quinta-feira, 30 de outubro de 2014
ANDEBOL: AGENDA DO GINÁSIO PARA ESTE FIM DE SEMANA
"CONVERSAS COM PRINCIPIO E FIM" À VOLTA DO "ARTESANATO EM ODIVELAS"
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO E CANCRO DA MAMA PASSA PARA O MULTIUSOS
CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL JÁ TEM AS INCRIÇÕES ABERTAS
VEREADORES DA C.D.U. VÃO AO BARRUNCHO NESTE DOMINGO
70 TONELADAS DE BENS DISTRIBUÍDOS ÀS FAMÍLIAS MAIS CARENCIADAS DO CONCELHO DE ODIVELAS
São cerca de 1.200, os agregados familiares do Concelho de Odivelas que estão, presentemente, a receber bens alimentares, ao abrigo do Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados (FEAC) com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e de Entidades Sociais do Concelho.
O FEAC corresponde ao Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, sendo uma ação promovida, anualmente, pela Comissão Europeia. Desde 1987 que Portugal se candidata a este Programa, sendo que, no presente ano, foram beneficiadas dezoito entidades sociais do Concelho de Odivelas:
- Lar Nossa Senhora da Aparecida; Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Póvoa de Santo Adrião - Fundo de Apoio às Famílias Necessitadas; Centro Comunitário e Paroquial de Famões; Obra da Imaculada Conceição e Santo António; Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro de Caneças; RUTE - Associação de Solidariedade Social; MOC - Movimento Odivelas no Coração; Igreja do Nazareno em Casal Novo; Instituto Português de Pedagogia Infantil; Centro Comunitário e Paroquial da Ramada; Associação Comunitária Infantil e Juvenil da Ramada; APCL - Centro Dr. José Azeredo Perdigão; Associação Jardins Escolas João de Deus - Casa Rainha Santa Isabel; Junta de Freguesia de Odivelas; Jardim Infantil e Popular da Pontinha; Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas; Conferência Vicentina de Santo Eugénio e AMOVALFLOR - Associação de Moradores do Vale do Forno.
A Câmara Municipal de Odivelas constitui-se como motor auxiliar e parceiro do Instituto da Segurança Social, o organismo responsável pela coordenação global do processo. Foram criados dois polos de armazenamento dos produtos: em instalações cedidas, gentilmente, pelo Intermarché de Famões e pelo Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha.
Foi nestes dois polos que se reuniram 70 toneladas de bens alimentares, entre os quais, 67 toneladas de produtos secos (esparguete, cotovelo, pevide, bolacha maria, tostas, cereal pequeno almoço, arroz carolino, atum em óleo, sardinha em óleo, feijão enlatado encarnado, grão enlatado, tomate pelado, óleo, azeite, marmelada, açúcar, salsichas, leite UHT meio gordo e papa farinha látea) e três toneladas de produtos frescos (queijo barra e manteiga).
São ajudas que fazem brilhar olhares, mesmo que apenas por momentos.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Opinião Cruzeiro: Imposto Municipal sobre Imóveis ou Imposição de Martírio Ilegal
Imposto Municipal sobre Imóveis ou Imposição de Martírio Ilegal
Temos assistido a um apelo da DECO e também de outras entidades no sentido de, por um lado o Estado se comportar como pessoa de bem e actualizar automaticamente os indicadores que determinam o valor a pagar de IMI e, por outro, serem tomadas iniciativas para que os contribuintes peçam a reavaliação dos seus imóveis.
No sítio Pague Menos IMI, foi disponibilizado um simulador que, na presença da respectiva Caderneta Predial, permitirá reavaliar o valor patrimonial actual de cada imóvel. O valor patrimonial é determinante para se conhecer o valor do IMI a pagar. De seguida, acaso esta simulação aponte para a alteração do valor patrimonial, há que suscitar junto da Repartição de Finanças da área do imóvel, a reavaliação deste.
O cálculo do valor patrimonial inclui factores fixos e factores que variam com o tempo, como acontece com os coeficientes de localização e de vetustez.
