas. Trata-se de um incêndio numa zona de mato na Ribeira da Toutalga, no concelho de Moura, que deflagrou às 16.52.
0 comentários:
Enviar um comentário