domingo, 29 de junho de 2014

OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ODIVELAS FIZERAM 117 ANOS

Assinalou-se hoje o 117º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, uma das maiores corporações da área metropolitana de Lisboa e também do País, que presta serviço nas quatro freguesias do concelho de Odivelas, embora parcialmente em duas delas.

O Município de Odivelas, bem como as Juntas de Freguesia fizeram-se representar ao seu mais alto nível confirmando o apoio que o concelho de Odivelas sempre tem prestado às suas corporações de bombeiros, realidade que, infelizmente, não tem reflexo em grande parte do resto do País.

LFS

B.P.I. ENCERRA 28 AGÊNCIAS, MAS MANTÉM TODAS AS QUE SE LOCALIZAM NO CONCELHO DE ODIVELAS

Há 28 agências do B.P.I. que já não abrem portas amanhã. O banco está a reduzir balcões e trabalhadores com o objetivo  de reduzir custos operativos e assim, cumprir com as metas do Plano de Reestruturação acordado com a Comissão Europeia a que se obrigou, depois de ter recebido dinheiro público em 2012, que acabou de devolver na semana passada.

No concelho de Odivelas, o B.P.I. não encerra qualquer agência. Na lista dos balcões que já não abrem portas amanhã, a que a Lusa teve acesso, constam na área metropolitana de Lisboa, as agências de Campelos (Torres Vedras), Av. Almirante Reis, Campolide, Rua dos Lusíadas, Av. Fontes Pereira de Melo, Av. da Liberdade, Graça, Campo de Ourique e Quinta dos Inglesinhos, todas em Lisboa e ainda Pinheiro de Loures, Miraflores e Quinta da Lomba (Barreiro).


LFS

ODIVELAS: C.D.U. PREOCUPADA COM A EXTINÇÃO DA MUNICIÁLIA

Em Nota de Imprensa enviada à RÁDIO CRUZEIRO, a C.D.U. mostra preocupação face à decisão que conduz à extinção da empresa municipal Municipália, considerando "...estarmos perante um fato que determinará a definição de uma novo rumo de gestão municipal..." no que diz respeito à prestação de serviços na área da  Cultura, na gestão das Piscinas Municipais e na rentabilização do Pavilhão Multiusos.

Os eleitos municipais da C.D.U. que garantem ter acompanhado de perto "...a atividade e gestão desta empresa municipal, desde a data da sua fundação..." consideram fundamental que as alterações a desenvolver a este respeito, garantam a "...continuidade dos serviços prestados à população..." e "...o direito
ao posto de trabalho dos trabalhadores da Municipália..."

"...Importa, no momento atual, que todas as forças políticas assumam as suas responsabilidades políticas, bem como informem a população do concelho e os trabalhadores da Municipália, sobre o seu posicionamento perante uma matéria de extrema sensibilidade, como a extinção desta empresa municipal...", conclui- se na Nota de Imprensa da C.D.U., que entretanto, marcou para a próxima quarta feira, dia 2, uma Conferência de Imprensa sobre este assunto, a realizar no Centro de Trabalho da C.D.U., na Rua Guilherme Gomes Fernandes, em Odivelas.


LFS


Foto: Pavilhão Multiusos de Odivelas, um palco de grandes eventos.

sábado, 28 de junho de 2014

A SOCIEDADE MUSICAL ODIVELENSE FAZ HOJE 151 ANOS

A Sociedade Philarmónica Odivellense tem a sua certidão de nascimento datada de 28 de Junho de 1863, de acordo com a ata da 1ª reunião de Assembleia de Sócios que aprova "...por unanimidade...", os Estatutos que, a partir daí, lhe vão dar corpo e personalidade jurídica.

A sua criação foi pioneira naquele que haveria de vir a ser o Concelho de Loures e pelos muitos testemunhos deixados pelos homens que estiveram na génese desta Sociedade e dos seus seguidores, é possível hoje vislumbrar a emergência da vontade de criar cultura e a perseverança, dia após dia, anos após ano, em continuar alimentar e a impulsionar tão importante legado cultural.

As mutações ao longo da vida da mais antiga coletividade do Concelho de Odivelas foram várias. Despontando como Sociedade Philarmónica Odivellense em 1863, surge em 1898 como Sociedade União 29 de Junho, para em 1903 adotar a designação de Sociedade Musical Odivelense - Banda dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, adquirindo o nome que ainda hoje possui, Sociedade Musical Odivelense, apenas em 1952.

A trave mestra da Sociedade Musical Odivelense, foi sempre, ao longo destes cento e cinquenta e um anos de vida, a criação de um espaço onde a prática e a fruição da cultura musical fossem realidade.

A História da Sociedade Musical Odivelense estará, para sempre, ligada a uma figura inconternável, que pelo seu "messianismo" a tornou possível: António Maria Bravo, sem esquecer muitos outros, também determinantes para que o sonho fosse possível. Ao longo do tempo, a vida S.M.O. cruza-se com a vida da própria localidade.

Os concertos da Banda eram acontecimentos de rua, ansiosamente esperados e que tinham lugar em locais privilegiados, como o Largo Don Dinis, onde em 1913 foi construído pela Sociedade Musical Odivelense, que contou para o efeito com a ajuda de muitos populares o Coreto que ainda hoje lá está. Por influência do Movimento Odivelas No Coração e anuência da Junta de Freguesia de Odivelas, voltou na última época natalícia a estar iluminado e decorado, num retorno às origens da cultura odivelense que importa preservar e continuar, faltando apenas a atuação da Banda nesse período e naquele local, para que o brilho da memória seja completo.

Ao longo dos tempos a S.M.O. teve sede em vários locais. Só após sessenta e oito anos decorridos em relação à sua data de constituição é que a Sociedade Musical Odivelense passa a dispor de um espaço próprio, na Travessa da Mina, hoje Rua Maria Gomes da Silva Santos, em pleno núcleo antigo da cidade. Em 1947 o imóvel sofre obras de remodelação e passa a contar ccom um segundo piso.

A Banda sempre foi a pedra basilar da obra da S.M.O. Foi a precursora de outras propostas culturais, das quais se destaca o Teatro, com atividade desde 1894 e nos últimos dias de regresso ao seu melhor nível.

Nos anos vinte do século passado deu-se início ás projeções  de películas cinematrográficas, que conduziria ao aparecimento do primeiro cinema de Odivelas. Em 1939 inaugurou-se a primeira Biblioteca de Odivelas, que abriu janelas para o Mundo, proporcionando aos odivelenses o acesso a outras dimensões de cultura.

Nos dias de hoje, a Sociedade Musical Odivelense dispõe de uma sede que foi totalmente renovada com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e abraça novas atividades, como o Ballet, "Conversas Com Sentido", "Conversas Com Rosto", a Escola de Teatro e de Música, que incorpora todos os instrumentos de sopro e percursão e a família de cordas.

No que de mais perto nos diz respeito, registamos a disponibilidade com que a S.M.O recebeu a RÁDIO CRUZEIRO, em 1987, para a realização ao vivo do programa "Castelo Encantado", um infantil virado para a formação e dinâmica cultural dos mais pequenos, que a Fátima Rodrigues realizava aos domingos de manhã e fazia acordar miúdos e graúdos fizesse chuva ou sol e também a boa decisão de albergar no seu espaço as "Conversas Com Princípio e Fim", uma série de tertúlias sobre os mais variados temas, dinamizadas por Carlos Moura e que a RÁDIO CRUZEIRO retransmite.

Sempre fiel aos princípios e objetivos definidos por ocasião da sua fundação, a S.M.O. cumpre o espírito que presidiu à sua fundação.

Aos 151 anos de cultura a marcar o tempo, a RÁDIO CRUZEIRO reconhece o esforço de quantos e são muitos e bons, contribuem para manter viva a S.M.O.
As nossas felicitações e o nosso agradecimento. Também é graças à S.M.O. que o concelho de Odivelas é o quinto melhor do País, no que diz respeito à oferta cultural disponibilizada. Ainda, um dia destes, conseguiremos chegar mais longe. Mesmo 151 anos depois, vontade não vos falta! Bem hajam!

