domingo, 30 de novembro de 2014
FUTEBOL DE SETE : C.A.C. VENCEU E.F.BELÉM
ODIVELAS: CÂMARA REÚNE NA QUARTA-FEIRA
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
APROVAÇÃO DE ATAS
1.1 - Aprovação das Atas da 3ª e da 4ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Odivelas, realizadas a 21 e 22 de abril de 2014, respetivamente e da 8ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, realizada a 23 de abril de 2014.
II
ORGANIZAÇÃO
E FUNCIONAMENTO DO MUNICÍPIO
2.1 – Proposta de Calendarização das Reuniões Ordinárias de Câmara Municipal de Odivelas para o ano de 2015.
2.2 - 19.ª Alteração Orçamental - 21ª Modificação Orçamental.
III
PROCESSOS MUNICIPAIS E DE PARCERIA
E PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO
3.1 – Proposta de Parecer Fundamentado sobre a Proposta de Decreto-Lei de Criação do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.
IV
SUBSÍDIOS E COMPARTICIPAÇÕES
4.1 – Proposta de Atribuição de Subsídio de Fundo de Maneio aos Jardim-de-infância e Escolas do 1º Ciclo da Rede Pública para o ano de 2014/2015.
4.2 - Proposta de Apoio à "Amovalflor" – Associação de Moradores do Vale do Forno, através da doação de uma Cadeira para Lavar Cabeças e uma Bancada Simples com Espelho.
4.3 – Proposta de Aceitação de Patrocínio da "Dinoarte" por parte da Câmara Municipal de Odivelas para a cedência de 300 T-Shirt's para os praticantes do Clube Movimento.
4.4 – Projeto "Chill Out" - Proposta de Aceitação de Patrocínio proveniente de várias firmas à Câmara Municipal de Odivelas.
4.5 – "15ENA! Juventude 2014" – Proposta de Aceitação de patrocínio da Firma Sociedade de Produtos Alimentares JoFer. Lda. por parte da Câmara Municipal de Odivelas.
4.6 – Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas - Proposta de Cedência de Transporte Municipal – Dias 28 de janeiro, 18 de fevereiro, 25 de março, 29 de abril, 27 de maio, 24 de junho, 29 de julho, 23 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro de 2015, para deslocação a Lisboa, Caldas da Rainha e Oeiras.
4.7 – Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Proposta de Cedência de Transporte Municipal realizado a dia 8 de novembro de 2014 – Ratificação do Despacho da Senhora Presidente.
V
PROCESSOS PARTICULARES
5.1 - Proc. 42607/OM – Egídia Carolina Rosa Alcobia - Bairro Casal das Comendadeiras – Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões – Proposta de Aprovação de Alteração ao Alvará de Loteamento n.º 10/2003, para o Lote 17.
5.2 – Proc. 9929/LO/GI – Comissão de Administração Conjunta da AUGI – Bairro Cova dos Barros – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças – Proposta de Aprovação de Redelimitação da AUGI e do Projeto de Loteamento para a Reconversão da AUGI.
5.3 – Herdeiros de Manuel dos Santos – Lote A-127B - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.4 – José Fiúza da Cunha – Lote A-277 - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.5 – José Ilídio Martins de Castro – Lote B-126A - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.6 – José Ilídio Martins de Castro – Lote B-126B - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.7 – José Ilídio Martins de Castro – Lote B-143 - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.8 – José Ilídio Martins de Castro – Lote B-145 - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.9 – José António Marques Esperança – Lote C-13 - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
5.10 – José Pereira Lourenço – Lote D-9 - Bairro dos Pedernais – Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças - Pedido de Substituição de Hipoteca Legal por Depósito Caução.
ODIVELAS ASSINALA NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Centro de Exposições de Odivelas recebe no próximo dia 3 de dezembro, entre as 14h e as 16h30, as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em parceria com a CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, a Câmara Municipal de Odivelas organiza a iniciativa «Rostos e Máscaras Espelhados», que vai juntar utentes da associação e alunos do 1º Ciclo das Escolas António Maria Bravo e Maria Lamas, de Odivelas.
«Rostos e Máscaras Espelhados» pretende juntar os participantes num salutar convívio, que permita aumentar a consciencialização dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. O objetivo é, também, aumentar as competências sociais e criativas, bem como o convívio entre ambos.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência e para movimentar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Programa:
14h30/16h30 – Workshop de Máscaras em Pasta de Papel
- Workshop de Pinturas Faciais
- Aula de Expressão Corporal
16h30 – Lançamento de balões com frases alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
HENRIQUE TIGO APRESENTA O SEU NOVO LIVRO
"Tem de "Tudo" para se ver!
