quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ODIVELAS ATENTA AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS

A Câmara Municipal de Odivelas vai promover no próximo dia 17 de outubro, uma sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas, no Auditório dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória uma reflexão sobre a prevenção e combate ao tráfico de seres humanos.

Simultâneamente será inaugurada no mesmo dia, a Exposição Itenerante "Tráfico DESumano" que ficará patente ao público no átrio de Exposições dos Paços do Concelho até dia 27 de outubro.

A conferência será aberta pela Drª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e encerrada pelo Vereador Edgar Valles, que tem a seu cargo as políticas municipais de saúde, igualdade e cidadania.

Divididos por duas mesas, participam na primeira, Rita Penado, Chefe de Equipa no  Observatório do Tráfico de Seres Humanos e Vitor Matos, Chefe da 2ª Seção Regional de Combate ao Banditismo da Unidade Internacional de combate  ao terrorismo, da Policia Judiciária e na segunda, Sara Nosi, da Associação Para o Planeamento da Família e Claúdia Pedra e Miguel Santos Neves do Network of Strategia International Studies, que apresentarão o Projeto "Comunidades Ativas Contra o Trafico" da Freguesia da Pontinha.

O Tráfico de Seres Humanos é muitas vezes confundido com o crime de auxilio à imigração ilegal. Próximos em alguns aspetos mais repugnantes, não são o mesmo fenómeno, embora de comum constituam um vil atentado ao direito de viver num ambiente protegido e acolhedor.

Estima-se que, em todo o Mundo, sejam traficadas 3.000 pessoas por ano, sendo que são as mulheres e as crianças o grupo mais vulnerável.

LFS

0 comentários:

Enviar um comentário