LFS







sexta-feira, 27 de junho de 2014

A ASSOCIAÇÃO RÁDIO CRUZEIRO ESTARÁ AMANHÃ EM ASSEMBLEIA GERAL

A pouco menos de dois anos depois de realização da Assembleia de Constituição, a Associação Rádio Cruzeiro, que detém a RÁDIO CRUZEIRO, com emissão disponível em www.radiocruzeiro.pt vai realizar a sua Assembleia Geral, que decorrerá na sede social do Clube Atletico e Cultural, na Pontinha, a partir das 17.00 horas

A Assembleia Geral, convocada pelo Presidente da Assembleia Geral, António José Portela, terá uma Ordem de Trabalhos constituída por três pontos:

1- Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas.
2- Assuntos gerais do interesse da Associação Rádio Cruzeiro.
3- Eleição dos novos Corpos Gerentes, para o biénio de 2013/2015.

A Associação Rádio Cruzeiro foi constituída como associação cultural sem fins lucrativos e disponibiliza conteúdos informativos, culturais e musicais e que transmite para todo o Mundo a atualidade do que se passa no concelho de Odivelas, que de entre todos os Municípios portugueses é o quinto com melhor oferta cultural,

LFS

"A ARTE DA POESIA" - MAIS UMA APOSTA NA COMPONENTE CULTURAL DA RÁDIO CRUZEIRO.

Estreia na próxima segunda feira, dia 30, na RÁDIO CRUZEIRO, mais uma aposta forte na vertente cultural da "voz de Odivelas", que não se pode dissociar do fato de ter como missão, o acompanhamento dos dias que se vivem no quinto melhor concelho do País, em termos de oferta cultural.

"A Arte da Poesia" é um programa que conta com a realização de Jorge Gaspar e será transmitido, sempre que seja segunda feira, a partir das 23.30, sendo certo que, embora ocasionalmente, na sua semana de estreia, em que a emissão será dedicada a Sophia de Mello Breyner Anderssen, a transmissão será repetida na quarta feira.

É pela cultura, que vamos. Para ouvir em www.radiocruzeiro.pt 


LFS


Foto: Jorge Gaspar realiza "A Arte da Poesia", que passa a acumular com a realização de "A Biblioteca da Cruzeiro" e "A Clássica na Cruzeiro"

CÂMARA DE ODIVELAS OBRIGADA A DISSOLVER A MUNICIPÁLIA

A Câmara Municipal de Odivelas foi notificada pela Inspeção-Geral de Finanças no sentido de dissolver a empresa municipal Municipália, justificando esta determinação com a aplicação do disposto na Lei n.º50/2012, de 31/08, que veio aprovar o regime jurídico da atividade empresarial local e das suas participações.

Em Nota de Imprensa enviada à RÁDIO CRUZEIRO e que transcrevemos na íntegra, a Autarquia explica que apesar de desde sempre ter tentado preservar a Municipália E.M., terá agora, de proceder de acordo com o que está legalmente disposto.

 

"...A Municipália EM, única empresa municipal do concelho de Odivelas, resultou da fusão, por incorporação, em outubro de 2007, de duas empresas municipais: a Odivelcultur EM e a Odivelgest EM.

 

Assim, numa ótica de rentabilização e otimização dos meios existentes e do quadro de pessoal destas duas estruturas empresarias, a Municipália EM passou a prosseguir as atividades que, até então, se dividiam em duas entidades autónomas.

 

Aliás, pautando sempre a sua atuação ao serviço do interesse público e em prol das necessidades da comunidade, a boa gestão dos equipamentos municipais, a prestação de um serviço público de qualidade e a adoção de políticas de redução de custos, resultaram numa evidente aceitação do serviço prestado pela Municipália EM por parte da população do Concelho de Odivelas, tendo-se tornado esta empresa uma referência a nível nacional pela qualidade das suas iniciativas, designadamente no âmbito cultural.

 

Num concelho com uma população de aproximadamente 145.000 habitantes e onde se encontrava claramente delimitado o âmbito de atuação da Municipália EM, não se configurou, nunca, como desadequado ou desproporcional a sua subsistência, bem pelo contrário, sempre se afigurou qua a empresa constituía uma mais-valia social e cultural dignas de registo.

 

Pese embora tenhamos tentado, desde sempre, preservar a mesma, mostram-se agora esgotadas todas as diligências, de acordo com uma comunicação da Inspeção- Geral de Finanças, na qual é transmitida a esta Câmara Municipal a determinação de dissolver/liquidar a empresa à luz do quadro legal vigente (Lei n.º 50/2012, de 31/08), a nosso ver injusto, mas que num Estado de Direito temos que cumprir e respeitar.

 

Assim, dando cumprimento ao referido ofício da Inspeção- Geral de Finanças do passado dia 19/06/2014, onde somos compelidos à dissolução da empresa municipal, informa-se que o Município de Odivelas, no âmbito das suas atribuições e competências, vai, de imediato, dar início aos procedimentos tendentes à dissolução/liquidação da Municipália, EM, a submeter, oportunamente, a deliberação dos órgãos municipais competentes.

 

No entanto, o Município de Odivelas garante que continuará a assegurar os serviços prestados à população pela Municipália, EM, designadamente, em termos de oferta cultural, no Centro Cultural da Malaposta e, de oferta desportiva, nas Piscinas Municipais, com os padrões de excelência de serviço, já reconhecidos pelos utilizadores locais e nacionais dos referidos equipamentos municipais.

De acordo com a Presidente da Câmara, Susana Amador, "Essa marca de água de Concelho Cultural e Desportivo continuará a ser o nosso desígnio e missão indeclinável, a bem do pleno acesso de todos à cultura e ao desporto..."

 


quinta-feira, 26 de junho de 2014

O COMANDANTE MANUEL VARELA, ESTÁ ESTE SÁBADO NO "ESPAÇO/ENTREVISTA" DA RÁDIO CRUZEIRO

Ás portas da fase "Charlie", a mais crítica no combate aos incêndios florestais a RÁDIO CRUZEIRO foi ouvir Manuel Varela, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças e Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa.

Numa entrevista que começa com a magnífica sonoridade de Carlos Alberto Moniz em "Ó! Liberdade", que nos fala de Timor-Leste, um Povo e um Estado que foi solidário com os bombeiros portugueses, enviando um donativo de um milhão de euros que, vá lá saber-se porquê, ainda não chegou à conta dos "soldados da Paz", Manuel Varela dá-nos conta da imensa preocupação com que encara este período crítico para os Bombeiros.

Salientando sempre que a aposta na prevenção é o caminho a seguir, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças não aponta o dedo à Lei, antes ao seu incumprimento, rejeitando  em absoluto as conclusões do Relatório divulgado após a última época de incêndios, que aponta responsabilidades ao nível dos comandos, pelas mortes de bombeiros no teatro das operações.

Há concursos públicos para o fornecimento de material geralmente impugnados e que obrigam as Corporações a adquirir o que precisam para trabalhar, pelos seus próprios meios e com a ajuda das populações que servem, acrescenta o Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa.

Sabendo que a maioria das ignições acontecem à noite, muitas vezes em várias frentes e acompanhadas de falsos alarmes, o que não deixa dúvidas quanto à sua origem, questiona-se também, a ausência de "acompanhamento" dos incendiários referenciados.

É uma importante e muito elucidativa entrevista com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças.

Para ouvir em www.radiocruzeiro.pt  este sábado, a partir das 19.00 horas.

AGENDA PARA A INOVAÇÃO E EMPREGO VISITOU MAIS QUATRO EMPRESAS

No âmbito da Agenda Para o Desenvolvimento, Inovação e Emprego, uma delegação da Câmara Municipal de Odivelas, liderada pela sua Presidente, Dr.ª Susana Amador, que se fez acompanhar de Mónica Vilarinho, Vereadora com o pelouro das Atividades Económicas, visitou esta quarta feira, mais quatro empresas sediadas no concelho, que marcam a diferença, pela positiva, nas suas áreas de atividade.