Nas cadernetas prediais, existe um espaço dedicado aos Dados de Avaliação, onde cada um de nós poderá verificar que o tal Valor Patrimonial Tributário (Vt = Vc x A x Ca x Cl Cq x Cv), resulta do produto dos seguintes factores (art.º 38.º, do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis):
Vc = valor base dos prédios edificados (vide art.º 39.º, do CIMI);
A = área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação (vide art.º 40.º, do CIMI e art.º 40.º-A do CIMI);
Ca = coeficiente de afectação (vide art.º 41.º, do CIMI);
Cl = coeficiente de localização (vide art.º 42.º, do CIMI e no sitio das Finanças);
Cq = coeficiente de qualidade e conforto (vide art.º 43.º, do CIMI);
Cv = coeficiente de vetustez (vide art.º 44.º, do CIMI)
Importa assim que se acautelem os cidadãos ao lidar com o Estado, que agindo este no quadro do direito formal e da letra da lei, fá-lo completamente à margem do que é sensato, ético e até moralmente aceitável, inibindo-se de ser uma pessoa de bem. É um facto, o Estado português, na pessoa dos seus Governantes, formula leis que prejudicam intencionalmente os cidadãos, pois mesmo depois de alertado nada faz para corrigir automaticamente os cálculos que levam ao valor a pagar de IMI.
Todos os cidadãos devem e têm a obrigação de:
i. Contribuir com o pagamento de impostos («a César o que é de César») para que o Estado português funcione como verdadeiro Estado Social!
ii. Exigir que o cumprimento das obrigações devidas seja na devida conta e medida.
Se após a simulação verificar que a sua situação não está correcta, dirija-se à Repartição de Finanças da área do seu imóvel, com a respectiva Caderneta Predial e os documentos descritos no quadro seguinte, onde deverá entregar o Modelo 1 devidamente preenchido, tendo em vista a reavaliação do seu imóvel.
Este pedido não tem custos para o contribuinte.
Para que em 2015 pague somente o que lhe é devido, deverá apresentar o seu pedido de reavaliação até ao fim do corrente ano.
29/Outubro/2014
Politólogo
"IGUALDADE DE GÉNERO: UM NOVO OLHAR. UM NOVO CAMINHO."
Independências
A Europa está neste momento a atravessar uma "onda de independências".
Ele foi a Escócia, o Pais Basco, Catalunha, Flandres, Baviera e até o norte italiano quer ser independente, relativamente aos países de que fazem parte.
Não é por acaso, em muitos casos é talvez até por oportunismo.
A Escócia, graças ao petróleo do mar do norte, tem uma qualidade de vida com os parâmetros mais altos do Reino Unido.
Todas as zonas atrás referidas têm, aliás, indicadores como sendo as zonas mais ricas dos países onde pertencem.
Querem a independência para ficarem com o melhor e ficarem livres de contribuírem para a solidariedade nacional.
Quase o mesmo do que em Portugal, a zona de Lisboa e Vale do Tejo decretar a independência nacional.
Seria bonito!
Entretanto, por cá, o Dr Alberto João Jardim depois de identificada a divida (será mais as dividas pois descobriu-se agora que havia uma escondida) da Madeira, deixou esse discurso com que costumava brindar "os cubanos"!
E, todos percebemos porquê, ao contrario de quem é autossuficiente quem vive à conta do erário publico jamais quer deixar de o fazer mesmo que continue com os carnavais ou os discursos da treta.
José Barão das Neves
EM NOVEMBRO A FEIRA DA CASTANHA É NO LARGO DON DINIS
MOBILIÀRIO E ROUPAS DOS ANOS 40 EM EXPOSIÇÃO NA PONTINHA E EM FAMÕES
domingo, 26 de outubro de 2014
FUTEBOL DISTRITAL: ODIVELAS SAD ESTREIA-SE A VENCER
FUTEBOL FEMININO: C.A.C. SEGUE EM FRENTE NA TAÇA
FUTEBOL JUVENIL: Resultados da jornada de hoje
FUTEBOL INFANTIS: Resultados da jornada de hoje
sábado, 25 de outubro de 2014
FUTEBOL JUNIOR: Resultados da 4ª jornada do Campeonato Distrital
ESTA NOITE MUDA A HORA
CORDÃO HUMANO PELA DEFESA DO INSTITUTO DE ODIVELAS
TEATRO INFANTIL: "CINDERELA", NA SOCIEDADE MUSICAL ODIVELENSE
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
"CORAÇÃO ATIVO" LEVA SENIORES AO MULTIUSOS
ODIVELAS DISTINGUIDA COM PRÉMIO "VIVER EM IGUALDADE"
"ESCOLA SEGURA" JUNTOU ALUNOS DE ODIVELAS NO MULTIUSOS
O TURISMO VAI ESTAR EM REFLEXÃO EM ODIVELAS
"LEITURA E ARTE...METAMORFOSES", NA BIBLIOTECA
O SPORTING ESTÁ DE REGRESSO AO MULTIUSOS DE ODIVELAS
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREGO
A edição deste ano da Agenda para o Desenvolvimento, Inovação e Emprego está prestes a terminar. No dia 23 de outubro, cumpriu-se o penúltimo dia da Agenda que, desde o passado mês de junho, tem levado a Câmara Municipal de Odivelas a visitar diversas empresas do concelho.
