quinta-feira, 26 de junho de 2014

O COMANDANTE MANUEL VARELA, ESTÁ ESTE SÁBADO NO "ESPAÇO/ENTREVISTA" DA RÁDIO CRUZEIRO

Ás portas da fase "Charlie", a mais crítica no combate aos incêndios florestais a RÁDIO CRUZEIRO foi ouvir Manuel Varela, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças e Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa.

Numa entrevista que começa com a magnífica sonoridade de Carlos Alberto Moniz em "Ó! Liberdade", que nos fala de Timor-Leste, um Povo e um Estado que foi solidário com os bombeiros portugueses, enviando um donativo de um milhão de euros que, vá lá saber-se porquê, ainda não chegou à conta dos "soldados da Paz", Manuel Varela dá-nos conta da imensa preocupação com que encara este período crítico para os Bombeiros.

Salientando sempre que a aposta na prevenção é o caminho a seguir, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças não aponta o dedo à Lei, antes ao seu incumprimento, rejeitando  em absoluto as conclusões do Relatório divulgado após a última época de incêndios, que aponta responsabilidades ao nível dos comandos, pelas mortes de bombeiros no teatro das operações.

Há concursos públicos para o fornecimento de material geralmente impugnados e que obrigam as Corporações a adquirir o que precisam para trabalhar, pelos seus próprios meios e com a ajuda das populações que servem, acrescenta o Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa.

Sabendo que a maioria das ignições acontecem à noite, muitas vezes em várias frentes e acompanhadas de falsos alarmes, o que não deixa dúvidas quanto à sua origem, questiona-se também, a ausência de "acompanhamento" dos incendiários referenciados.

É uma importante e muito elucidativa entrevista com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caneças.

Para ouvir em www.radiocruzeiro.pt  este sábado, a partir das 19.00 horas.

0 comentários:

Enviar um comentário