A "Inforphone" é uma empresa criada em 2011, que labora na área das tecnologias de informação e dá trabalho a vinte e três funcionários.

No que diz respeito à "Interfamões", estamos perante um negócio de proximidade e de comercialização de produtos de primeira necessidade e consumo diário, que conta com a colaboração de cinquenta e duas pessoas.

A "Olho Protetor" atua na área dos sistemas de observação e automatismo de portões. Foi criada em 2010, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, ao abrigo do "Programa de Apoio Ao Empreendorismo e Criação do Próprio Emprego".

No que concerne à "Easyfresh" a área de trabalho situa-se na manutenção e limpeza de condomínios. Esta empresa, que emprega trinta trabalhadores, conta já com uma carteira de clientes onde já constam mais de cem condomínios. Em 2013 recebeu o Prémio Distinção Empresarial na vertente da criação de emprego.

Para a Dr.ª Susana Amador, "estas visitas são uma forma de dar a conhecer a autarquia às empresas, procurando, juntos, formas de nos tornarmos mais ágeis, competitivos e atrativos."


LFS


Foto: Imagem da visita à "Easyfresh" (G.C.-C.M.O.)

"DÁ P''RÁ APROVEITAR/ 2014" JÁ EM MARCHA

Entre o primeiro de julho e o último de outubro pode participar na campanha "Dá P'rá Aproveitar", uma ideia simples, que se realiza pelo terceiro ano consequtivo e promove a reutilização de manuais escolares.

Defende-se o ambiente, combate-se o desperdício e ajuda-se o equilíbrio dos orçamentos familiares dos pais com alunos em idade escolar.

A iniciativa é da Biblioteca Municipal Dom Dinis, onde pode entregar os manuais escolares de que já não precisa, ou levantar os que lhe façam falta e decorre na Sede da B.M.D.D., mas também nos Pólos de Caneças e da Pontinha, com a particularidade destes, estarem encerrados na última quinzena de agosto.

O horário para as entregas e levantamentos é o compreendido entre as 10.30 e 12.00 e 14.30 às 17.00 de terça a sexta feira.

LFS

CHEGAR AO HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO É ATRAVESSAR UMA TEIA DE INTERESSES

As Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo e as Comissões de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas e de Santo António dos Cavaleiros, em Nota enviada a Comunicação Social, marcaram para o próximo dia 9 de julho, quarta feira, pelas 10.00 horas, uma Conferência de Imprensa a realizar junto às paragens instaladas nas proximidades do Hospital de Loures, para explicarem aos jornalistas o enredo de uma teia de interesses que limita e quase impossibilita o acesso ao Hospital, utilizando o transporte público.

O Hospital Beatriz Ângelo, serve 278 mil habitantes dos concelhos de Odivelas, Loures, Mafra e Sobral de Monte Agraço e representa o concretizar de uma antiga aspiração destas populações.

As Comissões denunciam que foi mal concebido no que diz respeito ao acesso para quem se desloca de transporte público, apenas se observando o acesso em viatura particular, mesmo assim, com um custo obsceno, no que diz respeito ao parqueamento.

As vias de circulação no interior do Hospital não permitem a circulação de transportes públicos de dimensão "standard" e apenas estão preparadas para a circulação de mini-bus. O alargamento das faixas de rodagem é emenda ao projeto inicialmente mal concebido, mas integralmente pago pelos contribuintes que "ganha bolor" nas gavetas do Ministério da Saúde.

Mesmo para a zona exterior próxima do Hospital, os transportes são caros e não abundam. Promessas, tem havido muitas, nunca cumpridas, pelo que já não se acredita que o venham a ser.

As saudades do Hospital de Santa Maria começaram com a inauguração do Beatriz Ângelo , onde passámos a ser obrigados a ir. Não deixa de ser um hospital com gestão privada, que se alimenta do Serviço Nacional de Saúde,e onde proliferam os contratos precários, Já dizia a sua Diretora, em dis de inauguração, à S.I.C. " melhor negócio que a saúde, só o das armas". Além disso, os funcionários daquela unidade hospitalar são logo avisados, ainda na fase de formação, que não lhes são permitidas conversas com jornalistas, não vá o diabo soltar línguas.

Sonhar durante décadas com um Hospital que servisse o Concelho, darem-nos isto e nem sequer facilitarem do ato de lá podermos chegar, é o estado a que chegamos na saúde, em Odivelas.

LFS


quarta-feira, 25 de junho de 2014

ODIVELAS: A 13ª LÉGUA NOTURNA JÁ TEM INSCRIÇÔES ABERTAS

Realiza-se a 12 de junho, a 13ª Edição da Légua Noturna de Odivelas, que inclui a vertente da caminhada em família. A partida está marcada para as 21 horas junto ao Pavilhão Multiusos de Odivelas e a chegada também está marcada para o mesmo local.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Junta de Freguesia de Odivelas ou se lhe for mais cómodo, por geral@jf-odivelas.pt


LFS

HENRIQUE TIGO APRESENTA "ESTRANHA FORMA DE POESIA" NA MALAPOSTA

Henrique Tigo vai apresentar na próxima segunda feira, dia 30, a partir das 18.30, no Centro Cultural da Malaposta, o seu livro de poesia "Estranha Forma de Poesia".

Na apresentação desta obra do poeta Henrique Tigo estarão presentes, o músico e compositor Carlos Alberto Moniz, o ator e apresentador Guilherme Leite, o ator e escritor José Fanha, o editor Henrique Ribeiro e o poeta e Diretor da Municipália E.M., Dr. Mário Máximo.

De caras para o espelho e sobre esta sua obra, "Estranha Forma de Poesia" diz o seu autor, que "neste livro estão poemas de uma criança, que começou a olhar o o mundo, de um adolescente, que começou a olhar para a sombra e de um adulto, que tem preocupações, aspirações e que quer deixar uma marca da sua passagem neste mundo. São mais de vinte e cinco anos de poesia. São vinte e cinco anos da minha vida! "

LFS


Foto: Henrique Tigo (Henrique Ribeiro)

SOPHIA E "O AMOR À SEGUNDA VISTA", NA MALAPOSTA

E se lhe dissermos que esta sexta feira a partir das 21.30 no Auditório do Centro Cultural da Malaposta, em Olival Basto, pode viajar pelo Mundo, visitando o Brasil, Angola, Cabo Verde, sem perder, nunca, de vista o pulsar da lusofonia, onde o Fado é sonoridade basilar.

Estamos a dizer-lhe que a Sophia depois de relevantes colaborações com Rui Veloso e Nuno Guerreiro, sempre em busca da sua própria identidade apresentará por lá, o seu "Amor à Segunda Vista", uma produção de Tiago Machado, que tem sido celebrizada como um dos temas da telenovela "Mulheres" da T.V.I.

Ao cabo e ao resto, nunca poderá dizer que não lhe recomendamos aquilo que realmente mais importa.

Sexta feira, dia 27, na Malaposta, às 21.30.



LFS

PSD REÚNE A 2 DE JULHO

Como habitualmente o P.S.D. de Odivelas não nos enviou a informação pelos meios considerados adequados, mas a RÁDIO CRUZEIRO está em condições de noticiar que a Concelhia do Partido Social Democrata vai reunir em Assembleia Geral, no próximo dia 2 de julho, quarta feira na sua sede, na Rua Alfredo Roque Gameiro.

Na ementa da Assembleia estarão dois pontos: Informações e a Análise da Situação Política.

LFS

terça-feira, 24 de junho de 2014

JÁ FOI DIVULGADO O PROGRAMA COMPLETO DAS FESTAS DE ODIVELAS

Realizam-se de 5 a 13 de julho as Festas da Cidade de Odivelas/2014, que marcam o regresso a uma gestão direta, com um programa variado, mas resposável, face ao custo que estes eventos implicam e à situação financeira da Junta de Freguesia de Odivelas, que se classificarmos de muito difícil estamos a ser condescendentes, permite.