Tem de "Tudo" para se apreciar!
Tem todo o "Humor" do mundo!
Tem o "Espírito" do Poeta!
A "Filosofia" do Filósofo!
A "Heteronímia" dos Heterónimos!
A "Graça" bem portuguesa!
É a "Arte", "Poesia", "Humor", "Filosofia"
em "Desenho", revelada de um "Tudo" em Fernando Pessoa!
Só tenho pena que o meu tio não esteja
"Presente" para apreciá-la, embora eu
pense, que no "Zen" onde habita, estará a
gozá-las e aplaudi-las de certeza, meu caro
H. MOURATO!"
LFS
FUTEBOL FEMININO: C.A.C. IMPÔS IGUALDADE ÀS "CANDIDATAS" DE BELÉM
FUTEBOL DE SETE: Resultados da jornada de ontem
FUTEBOL/ INFANTIS e SUB-14: resultados da jornada de hoje
FUTEBOL/INICIADOS: Resultados da jornada de hoje
FUTEBOL JUVENIL:: Resultados da jornada desta manhã
Formação e competição precoce
sábado, 29 de novembro de 2014
FUTEBOL JÚNIOR: CANEÇAS ARRANCA VITÓRIA SABOROSA EM VILA NOVA DA RAÍNHA
FUTEBOL JÚNIOR: TENENTE VALDEZ SOMA E SEGUE
FUTEBOL JÚNIOR: SURPRESA NA PONTINHA
ATIVIDADES DE NATAL PARA OS MAIS NOVOS
Nos dias 22 e 23 de dezembro a Câmara Municipal de Odivelas organiza as Atividades de Natal 2014, destinada a jovens dos 13 aos 17 anos, residentes no Concelho de Odivelas.
Este ano os jovens vão poder visitar no dia 22 a Fábrica da Pólvora e Estação Arqueológica de Leceia, em Oeiras e no dia 23 podem participar no Ateliê de Natal, que decorre na Casa da Juventude de Odivelas.
Ambas as atividades têm início marcado para as 14h00, sendo que no dia da visita à fábrica a partida e chegada está marcada para a Rua Olga Passos, em Odivelas, junto às traseiras da Escola Secundária de Odivelas.
Aos interessados em participar nestas atividades a RÁDIO CRUZEIRO informa que as inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 15 de dezembro, na Loja do Cidadão, no Strada Shopping § Fashion Outlet – Balcão CMO e tem o custo de 6€.
LFS
Foto: A Fábrica da Pólvora, em Oeiras é um dos destinos das visitas
TAI-CHI CHUAN NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES
Estão de regresso as aulas de Tai-Chi Chuan no Auditório do Centro de Exposições de Odivelas ou no Jardim da Música. São aulas, gratuitas, ministradas por Ernesto Reis, todos os domingos, entre as 11h00 e as 12h30.
Recomenda-se aos participantes o uso de roupa confortável.
DEZEMBRO É MÊS DE COSTURA, TEATRO E PLASTICINA NO CENTRO DE EXPOSIÕES
O mês de dezembro vai ser animado no Centro de Exposições de Odivelas que conta com diversos ateliês/workshops com temas diversificados. Desde Workshop de Costura, à Oficina de Teatro, passando pelo Ateliê de Plasticina, e o workshop "Aprender como se Aprende" todos serão motivo de aprendizagem, principalmente, para os mais novos.
As inscrições devem ser feitas junto do Centro de Exposições de Odivelas:
Rua Fernão Lopes – Junto ao Jardim da Música
Telefone: 219 320 800
e-mail: cultura@cm-odivelas.pt I www.cm-odivelas.pt
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
FOI HOJE OFICIALMENTE INAUGURADO O JARDIM-ESCOLA JOÃO DE DEUS
O Jardim-Escola João de Deus, foi hoje oficialmente inaugurado na Ribeirada, em Odivelas.
Trata-se de um equipamento escolar construído com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, que disponibiliza as valências de berçário e creche, pré-escolar e 1º ciclo e tem capacidade para receber 476 crianças.
Para a Dr.ª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, que procedeu à inauguração do novo equipamento escolar, "... a Educação é a melhor aposta para o desenvolvimento individual e para o futuro do país(...) em Odivelas é essa aposta que tem vindo a ser concretizada de forma ímpar..."
ENCONTRO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESECIAIS
VOLEIBOL FEMININO:
ODIVELAS PROMOVE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVINE A OBESIDADE INFANTIL
É já no mês de dezembro que a Câmara Municipal de Odivelas promove um Curso de Formação intitulado "Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil" direcionado a Educadores e outros profissionais em funções nas instituições da rede privada solidária de apoio à infância do Concelho de Odivelas.