Neste dia, a comitiva municipal foi liderada pela própria Presidente Susana Amador e pela Vereadora das Atividades Económicas, Mónica Vilarinho, que tiveram a companhia do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio. Foram visitadas três empresas na Urbanização Colinas do Cruzeiro, criadas no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à criação do próprio Emprego do IEFP, para o qual, a Câmara Municipal presta apoio na elaboração da candidatura.
A primeira visita ocorreu à J.M. SHOES AND KEYSs, Lda., onde se faz a reparação de calçado e reprodução de chaves, mas também o enchimento de tinteiros, gravações, matrículas, troca de pilhas de relógios, além de afiar facas e tesouras. Um negócio que já leva quatro anos.
Na segunda visita, imperou o bom gosto com a entrada na loja MC ARTIGOS DE DECORAÇÃO/TEXTEIS LAR; loja com três anos, recheada de peças decorativas a preços imbatíveis.
O bom gosto voltou a imperar na visita ao espaço EMOCRIART – Emoções e Criações, um ateliê de matérias-primas extremamente coloridas, ligadas a tecidos, papelaria criativa, retrosaria e convites. Neste espaço, são ainda promovidos workshops de costura e de artes decorativas.
ODIVELAS: CÂMARA REÚNE ESTA 2ª FEIRA
ANDEBOL: JOGOS PARA ESTE FIM DE SEMANA
OPINIÃO CRUZEIRO: NA HORA DO "ADEUS"
NA HORA DO "ADEUS"
Existem muitas formas da "hora do adeus"! Ninguém ou quase ninguém é verdadeiramente genuíno nesse espaço emocional, porque a genuinidade não combina com a perturbação do "Adeus".
Não há, por muito que se diga, não há como haver "Adeus", sem que haja uma mudança exterior e interior, quer seja ela imposta quer seja fruto de uma ponderada e demorada escolha e até de algum ato de crueldade!
Nessa crueldade de um "Adeus" forçado, poucos podem avaliar um coração, um sonho e por vezes uma vida, estraçalhados, beliscados e também livres!
Neste paradoxo entre a liberdade e a dor, forçam-se sorrisos encenam-se gestos, as mãos tocam-se os abraços surgem… Quando há oportunidade para tanto!
Na hora do "Adeus", as lágrimas soltam-se ou simplesmente bailam… Haverá forma de um "adeus" feliz?! Mesmo quando se escolha partir, mudar, virar a página, para a frente é que é o caminho !?... Não será então, esse o "adeus ideal e libertador?!
Um novo começo, um descobrir… enfim um novo viver e até renascer?!
Parece fácil! Porém a conotação negativa da palavra "adeus" persiste e sente-se até à medula. Persiste no pragmatismo que acarreta. Poucos a questionam a não ser os diretamente "adeusados", ou melhor envolvidos.
Uma porta que se fecha abrem-se janelas de par em par… frases feitas e repetidas que caem no vazio do conformismo ou desânimo aprendido de quem embora seja o "adeus " o caminho, sente a dúvida, o laço, o tempo e o sentir a corroer-lhe a alma.
A ansiedade da mudança nem sempre vem acompanhada de uma sensação colorida de esperança e poder.
Persiste a incerteza na certeza, mesmo quando se sabe ou julgo saber que há que partir antes que seja tarde!
O "Adeus", esse momento atormentado é por si só complexo!
O mundo está repleto de "adeuses" inacabados!
Que hajam sorrisos de esperança em cada novo "adeus"!