O cartaz podia ter mais artistas odivelenses, lá que podia, podia sim senhor e até podia, num rasgo de orgulho odivelense só ter artistas da terra, uma utopia nem sempre possível, mas sempre ao virar do sonho de umas Festas perfeitas.

Mesmo assim, temos aquilo que é possível ter, face aos condicionalismos que nos limitam o sonho e aos compromissos assumidos que desaconselham o desbaratar do dinheiro dos "fregueses" .

As Festas da Cidade abrem no dia 5 com o Tony Carreira e a garantia de uma "enchente".

No dia 6 atuam, Bokua, o Coro Magnificat, cuja audição a RÀDIO CRUZEIRO recomenda pela excelência da prestação a que nos habituou e com que sempre presenteou quem a companha, Alma Viva e a Banda Maior, em relação a quem repetimos as considerações referidas para o Coro Magnificat.

No dia 7 é a vez dos Trama, dos Waving, Magna Curta e Deserto.

O dia 8 abre com a atuação da Banda da Sociedade Musical Odivelense, um momento a não perder, face à qualidade da Banda de uma das associações centenárias de Odivelas e prossegue com os Combos da LXPRO e termina com o duo Ricardo & Henrique.

A 9, atuam os Arrufarte, a não perder e o resto do programa do dia é assegurado pela Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas e por uma rádio que, nem é de Odivelas, nem trabalha o Fado.

Para dia 10 está prevista a atuação dos B.B. World e no dia 11 o programa começa com a música tradicional portuguesa e a tradição etnográfica do concelho de Odivelas a cargo do Rancho Folclórico "Os Moleiros do Pomarinho" e o Rancho Folclórico "Os Camponeses de Odivelas", terminando com a eleição da Miss Odivelas.

A dia 12 prevê-se mais uma "enchente", não tão significativa como no dia de estreia, com a atuação de David Carreira e as Festas da Cidade terminam no dia 13, com o programa a ser preenchido com a Academia Arte & Dança, Trio Ricochete e o conjunto de baile "Pacífico Sul".

A RÁDIO CRUZEIRO exulta com o regresso das Festas da Cidade è gestão direta e espera que em tempos de menor sufoco finamceiro a autarquia possa contar com mais artistas de Odivelas e já agora, porque não, com a Rádio de Odivelas.

Afinal, são as Festas da Cidade. Uma cidade e já agora, também um concelho, que tem gente que não fica aquém do valor de quem vem de fora.

Poderia até referir alguns nomes. Mas fica para o ano. O importante, neste, é o regresso à gestão direta. Para o próximo ano logo veremos.

Ainda a tempo, para este ano a RÁDIO CRUZEIRO alerta para o estacionamento selvagem nas imediações, nomeadamente na rua Aires de Ornelas, onde neste período é normal os carros estarem no passeio e os transeuntes terem de circular na estrada, com as implicações da mais completa insegurança e na complacência da P.S.P.

O Voltas poderia prestar, neste caso, um relevante serviço à Cidade se a empresa que o gere quiser cumprir a descrição de "Missão" que tem publicada na sua página oficial.

LFS


IVO ALEXANDRE EXPÕE EM ODIVELAS

Ivo Alexandre vai expor em Odivelas, no Centro de Exposições, a partir de 3 de julho  os "Anjos de Deus".

A exposição que ocupará a Sala António Lino será inaugurada naquela data, pelas 19.00 horas.

Sobre o autor, a RÁDIO CRUZEIRO recorda ter nascido em Lisboa no ano da Revolução (1974). Estudou Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e tem uma carreira ligada às artes plásticas, tendo elaborado aderços, cenários, efeitos especiais e visuais para a televisão, teatro, cinema e publicidade. Tem exposto a sua obre em Portugal, mas também além fronteiras, das quais se destaca a Exposição Internacional de Artes Plásticas, em Sesimbra, o Salão de Outono de Plassencia, em Espanha e Le Salon d'Automne de Petit Format au Sannois, em França.

LFS

QUINTA FEIRA É DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E TRÁFICO DE DROGAS

Na próxima quinta feira, dia 26, depois de amanhã assinala-se o Dia Internacional Conta o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e em Odivelas a data é marcada com um debate formativo à volta do tema "Consumos e Dependências", a realizar a partir das 10.30, na Obra da Imaculada Conceição de Santo António (O.I.C.S.A.), Obra do Padre Abel, em Caneças.

A O.C.I.S.A. implementa, desde 2006, projetos de natureza preventiva e aproveita a ocasião para sensibilizar os participantes para a vertente" team building"  e gestão de projetos.

LFS

ODIVELAS VAI VIVER A QUINZENA DA JUVENTUDE

A "15zena da Juventude" tem Sessão de Abertura marcada para o próximo dia 30, nos Paços do Concelho, pelas 14.00 horas.

Será uma quinzena especialmente dedicada aos jovens repleta de animação, onde não vão faltar a música a dança, aulas de capoeira, Krav Maga e Hip Hop , cinema, feiras Mediavais, Vintage e Magic e muitas sessões informativas.

A Dr.ª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas abrirá a cerimónia, que terá três momentos de debate sobre o "Desenvolvimento Pessoal Através do Desporto - Move-te Por Valores", "A Arte de Saber Representar" e "Música e Dança - Objetivo Comum" e encerrará com a Vereadora da Juventude, Mónica Vilarinho.

No final atuará o Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana.

LFS

MÊS DE JULHO NA CASA DA JUVENTUDE REPLETO DE WORKSHOPS

O mês de julho é mês de férias que convida à ocupação de tempos livres com atividades diferentes.

Por isso e durante todo o mês vão decorrer diversos workshops à volta da plasticina, onde se desperta o gosto e a criatividade tendo em vista  estimulr o desenvolvimento cognitivo das crianças.

A iniciativa destina-se a crianças dos 4 aos 10 anos, e realiza-se entre as 11 e as 12 horas, numa parceria entre a Câmara Municipal de Odivelas e a Criarte.

A participação tem um custo de 4 euros, pago à formadora no dia do workshop e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas por criart.14@gmail.com  ou pelo telefone nº 965 689 165

LFS

domingo, 22 de junho de 2014

FUTEBOL FEMININO: TAÇA NACIONAL DE SUB-18 DECIDIDA POR UM GOLO

Por um golo se ganha e por um golo se perde. E foi por um golo que se decidiu a Taça Nacional de Futebol de Sete, no feminino, em sub-18.

Na terceira e última jornada da Final Four, disputada este fim de semana no Estádio Municipal da Tocha, o C.A.C. venceu o Viseu 2001 por 2-0 e o Albergaria acabou derrotado por 3-5, frente às raparigas de A-dos-Francos.

Na classificação final, primeiro lugar para o Albergaria, com 6 pontos, os mesmos que o C.A.C. contabilizou, terceiro para o A-dos-Francos com 4 pontos e quarta posição para o Viseu 2001, apenas com 1 ponto.

Esteve bem representado o concelho de Odivelas por terras a Norte da Figueira da Foz. Parabéns a todas.

LFS

ÚLTIMA HORA: C.A.C. VENCEU A TAÇA DE PORTUGAL EM GOALBALL

É uma notícia que acabou de cair na redação da RÁDIO CRUZEIRO. O C.A.C. venceu a Taça de Portugal em Goalball, que terminou a sua  disputa esta manhã no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa.

Garantindo o desenvolvimento posterior desta informação, a RÁDIO CRUZEIRO envia, desde já as maiores felicitações aos obreiros de mais um êxito da equipa da Pontinha, que tão bem representa o concelho de Odivelas.

Parabéns, campeões!

LFS

sábado, 21 de junho de 2014

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. AINDA PODE TRAZER O "CANECO" PARA A PONTINHA

Disputa-se no Estádio Municipal da Tocha, a Norte da Figueira da Foz, a Final Four do Campeonato Nacional de Futebol de 7 Feminino, no escalão de sub-18.