Na base deste Curso, a preocupação latente quanto aos números alarmantes do excesso de peso e de obesidade que estarão a afetar já mais de 30% de crianças portuguesas (Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde). Atualmente, este problema estará a afetar cerca de quatro milhões e meio de pessoas em Portugal.
O Curso, gratuito, será ministrado pela Associação Aventura Social, no Centro de Exposições de Odivelas, obedecendo ao seguinte calendário:
Dia 02 DEZ | 14h30/17h30
Dia 04 DEZ | 09h30/12h30
Dia 09 DEZ | 14h30/17h30
Dia 11 DEZ | 09h30/12h30
O Curso está integrado no Programa Municipal designado de Programa de Alimentação Saudável em Odivelas (PASO) que promove escolhas alimentares saudáveis e atividade física, com um cariz essencialmente preventivo do excesso de peso, obesidade e doenças associadas.
LFS
ANDEBOL JÚNIOR: GINÁSIO MANTÉM INVENCIBILIDADE
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
ODIVELAS, CIDADE PARA A VIDA, CIDADE CONTRA A PENA DE MORTE
GALA DO DESPORTO ADIADA PARA DEZEMBRO
Todos fazemos falta
No próximo sábado, dia 29 de novembro, irá realizar-se mais uma campanha de recolha de alimentos a favor do Banco Alimentar. Também mais uma vez irei participar, com um sorriso e algum (desculpem-mo!) orgulho, nessa recolha de alimentos como voluntário numa superfície comercial na zona Freixinho/Patameiras.
Vivemos tempos difíceis. A crise económica e as suas consequências - o desemprego, a redução de rendimentos, entre outras - têm marcado fortemente o nosso concelho de Odivelas. E para melhor o demonstrar vou falar da minha experiência na área do apoio social.
Sou voluntário, desde há seis anos, numa associação cívica, o Movimento Odivelas no Coração (MOC). O apoio social, nomeadamente o alimentar, que esta associação presta apoia-se fortemente em quatro pilares: o Banco Alimentar Contra a Fome (BA), o FEAC (Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados), donativos e as recolhas de alimentos que o MOC organiza em nome próprio duas ou três vezes por ano.
Quando começámos esta "aventura" do apoio alimentar com o apoio do BA, há cerca de cinco anos, foram-nos atribuídas 30 famílias do nosso concelho. Em pouco mais de dois anos, este número subiu para mais de 100 e, atualmente, cifra-se em mais de 180, abrangendo um número bem superior a 500 odivelenses. Por trás destes tristes números está, inequivocamente, a crise.
Mas esta crise tem ainda um outro efeito pernicioso e que nos tem colocado novas e grandes dificuldades - a diminuição dos donativos por parte das famílias e das empresas ao Banco Alimentar e às associações que prestam este tipo de apoio. Esta descida começa a ter dimensões preocupantes. Por exemplo, este mês o MOC recebeu do BA apenas seis pacotes de cereais para 112 crianças (!!!) e no mês de outubro recebeu um total de 70 litros para distribuir pelos mais de 180 agregados familiares que apoiamos.
A culpa não é do BA, não é das empresas e dos particulares que fazem donativos, muito menos do MOC. Todos estes fazem o que podem. E repito - por trás de tudo isto está a crise que atravessamos.
É por isso que deixo aqui um APELO AOS ODIVELENSES - que voltem a mostrar, como já mostraram tantas vezes, que são cidadãos de alma verdadeiramente solidária, que apareçam nas superfícies comerciais envolvidas e que contribuam, mesmo que seja com o mais singelo bem alimentar! Há conterrâneos nossos que estão a passar dificuldades e que precisam de nós.
Aquilo que faz de nós humanos é o que nos une e não o que nos divide.
Apareça, contribue, ajude - porque TODOS FAZEMOS FALTA!
Fernando Sousa Silva
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
ANDEBOL: INFANTIS DO GINÁSIO VENCERAM OS BELENENSES
A segunda equipa dos encarnados será o próximo adversário dos odivelenses em partida a contar para a 3ª jornada da prova e marcada para o dia 7 de dezembro às 18 horas, no Pavilhão da Quinta de Marrocos, em Lisboa.
ODIVELAS RECORDA AS GRANDES GUERRAS EM EXPOSIÇÃO
A Câmara Municipal de Odivelas inaugura, no dia 01 de dezembro, segunda-feira, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Exposição "Recordar as Grandes Guerras".