Fernanda Pina
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
OPINIÃO CRUZEIRO: FERNANDA PINA REFORÇA A EQUIPA
ODIVELAS QUER ACABAR COM AS VIOLÊNCIAS, APRESENTEM ELAS AS FORMAS QUE VESTIREM
TEATRO INFANTIL NA BIBLIOTECA
terça-feira, 21 de outubro de 2014
MÊS DO IDOSO NA PONTINHA E EM FAMÕES
SUSANA AMADOR APRESENTA AS CONTAS DO 1º ANO DO PRESENTE MANDATO
SÍNTESE
Cumprido o primeiro ano do mandato autárquico do quadriénio 2013 – 2017, é tempo de efetuar um balanço sobre o trabalho realizado nos 4 eixos estruturantes definidos pela Câmara Municipal, por forma a tornar o Município de Odivelas: Mais Inclusivo, Mais Sustentável, Mais Próximo e Mais Empreendedor.
Investimos cerca de 3,6M€ na educação. Alargámos as valências e aumentámos as respostas sociais para a infância, 3ª idade e deficiência. Comemorámos de forma impar os 40 anos de Abril no "berço" da Democracia em Portugal (Posto de Comando do MFA, na Pontinha). O CC Malaposta recebeu mais de 60 mil espetadores e o Multiusos de Odivelas acolheu 18 grandes eventos desportivos nacionais e 7 internacionais. Inaugurámos a Unidade de Saúde Familiar da Pontinha e, também, a nova esquadra da PSP na Póvoa Sto. Adrião. Investimos mais de 1 Milhão de euros em obras de proximidade e repavimentámos cerca de 20.000m2 nos arruamentos em todas as freguesias. Apoiámos (como poucos) os nossos bombeiros. Promovemos a dinamização económica das empresas e contribuímos para a oferta de emprego. Realizámos o 1º festival da Marmelada Branca de Odivelas, onde participaram 10.000 pessoas. Baixámos mais uma vez o IMI. Fomos reconhecidos com a atribuição de vários prémios nacionais pelas nossas boas práticas em diferentes setores, como a educação, a ação social e a cidadania. E foi estabelecido o Acordo com o Município de Loures para a criação dos SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos, resolvendo-se finalmente este problema existente desde a criação do Município.
Para além destas ações, revelamos uma síntese das principais concretizações nas diferentes áreas de atividade municipal.
Na Educação
• Investimento de 3,6 Milhões de euros no ano letivo.
• Requalificação do parque escolar, tendo sido feitas obras de fundo em 7 escolas através de um investimento na ordem de 500.000€.
• Fornecimento de cerca de 3 refeições diárias (pequeno-almoço, almoço e lanche) a cerca de 6000 crianças e alunos do JI/1ªCEB. Foram 225.000 refeições fornecidas mensalmente através de um investimento na ordem de 1M€;
• Oferta de manuais escolares e outros recursos pedagógicos ao universo de alunos do 1º CEB da rede pública (5. 152 Alunos).
• A promoção do sucesso e combate ao abandono escolar acentuou-se, tendo alcançado taxas de transição de 85% no pré-escolar e 1º ciclo e de 59% nos 2º e 3º ciclos.
• O projeto de combate ao insucesso e abandono escolar "SEI! Odivelas" já interveio, até ao momento, junto de 28.630 alunos e envolveu 2.286 famílias e 1.894 profissionais de educação.
Na Inovação Social e Habitação
• Alargamento das vertentes e aumento das respostas sociais, nomeadamente através das inaugurações do Pólo Cívico do Vale do Forno e do "Telhadinho" da CEDEMA.
• Apoio financeiro às IPSS, designadamente à Sta. Casa da Misericórdia da Póvoa Sto. Adrião (30.000€), à CEDEMA (50.000€) e ao Centro Comunitário de Famões (50 mil euros), ficando assim cumprido os acordos de apoio financeiro no valor global de 600.000€ (incluindo 150.000€ à APCL).
• Cedência de Terreno (6000m2) ao Centro Comunitário Paroquial da Ramada para construção do futuro Centro para doentes de Alzheimer em Odivelas.
• Candidatura ao Programa "Reabilitar para Arrendar", do IHRU, com vista a requalificar a Quinta Espirito Santo, a Quinta das Águas Férreas e Centro Interpretativo das Águas de Caneças, na Fonte das Piçarras, através de um investimento de 1.563.462,00€,. A candidatura foi aceite, proporcionando a abertura de crédito num montante de até 781.716.00€.