Não correu bem para a equipa do C.A.C. o jogo de estreia na fase final da prova, ao ser derrotada por 0-1 pela equipa do Albergaria, com o golo das beirãs a ser marcado no último minuto do tempo regulamentar da partida, enquanto que, no outro jogo da 1ª jornada Viseu 2001 e A-dos- Francos empatavam a dois golos.

Na 2ª jornada o C.A.C. não se deixou surpreender e derrotou o A-dos-Francos por 2-0, enquanto que o Albergaria voltou a vencer, desta feita o Viseu 2001, por 4-1

Cumpridas as duas primeiras jornadas, comanda o Albergaria, com 6 pontos, seguido do C.A.C. com 3 e do A-dos-Francos e Viseu 2001, ambos apenas com 1 ponto.

Amanhã joga-se o C.A.C. - Viseu 2001 e o Albergaria - A-dos-Francos. À equipa do Albergaria basta uma igualdade para se sagrar campeã. O C.A.C. não depende de si próprio e precisa vencer o Viseu 2001 por margem folgada e que o Albergaria seja derrotado pelo A-dos-Francos.


LFS

GOALBALL: C.A.C. COM PRESENÇA GARANTIDA NA FINAL

No Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, decorreu hoje a fase de grupos da Taça de Portugal em goalball, com o C.A.C. a participar, por direito próprio, com duas equipas.

No grupo 1 e depois de ultrapassar a equipa dos Açores por expressivos 16-6 a equipa da Pontinha acabou derrotada frente ao UCAS por, também expressivos
7-17.

No grupo 2 participou o C.A.C. "B" que venceu os dois jogos, ambos por 10-0, sobre o Olhar Ativo e a Acapo.

Assim o C.A.C. "A" classificou-se em 2º lugar no grupo 1 e o C.A.C. "B" venceu o grupo 2 garantindo, ambas as equipas, a passagem às meias-finais que se disputam amanhã.

A primeira meia-final, é às 9.30 e  opõe o UCAS à Acapo e na segunda meia-final joga-se a partir das 10.30 entre as duas equipas do C.A.C, que assim assegurou a presença de uma delas na final, marcada para as 12.00.

LFS


ASSEMBLEIA MUNICIPAL TEMÁTICA MARCA PONTO DE PARTIDA NA DISCUSSÃO DO NOVO P.D.M. DE ODIVELAS

Realizou-se na noite da passada quinta feira uma Assembleia Municipal que marcou o inicio de uma discussão política e que se pretende pública também do novo P.D.M. de Odivelas, um instrumento da máxima importância, há muito esperado, visto que ainda vigora o P.D.M. que Odivelas "herdou" de Loures, antes da separação destes municípios.

Este foi para a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas "o primeiro de muitos momentos de debate na programação, estratégia e base do ordenamento do território do Município de Odivelas, para a configuração e reestruturação de estruturas que acautelem o crescimento da população".

Após uma apresentação técnica dos passos dados para a conclusão do documento, facilmente se percebem as razões porque, face à burocracia e à obrigatoriedade dos pareceres das mais diversas entidades, que têm forçosamente  de estar todas de acordo, levam a que o documento tenha esperado 15 anos para ver a luz do dia.

Um atraso, que para o Deputado Municipal da C.D.U., Fernando Paínho, "causou danos graves ao concelho de Odivelas...disfunções e desiquilibrios no seu planeamento..."

Já para o Deputado Municipal do P.S.D., que recordou andarmos às voltas com o P.D.M. desde Novembro de 2002, "as decisões do futuro do nosso território são decisões políticas e têm de ser tomadas pelos políticos". Referindo-se aos atrasos legais que a burocracia impõe e aos atrasos na elaboração do plano, o social democrata deixou claro que considera que o P.D.M. "herdado" de Loures nunca impediu que se fizesse por cá o que quer que fosse.

Luis Santos, da bancada do B.E.começou por referir que "A Câmara Municipal de Odivelas cumpriu, ao concluir este instrumento de gestão urbanística que qualquer  município deve ter", frisando que a sua inexistência permite deixar o caminho aberto à proliferação da construção. Para o deputado bloquista o P.D.M. deve "dar prioridade ao ambiente em detrimento da fúria urbanística e terá de responder às necessidades das pessoas."

Para José Maria Pignatelli (C.D.S./P.P.) o P.D.M. também é o documento mais importante num município, mas insistiu que a aprovação de um P.D.M. resulta sempre da vontade política de quem gere o Município.

Sendo unanimemente reconhecido por todos que a discussão deste extenso documento, só é possível se for dividida por setores, fica ainda outra preocupação comum. O que fazer nalgumas A.U.G.I.S, sobretudo nas Vertentes Sul e de Olival Basto, onde existem edificações cuja manutenção é impossível.

No final levantou-se alguma polémica entre as bancadas da C.D.U., P.S.D. e P.S. a propósito de uma "história" que o Deputado Municipal Luis Salmonete decidiu contar, sobre uma urbanização construída nas traseiras do ex-CATUS e que não dignificando a classe política ao lançar sobre ela a suspeição, envolve pessoas que já faleceram e não poderão, por isso, exercer a sua defesa, o que obrigou a Drª Susana Amador a recordar o respeito que a classe política deverá ter em relação a si própria e em relação aos eleitores.

A RÁDIO CRUZEIRO também ouviu a "história", que não desenvolve, na medida em que, trabalhamos com fatos e absolutamente à margem das "histórias".

LFS

MAFALDA MACHADO É MISS CANEÇAS/2014

Mafalda machado foi a vencedora da segunda eliminatória do Concurso Miss Concelho de Odivelas, que decorreu ontem naquela vila e apurou-se para a final, a realizar a 26 de Julho no jardim da Música, sagrando-se Miss Caneças 2014.

Também se apuraram para a final  as duas Damas de Honor, Mafalda Machado (1ª) e Stepanhie Cabral (2º) ficando para a Miss Fotogenia, Vanessa Dias a possibilidade de as substituir na final, caso se verifique alguma impossibilidade.

As três apuradas juntam-se assim às três apuradas em Famões, Cristiana Henriques (Miss Famões 2014), Joana Mota e Mariana Sousa.

Esta noite, decorre na Ramada a 3ª Eliminatória e ainda este mês, a 27 e 28 respetivamente realizam-se as eliminatórias de Olival Basto e Pontinha.

LFS

Foto: Eduardo Sousa

DIA DO CORPO DE DEUS CELEBRA-SE AMANHÃ EM ODIVELAS

A Paróquia de Odivelas celebra amanhã o Dia do Corpo de Deus, com a realização da "Procissão Corpus Christi" que se iniciará logo após o final da Eucaristia, pelas 11.45 e que percorrerá algumas artérias da cidade, entre a Capela do Mosteiro de São Dinis e a Igreja Matriz.

A Banda da Sociedade Musical Odivelense participará neste ato de fé.

LFS

S.M.D.C. EM ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 4 DE JULHO

Fernando Manuel de Almeida Pedroso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças, convocou para o dia 4 de julho, a Assembleia Geral daquela associação, cuja Ordem de Trabalhos terá três pontos:

1- Relatório e Contas de 2013
2- Proposta de Sócios de Mérito
3- Eleição dos Corpos Gerentes

A Assembleia decorrerá na data acima indicada, a partir das 20.30 na Sede Social da S.M.D.C.

LFS

quinta-feira, 19 de junho de 2014

FUTSAL KIDS CUP/2014 COMEÇOU HOJE E DECORRE ATÉ DOMINGO NA PEDRO ALEXANDRINO

Começou hoje a Futsal Kids Cup/2014, o "Torneio Ricardinho", que se realiza no Pavilhão da Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião.

Este torneio que assinala o encerramento da época, é organizado pela Câmara Municipal de Odivelas em parceria com a empresa Sideline Events, disputa-se nas categorias de benjamins e infantis e homenageia o campeão português que se tem distinguido na prática da modalidade, sendo um exemplo e um ídolo para muitos pequenos que iniciam agora os seus primeiros dribles e os seus primeiros remates.

O Torneio Ricardinho conta com a participação das equipas do Pastilhas, Jardim da Amoreira, Núcleo de Sintra, Moinho da Juventude, Presa/Casal do Rato e Arroja, em infantis e Pastilhas, Núcleo de Sintra, Moinho da Juventude, Presa/Casal do Rato, Arroja e Academia do Bairro Miranda em benjamins.

Na abertura do torneio, o Vereador Paulo César Teixeira, responsável pelo pelouro desportivo do Município de Odivelas, em representação da Dr.ª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, entregou a Ricardinho a Medalha de Mérito Municipal 2013, Grau Prata, cuja entrega já estivera prevista e não se concretizou devido ao fato do desportista se encontrar ausente do País.

LFS


Foto: GC/CMO

"CONVERSAS COM PRINCÍPIO E FIM", QUARTA-FEIRA, NA S.M.O.

Realiza-se na próxima quarta feira, dia 25, mais uma tertúlia "Conversas Com Princípio e Fim", uma organização de Carlos Moura.

A sessão decorre, como habitualmente acontece, no Salão da Sociedade Musical Odivelense, a partir das 16.00 horas.

A tertúlia deste mês de junho tem como tema "Frases, Rimas e Poetas" e contará com a participação de Ana Paula Nunes, Margarida Moura, António Silva e do Grupo de Jograis da Associação Portuguesa de Poetas.

LFS



Foto: Carlos Moura, o dinamizador das "Conversas Com Princípio e Fim"

PATINAGEM DE VELOCIDADE EM ODIVELAS

A Associação de Patinagem de Lisboa, vai realizar em Odivelas, com o apoio do Munícipio, o 2º Campeonato Regional de Estrada da A.P.L./2014.

O evento vai decorrer no próximo sábado, dia 21 de junho, entre as 9 e as 14 horas, no Circuito Biosaudável das Colinas do Cruzeiro, utilizando um percurso de 250 m. em alcatrão.

A prova é organizada para os escalões de bambis, benjamins, escolares, infantis, iniciados, cadetes, juniores e seniores.

LFS

SOCIEDADE MUSICAL ODIVELENSE FAZ 151 ANOS

A Sociedade Musical Odivelense faz 151 anos e assinala a data com a realização de uma  Sessão Solene, a realizar no dia 29 de junho, domingo, pelas 21.00 na sua Sede.

Esteja presente para sentir o pulsar de uma associação centenária, que há mais de século e meio promove a cultura em Odivelas.

LFS

FUTSAL SOLIDÁRIO

O Clube Arpiano da Pontinha - Academia Real da Pontinha vai organizar no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de junho, um Torneio de Futsal Solidário, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e decorrerá no Pavilhão do Porto Pinheiro, na Arroja.

O evento  destina-se a angariar fundos que reverterão para a Casa de Acolhimento Temporário Rainha Santa Isabel.

Participam neste torneio a equipa do Clube Arpiano da Pontinha (clube organizador), o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Odivelas, Ass.
Portuguesa de Surdos, Presa/Casal do Rato, Academia de Odivelas e Associação
Futsal das Finanças de Odivelas.

LFS

ODIVELAS: A ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 24 E A 26 DE JUNHO

A Assembleia Municipal de Odivelas vai reunir para a sua 10ª Sessão Extraordinária no próximo dia 24 de junho, terça feira a partir das 20 horas e para a sua 3ª Sessão Ordinária, a 26 de junho, quinta feira pelas 14.00 horas.

As sessões acima referidas, realizam-se ambas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória.


LFS

quarta-feira, 18 de junho de 2014

COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES DE ODIVELAS CONTINUA A PROTESTAR DECISÕES POUCO CLARAS DA R.L.

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas enviou um protesto escrito à Rodoviária de Lisboa, devido ao fato de o autocarro nº 204 continuar a não servir a população de Odivelas que precisa de se deslocar ao Hospital Beatriz Ângelo para receber cuidados de saúde.

A Comissão de Utentes teve, recentemente, conhecimento de que a carreira nº 204 voltará a subir até ao Hospital Beatriz Ângelo e prosseguirá até ao Centro Comercial instalado nas proximidades, mas só aos fins de semana e feriados e sem entrar no recinto do Hospital.

Na nota informativa enviada à RÁDIO CRUZEIRO, a Comissão de Utentes concluí que  "a carreira nº 204 passa a servir os utentes do centro comercial e continua a não servir os utentes do Hospital de Loures", garantindo que "vai continuar a desenvolver esforços para que o autocarro 204 volte a ir ao Hospital todos os dias da semana e que todos os autocarros entram no recinto do Hospital".

Os utentes dos transportes públicos de Odivelas terminam esperando que "a Rodoviária de Lisboa cumpra a sua obrigação e respeite o direito dos habitantes do Concelho de Odivelas de acesso em transporte público ao Hospital Beatriz Ângelo."

A Rodoviária de Lisboa é uma das 20 empresas do Grupo Barraqueiro, que detém uma posição dominante no transporte de passageiros entre a Grande Lisboa e o Algarve e na página oficial daquela empresa pode ler-se a sua própria descrição da  sua missão, que se transcreve: "...Disponibilizar uma rede sustentável de serviços de transporte rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa, satisfazendo necessidades dos clientes, promovendo parcerias para a melhoria contínua do nível do serviço e da qualidade de vida das populações servidas..."

LFS

terça-feira, 17 de junho de 2014

S.I.M.A.S TÊM METODOLOGIA E ACORDO DE GESTÃO APROVADOS AMANHÃ

As Câmaras Municipais de Loures e de Odivelas vão aprovar amanhã, em reuniões próprias dos seus executivos, o projeto de criação dos Serviços Municipalizados de Loures e Odivelas (S.I.M.A.S.), bem como o acordo de gestão dos serviços e o regulamento da organização destes.

Estas aprovações decorrem do consenso estabelecido entre os dois municípios para o abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos nos dois concelhos, apresentado no passado dia 7 de abril e que previa um prazo de 60 dias para a sua aprovação nos orgãos municipais dos documentos necessários àa constituição do S.I.M.A.S.

LFS

OLIVAL BASTO: ESPAÇO PÚBLICO VAI SER MELHORADO

Os espaço público no Olival Basto vai ser melhorado.

A RÁDIO CRUZEIRO sabe que, ainda este mês, vão arrancar as obras, que têm em vista a melhoria do espaço público naquele bairro e que incluem a construção de passeios anti-derrapantes nas ruas de São Tomé e Príncipe, São Tomé, Açores e Damão.

LFS

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO INOVAÇÃO E EMPREGO ARRANCOU EM OLIVAL BASTO

A quinta edição da "Agenda para o Desenvolvimento Inovação e Emprego" iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas que acompanha a realidade e as potencialidades das empresas instaladas na área territorial do concelho arrancou hoje em Olival Basto, com as visitas à "Padaria do Olival" e à "Red Pixel".

A "Padaria do Olival foi criada em 2008 e é uma empresa bem inserida na cultura de bairro, onde pratica um comercio de proximidade.

A "Red Pixel" é uma empresa inovadora na área das artes gráficas, publicidade e multimédia e durante a visita a esta empresa a comitiva municipal pode acompanhar a embalagem da Marmelada Branca de Odivelas, que amanhã seguirá para Londres na companhia de outros produtos regionais e tipicamente portugueses, num cabaz que será oferecido ao conhecido cozinheiro Jaime Oliver.

A comitiva municipal foi liderada pela Vereadora Mónica Vilarinho, que na Câmara Municipal de Odivelas tem a seu cargo o pelouro das Atividades Económicas.