• Projeto "Banda Maior", com inúmeras atuações no país e nas televisões nacionais (com audiências de milhões de espetadores), bem como a realização da gravação do 1º CD, designado "O Regresso dos Clássicos", com a participação de Carlos Mendes (padrinho do projeto).
Na Cultura
• Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril de 1974.• Comemorações 750 anos do Rei D. Dinis.
• O Centro de Exposições de Odivelas recebeu 10.202 visitantes, por onde já passaram Nadir Afonso, Maluda, Malangatana e outros artistas nacionais de referência internacional.
• O Centro Cultural Malaposta recebeu 60.000 espetadores.
• Cedência de apoios financeiros, em serviços e em espécie ao movimento associativo cultural do Concelho, nomeadamente o apoio para a participação do Grupo de Danças e Cantares do Casal do Rato, enquanto representante de Portugal no Festival Internacional de Dança de Bodrum, na Turquia.
• Promovemos dezenas visitas ao Mosteiro S. Dinis, no âmbito do Protocolo estabelecido com o Instituto de Odivelas.
No Desporto
• No Multiusos de Odivelas foram realizados 18 grandes eventos desportivos de âmbito nacional, nomeadamente os Campeonatos Nacionais de Judo e as Taças de Honra da Associação Futebol de Lisboa – Futsal – masc/fem.
• Foram realizados no Multiusos 7 grandes iniciativas desportivas de nível internacional, designadamente o Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática – EuroAcro 2013, o Odivelas Box Cup 2014 e o European Open de Judo – masculinos, os quais têm permitido afirmar Odivelas no panorama desportivo internacional.
• O Multiusos acolheu também os clubes desportivos do Concelho que utilizam regularmente o pavilhão 3 dias / semana.
• O Multiusos foi ainda palco de 18 iniciativas promovidas pela CMO
• O Clube do Movimento conta com 2333 seniores inscritos.
• Garantimos 64 transportes a clubes e associações desportivas.
• Apoio financeiro à Sociedade Musical e Desportiva de Caneças no montante total de 101.661,35€.
Na Saúde e Igualdade• Inauguração da USF Pontinha.
• Implementação dos Planos Municipais a nível da prevenção de doenças cardiovasculares e de prevenção das toxicodependências
• Promoção e educação para a saúde, onde foram realizadas diversas ações de sensibilização e de rastreio a fatores de risco
• Realização de várias ações e realização de cursos de formação em língua e cultura portuguesa para emigrantes, no âmbito do programa "Português para Todos".
• Promoção do diálogo intercultural, da igualdade de género e do combate à violência doméstica, nomeadamente, através da realização de encontros e outras iniciativas.
• Estabelecimento de parcerias com entidades locais e nacionais, nomeadamente a ACIME/ACIDI e as escolas do Concelho de Odivelas.
• Adesão a diversas causas humanitárias e iniciativas internacionais, nomeadamente, "Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte" e Movimento Light Up Blue (consciencialização para o autismo)
No Ambiente e Proteção Animal
· Foram criados, em parceria com o Município de Loures, os SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos;
· A requalificação e sustentabilidade ambiental beneficiaram de um investimento superior a 100.000€
· Foram plantadas 300 árvores através do Projeto Plantar Portugal que contou com a participação de mais de 70 voluntários;
· Acolhemos 1212 animais domésticos (112 cães e 9 gatos)
· Foram adotados 171 animais (153 cães e 18 gatos).
· Foram realizadas 731 consultas médicas, ministradas 659 vacinas, feitos 197 tratamentos e realizadas 190 cirúrgicas veterinárias.
Nas Obras municipais, mobilidade, e acessibilidades
• Foram investidos mais de 1 Milhão de euros em obras de proximidade em todas as freguesias do Concelho.
• Repavimentámos cerca de 20.000M2 de arruamentos em todas as freguesias.
• Investimos 432.000€ em obras de requalificação das escolas.
• Obras no âmbito do Orçamento Participativo 2013 no valor de 750.000€.
• Limpeza e desobstrução das ribeiras e linhas de água do Concelho, onde foram investidos cerca de 90.000€.