LFS

PROJETO "BIBLIÓFILO VAI À ESCOLA" TEM FESTA DE ENCERRAMENTO AMANHÃ

São cerca de trezentas e trinta as crianças que vão estar amanhã em atividades lúdicas de dinamização da leitura, numa festa a realizar na Biblioteca Municipal
Don Dinis, a partir das 10 horas e que assinala o final do projeto "O Bibliófilo Vai
À Escola", que durante o último ano letivo envolveu os alunos de oito Jardins de Infância do Concelho de Odivelas.

Os alunos começam por visitar a exposição "Árvore de Leituras" e assistem depois, à representação de uma história dramatizada intitulada "A Biblioteca".

Durante este projeto que decorreu à volta do livro desenvolveram-se sessões de sensibilização e promoção da leitura, entregando-se aos Jardins de Infância um baú com trinta livros, que durante trinta dias foram explorados e trabalhados pelos alunos, educadores e famílias

LFS

ODIVELAS: É APRESENTADO NA QUINTA-FEIRA O FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO

O atual contexto social e económico agravou os níveis de pobreza extrema e torna inadiável uma intervenção célere junto de quem se encontra em situação mais vulnerável.

Por isso, a Câmara Municipal de Odivelas criou uma meio de apoio financeiro com caráter de urgência, o Fundo de Emergência Social do Município de Odivelas (F.E.S.M.O.), que será apresentado publicamente na próxima quinta feira, dia 19, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho., na Quinta da Memória.

Na altura e tendo em conta a implementação deste Fundo, serão formalizados Protocolos de Cooperação e Colaboração entre a Câmara Municipal de Odivelas e diversas entidades, nomeadamente, a Municipália E.M., a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, o Centro Comunitário Paroquial da Ramada, o Centro Social e Paroquial da Póvoa de Santo Adrião e a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova Lisboa.

LFS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ENCERRAMENTO DO INSTITUTO DE ODIVELAS: A POSIÇÃO DA ESTRUTURA LOCAL DA C.D.U.

A Vereadora Maria da Luz Nogueira foi, pelo lado da C.D.U./Odivelas, quem  de mais perto acompanhou o assunto. Expressando alguma surpresa pelas posições dissonantes de alguns partidos que recusaram suspender, na passada quinta-feira na Assembleia da República, a decisão de deslocalizar o Instituto de Odivelas, deixou também, na declaração que fez à RÁDIO CRUZEIRO muita preocupação pelo que poderá vir a acontecer, futuramente, ao Monumento Nacional, onde até aqui funcionou o Instituto de Odivelas.

 
LFS

ENCERRAMENTO DO INSTITUTO DE ODIVELAS: A POSIÇÃO DA CONCELHIA DO P.S.D.

A Vereadora Dr.ª Sandra Pereira, responsável pela Concelhia social democrata em Odivelas, deixou para a RÁDIO CRUZEIRO a posição da estrutura local do P.S.D. face à rejeição na Assembleia da República, na quinta feira passada, de uma proposta apresentada pela C.D.U. que pretendia a anulação do despacho que deslocaliza o Instituto de Odivelas para Lisboa.

LFS

ENCERRAMENTO DO INSTITUTO DE ODIVELAS: A REAÇÃO DA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DO PARTIDO SOCIALISTA

A Comissão Politica Concelhia de Odivelas do Partido Socialista reagiu em Nota enviada à RÁDIO CRUZEIRO, ao chumbo da Assembleia da República à proposta de anulação da decisão de deslocalização do Instituto de Odivelas

" A história deste estabelecimento de ensino militar é longa, rica e complexa, com uma forte tradição de inovação pedagógica e de qualidade de ensino, materializada atualmente na excelência dos resultados escolares, com tradução nos rankings dos melhores estabelecimentos de ensino. A importância destas instituições que proporcionam práticas e resultados educativos de excelência nas sociedades contemporâneas é conhecida e é necessário preservar, premiar e reforçar - não extinguir ou fundir - aquelas que reiteradamente provam ser capazes de o fazer de modo sustentado.
Não apenas por razões históricas e de identidade mas também pela importância deste estabelecimento de ensino, é fundamental que o Instituto de Odivelas continue a existir autonomamente, na sua atual localização e a prosseguir com êxito a missão educativa de exigência e qualidade que ao longo de mais de um século tem sido a sua marca distintiva, sendo que em 2012, esta marcante instituição foi distinguida pela Autarquia com a Medalha de Honra, Grau Ouro, pelos serviços prestados e pela sua relevância crucial para as raízes e identidade da Cidade de Odivelas e de todo o Concelho.
O P.S. tem-se batido fortemente pela continuidade do Instituto de Odivelas e pela preservação do Mosteiro de São Dinis, monumento de crucial importância para a história do nosso País. Este combate tem sido travado pelos eleitos do P.S. em todas as instituições democráticas, quer seja na Câmara e Assembleia Municipais, quer seja nas Juntas e Assembleias de Freguesia do Concelho de Odivelas, quer mesmo na Assembleia da República.
Entendemos que esta decisão tomada pelo Governo P.S.D./C.D.S. com o apoio do B.E. é incompreensível e inaceitável.
Continuaremos, por isso, do lado das alunas, das suas famílias e do Corpo docente na luta contra o encerramento do Instituto de Odivelas"


FUTSAL/TORNEIO GRAÇA PEIXOTO: SPORTING VENCE EM INICIADOS. G.R.O.B. LEVA A MELHOR EM BENJAMINS, A.C.C. EM INFANTIS E C.A.D EM JUVENIS

Realizou-se este fim de semana a 8ª Edição do Torneio de Futsal do PSAAC (Povoa de Santo Adrião Atletico Clube), este ano designado como "Torneio Graça Peixoto" em reconhecimento de uma vida dedicada à causa pública, quer na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, onde foi pela primeira vez eleita para um cargo público, quer na freguesia de Odivelas,onde presidiu à Junta de Freguesia, quer mesmo na Assembleia Municipal, a casa local da democracia, onde desempenhou as funções de Deputada Municipal, quer ainda, pelo impagável empenho solidário em prol de quem mais precisa, enquanto voluntária do Movimento Odivelas no Coração.
 
O Torneio foi organizado para os diversos escalões de formação, benjamins, infantis, iniciados e juvenis e para a história do evento ficam os resultados:
 
Benjamins:
 
1º G.R. Olival Basto
2º Arcos de Valdevez
3º G.D. Bons Dias
4º P.S.A.A.C.
 
melhor mercador: Miguel (Olival Basto)
melhor guarda-redes :Ricardo (Arcos de Valdevez)
melhor jogador: Rodrigo (Olival Basto)
 
Infantis:
 
1º Académico de Ciências
2º Infantado
3º P.S.A.A:C:
4º Arroja
 
melhor marcador: Daniel (Arroja)
melhor guarda-redes; Afonso (A.C.C.)
melhor jogador: Ricardo (A.C.C.)
 
Iniciados:
 
1º Sporting
2º P.S.A.A.C.
3º Presa/Casal do Rato
4º Leões de Porto Salvo
 
melhor marcador: Célio (Sporting)
melhor guarda-redes: Ricardo Santos (P.S.A.A.C.)
melhor jogador: Ricardo Pinto (Sporting)
 
Juvenis:
 
1º C.A.D.
2º Os Belenenses
3º P.S.A.A.C.
4º Associação Frassati
 
melhor marcador: Emanuel (P.S.A.A.C.)
melhor guarda-redes: Sérgio Pedroso (C.A.D.)
melhor jogador: João (C.A.D.)
Prémio Fair-Play: Arroja
 
No final da competição a RÁDIO CRUZEIRO ouviu Rogério Breia, Presidente da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Graça Peixoto, a patrona da 8ª Edição do Torneio ddo P.S.A.A.C. e Paulo Santos, o Presidente do clube organizador do evento.

LFS
Foto: David Braga

domingo, 15 de junho de 2014

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. DESPEDE-SE DA FASE FINAL DO CAMPEONATO DE PROMOÇÃO COM DERROTA

A equipa do C.A.C. disputou em "casa emprestada" na Damaia, a última jornada da Fase Final do Campeonato de Promoção de Futebol Feminino, em que foi derrotada pela formação da Fundação Laura Santos, por 0-4.