• O Projeto Voltas, iniciado em maio de 2009, atingiu 1 milhão de passageiros (setembro 2014).
• Foram realizadas as obras de requalificação e adaptação para a instalação da nova esquadra de trânsito da PSP da Póvoa de Santo Adrião.
Política fiscal amiga das famílias e empresas
• Nova redução do IMI para os Prédios avaliados ao abrigo do CIMI para 0,375% (taxa máxima 0,5%), mantendo-se para os Prédios Urbanos 0,675% (taxa máxima 0,8%);
• Isenção da Derrama as empresas que se instalem no nosso concelho.
• Possibilidade de pagamento fracionado das taxas municipais,
Segurança das populações
• Apoio às Associações de Bombeiros na ordem de 700.000€
• Foram realizados cursos de formação em Planeamento de emergência escolar em Primeiros Socorros, sob a égide "Como salvar uma vida em 60 segundos", dirigido sobretudo aos professores e auxiliares de ação educativa, bem como a funcionários municipais em contato direto com o público.
• Elaboração do plano de contingência para as ondas de calor.
• Programa "O Salvador", que, ao proporcionar deslocações dos alunos à praia e à piscina, promove a educação e sensibilização para as boas práticas nestes ambientes.
Com políticas direcionadas à Juventude
• Instalação do Conselho Municipal de Juventude do Concelho de Odivelas.
• Realização da 15ENA da Juventude 2014, onde foram realizadas dezenas de iniciativas de 1 a 15 de julho.
• Cedência de instalações para a nova sede do Grupo 11 dos Escoteiros de Odivelas;.
• Realização de várias montras musicais, em parceria com a escola de música LX-Pro, que contou com mais de seis centenas de participantes.
Defender a identidade do Concelho de Odivelas, das suas gentes e tradições, garantir serviços públicos de qualidade e proximidade ao Munícipe, promover uma Imagem positiva do Município para o exterior, apostando numa estratégia de Comunicação forte e dinâmica
• Recebemos a Menção Honrosa, na Conferência "Portugal Cidadão", como reconhecimento pela promoção da cidadania europeia e da estratégia Europa 2020.
• Implementação dos Contratos de Execução com as Uniões de Freguesias Pontinha/Famões, Caneças/Ramada, Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto e Junta de Freguesia de Odivelas, no valor total de €4.000.000, para que possam assegurar a sua Limpeza Urbana, cuidar dos espaços verdes, Mercados e 1ª intervenção no Parque Escolar
• Promoção do Manifesto pela preservação do Instituto de Odivelas e pela manutenção do Regimento de Engenharia nº 1 na Pontinha.
Nas Atividades Económicas e no apoio empresarial
• Realização do I Festival da Marmelada Branca de Odivelas.
• Criação da Start In Odivelas – Incubadora de Empresas,
• Criação do Gabinete de Apoio à Internacionalização para empresas do Concelho.
• Criação do OdiContact, no sentido de promover, incentivar e ajudar os empresários e os munícipes a encontrar e aplicar as melhores respostas, aconselhamentos e soluções efetivas nas áreas do empreendedorismo, investimento, emprego, formação e estágios.
Situação financeira
Continuamos a realizar a recuperação financeira da Autarquia, conseguindo, desde 2005, reduzir em 60% o valor da divida global.
No 1º ano do atual mandato, a divida global reduziu em 10,5 milhões de euros, passando de 40,2M€ (outubro 2013) para 29,7M€ (agosto de 2014).
Foi 1 ano de mandato autárquico... 1 ano dedicado aos munícipes e ao desenvolvimento do nosso Concelho!
"Hoje o poder local é sem dúvida cada vez mais o poder que realiza, inspira e perspetiva o futuro. Hoje os cidadãos sabem que, se querem ter respostas sociais, educativas, desportivas e culturais, é no poder local que encontram a resposta".
"Estamos assim todos convocados para sermos parentes do futuro, deste futuro que se apresenta sombrio e frio a nível nacional, mas que podemos mudar, porque tal como diz Torga "temos sempre nas nossas mãos o terrível poder de recusar", porque o medo é um rio que se atravessa molhado e não devemos ter medo de sonhar e de ser "fazedores de rios"!
Susana Amador
(in Discurso no XV aniversário do Município de Odivelas)
Odivelas, 20 de outubro de 2014