As contas finais determinam a subida à 1ª Divisão, do Leixões e da Fundação Laura Santos. Desceram, como já era público, a Escola de Setúbal e o 1º de Dezembro, o que torna o campeonato na próxima época, substancialmente mais competitivo na série mais a Sul.

Nem tudo correu bem e contribuiu para a promoção do futebol feminino, quer na primeira, quer na Fase Final do chamado Campeonato Nacional de Promoção. Desde  uma equipa de Lisboa, que na Pontinha, deixou a certeza de precisar mais de um curso de educação, boas maneiras e fair-play desportivo, do que de noções técnicas de como jogar futebol, aos relógios dos árbitros, que não batem as horas certas, motivados por inimizades pessoais, tudo o que poderia ser mau aconteceu ao C.A.C.

Mesmo assim a equipa da Pontinha demonstrou sempre uma postura exemplar e foi até onde a deixaram ir, sem abdicar em momento algum, daquilo que é realmente importante no desporto: formar homens e mulheres de bem!

A RÁDIO CRUZEIRO não pode deixar de reconhecer o notável trabalho que o  C.A.C. tem desenvolvido no futebol feminino. A todas e a todos os que de uma forma ou de outra levam Odivelas na ponta da bota do futebol feminino por esse País fora, muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido e do qual Odivelas só tem motivos para se orgulhar.


LFS

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. IMPARÁVEL VENCE TORNEIO NO RIBATEJO

A equipa feminina do C.A.C. venceu a 1ª Edição do Torneio de Futebol Feminino organizado pela Casa do Povo de Muge e que decorreu em terras ribatejanas, no Complexo Desportivo de Marinhais.

Com duas goleadas, 6-0 sobre o Sintrense e 6-1 sobre a Casa do Povo de Muge, a equipa de Odivelas alcançou mais uma vitória e terminou o torneio destinado a sub- 15 e sub-18, com 2 vitórias nos dois jogos disputados, onde apontou doze golos contra apenas um sofrido.

Há mais uma Taça, na sala de troféus do C.A.C.!

LFS

CRISTIANA HENRIQUES É MISS FAMÕES/2014

Realizou-se ontem à noite a primeira das sete eliminatórias do Concurso Miss Concelho de Odivelas/2014 que determinou as primeiras três finalistas apuradas para a final a realizar no Jardim da Musica, em Odivelas.

Cristiana Henriques é a nova Miss Famões, que será acompanhada na final pelas suas duas damas de honor, Joana Mota e Mariana Sousa (1ª e 2ª ,respetivamente).
Vanessa Dinis, eleita Miss Fotogenia, poderá substituí-las na Final em caso de se verificar algum impedimento.

LFS

A BANDA MAIOR APRESENTOU ONTEM À NOITE O SEU PRIMEIRO CD

A Banda Maior apresentou ontem à noite, no Pavilhão Polivalente, que se apresentou completamente cheio, o seu primeiro CD, que tem como título "Regresso Aos Clássicos".

O CD já está a venda e custa apenas cinco euros. A Banda Maior é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Odivelas, que revive os sucessos dos anos 60 e 70 com muito sucesso e energia contagiante, criada em 2011 e que integra atualmente 25 munícipes com idades compreendidas entre os 55 e os 86 anos.

LFS

sábado, 14 de junho de 2014

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. PARTICIPA EM TORNEIO RIBATEJANO

Realiza-se esta tarde no Complexo Desportivo de Marinhais, a 1ª Edição do Torneio de Futebol Feminino em sub-15 e sub-18 da Casa do Povo de Muge, onde o concelho de Odivelas estará representado pela equipa do C.A.C.

Além do C.A.C. e do clube organizador, a Casa do Povo de Muge, estarão presentes neste evento as equipas do Sintrense e da Maceirinha.

LFS

RÁDIO CRUZEIRO: Programação para os próximos dias

Saiba o que pode ouvir na RÁDIO CRUZEIRO em www.radiocruzeiro.pt nos próximos dias:

Hoje, sábado, dia 14:

16.00 - "A Biblioteca da Cruzeiro", realização de Jorge Gaspar. Reposição das
            sugestões literárias transmitidas durante a semana, às 21.45
17.00 - "A Visita dos Mais Velhos", com realização de António José Portela.
            Os sons que marcaram as décadas de 60 e 70 do século passado.
19.00 - "Espaço Entrevista". Programa do Dep. de Informação.
            Esta semana uma entrevista com o Agrupamento 69, dos Escuteiros.
20.00 - "A Clássica na Cruzeiro", realização de Jorge Gaspar.
           Espaço de divulgação de música clássica
22.00 - "Cruzeiro Rock", realização de Jorge Brandão.
           O espírito do rock, entre as águas agitadas de um mar revolto e a
           tranquilidade da calma de uma baía.

Amanhã, domingo, dia 15:

21.00 - "Cinejogos", realização de Mário Santinho
            As bandas sonoras dos filmes e dos jogos mais marcantes
22.00 - "Não Me Responsabilizo", realização de Mónica Neiva e Bruno Cardoso
            A música e a palavra, acompanhadas de muito humor e boa disposição
23.00 -  "Sons e Tons", realização de Vitor Henriques
            A boa música que nos leva pelo fecho do fim de semana.

Segunda-feira, dia 16:

21.50 - "A Biblioteca da Cruzeiro", realização de Jorge Gaspar.
            A sugestão literária diária da RÁDIO CRUZEIRO
22.00 - "Conversas Com Principio e Fim". Retransmissão integral da última
            tertúlia, realizada a 28 de Maio, na Sociedade Musical Odivelense
            (1ª parte)

Desfrute!


LFS




sexta-feira, 13 de junho de 2014

ANDEBOL: GINÁSIO EM CAPTAÇÕES

Gostas de andebol? Tens bom gosto. É uma modalidade mágica.

Fica a saber que o Ginásio de Odivelas tem a decorrer treinos de captação para jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, que decorrem no Pavilhão Municipal do Bairro Olaio.

Já agora, fica a saber também que a mensalidade durante o mês de Junho é grátis.

Para desfrutar.

LFS

NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA HÁ ASSEMBLEIA MUNICIAL

Realiza-se na próxima quinta feira, a partir das 20 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Odivelas a 9ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas.

A convocatória, assinada por Miguel Cabrita, Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, contempla três pontos na Ordem de Trabalhos: o Período Antes da Ordem do Dia, a Ordem do Dia e o Período destinado à Intervenção do Público.

A RÁDIO CRUZEIRO recorda que os munícipes, no exercício do seu direito de cidadania, podem intervir na Assembleia, obedecendo às regras estabelecidas e que implicam a inscrição prévia junto dos serviços municipais.

LFS

PLANO OPERACIONAL PARA A DEFESA DE FLORESTA PARA 2014 APRESENTADO EM ODIVELAS

Representantes de dezasseis municípios do distrito de Lisboa, estiveram ontem reunidos no Auditório dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória, em Odivelas, para a Reunião da Comissão Distrital de Defesa da Floresta.

Neste encontro, onde o Município de Odivelas foi representado pelo Vereador responsável pela Proteção Civil, Edgar Valles, foi apresentado o Plano Operacional Distrital para 2014

LFS

P.E.V. QUER POLÍTICAS AMIGAS DA NATALIDADE

Os índices de natalidade e fecundidade desejados, recomendam no entender do Partido Ecologista "Os Verdes", a adoção de uma conjugação de princípios e políticas orientadoras, pelo que, aquela força política, vai apresentar a esse respeito, um Projeto de Resolução na Assembleia da República, que será discutido em Plenário na próxima quinta feira.

O P.E.V. considera que as politicas antisociais que se têm empreendido em Portugal têm aprofundado o problema do envelhecimento da população e o rejuvenescimento das gerações.

LFS