A exposição em causa, patente até ao dia 31 de dezembro, aborda a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um tema de grande importância que afetou a sociedade europeia a vários níveis e teve um impacto a nível mundial.
Estas duas grandes guerras mundiais foram responsáveis por grandes alterações no mundo, tendo repercussões no século XX. A primeira grande guerra teve como consequência a desintegração de quatro impérios: o otomano, austro-húngaro, o alemão e o russo. A segunda provocou uma rutura, dividindo o mundo em duas alianças militares internacionais, a Nato e o Pacto de Varsóvia. Importa referir que para além dos impactos políticos, há que não esquecer que ambas as guerras foram atrozes a nível humano, dizimaram 50 milhões de vidas de militares e de civis.
A memória destes factos encontra-se espelhada nas obras de artistas plásticos, que farão parte integrante da exposição "Recordar as Grandes Guerras".
"UM DIA DE VERDADE" DE NEO ONE EON COM APRESENTAÇÃO MARCADA PARA ESTE SÁBADO NA BIBLIOTECA
A Biblioteca Municipal D. Dinis apresenta no próximo dia 29 de novembro, às 16h, o livro "Um Dia de Verdade", de Neo One Eon, um artista nascido no Rio de Janeiro, Brasil.
A apresentação desta obra consiste na dinamização de uma atividade de leitura orientada através da encenação do primeiro capítulo. Durante a leitura são destacadas palavras-chave do livro que darão lugar à reflexão e ao debate de temas como teoria, prática, conhecimento, sabedoria e iniciativa, despertando a curiosidade e interesse dos presentes para a leitura. Num segundo momento desta atividade, os participantes são convidados a ler poemas/passagens poéticas com a interação do autor.
Neo One Eon nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, Brasil. Cresceu em Copacabana, onde escreveu os seus primeiros poemas e canções. Atuou como ativista cultural, músico, poeta e escritor em várias regiões. Em 2013, lançou o seu primeiro romance, «Um Dia de Verdade», e realizou uma tournée literária por escolas do interior do estado do Rio Grande do Sul e participou em diversos eventos literários, como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a Feira do Livro de Porto Alegre, esgotando em poucos meses a primeira edição do livro e levando-o a lançar a edição portuguesa em 2014. Já apresentou o projeto Um Dia de Verdade em mais de 50 escolas das regiões sul e sudeste do Brasil e foi premiado em diversos concursos literários
Opinião Cruzeiro: Quem te avisa.
Quem te avisa…
Refere o artigo 89.º, do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação que:
«1 - As edificações devem ser objecto de obras de conservação pelo menos uma vez em cada período de oito anos, devendo o proprietário, independentemente desse prazo, realizar todas as obras necessárias à manutenção da sua segurança, salubridade e arranjo estético.
2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, a câmara municipal pode a todo o tempo, oficiosamente ou a requerimento de qualquer interessado, determinar a execução de obras de conservação necessárias à correcção de más condições de segurança ou de salubridade ou à melhoria do arranjo estético.
3 - A câmara municipal pode, oficiosamente ou a requerimento de qualquer interessado, ordenar a demolição total ou parcial das construções que ameacem ruína ou ofereçam perigo para a saúde pública e para a segurança das pessoas.
4 - Os actos referidos nos números anteriores são eficazes a partir da sua notificação ao proprietário.»
Refere o artigo 91.º, do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação que:
«1 - Quando o proprietário não iniciar as obras que lhe sejam determinadas nos termos do artigo 89.º ou não as concluir dentro dos prazos que para o efeito lhe forem fixados, pode a câmara municipal tomar posse administrativa do imóvel para lhes dar execução imediata.
2 - À execução coerciva das obras referidas no número anterior aplica-se, com as devidas adaptações, o disposto nos artigos 107.º e 108.º»
Importa que todos percebamos o nosso papel na conservação do edificado. Se, por um lado, os proprietários têm o dever de manter os seus imóveis de forma a garantir a integridade estética, funcional e de segurança destes, por outro, compete aos Municípios o exercício dos deveres de controlo, fiscalização e em último caso de intervenção coerciva, por recurso ao instituto da posse administrativa, sempre que o estado de qualquer imóvel ofereça perigo para a saúde pública e para a segurança das pessoas.
Assim sendo, mesmo verificando-se a manutenção das condições estéticas, constatamos nós e constatou o dono que o muro sito na Rua da Luz, perpendicular à Avenida D. Dinis, encontra-se em perigo de queda. Ora, tratando-se de um muro com uma altura igual ou superior a 2 metros, existente numa artéria estreita, será fácil de perceber que se ocorrer a respectiva queda, poderemos vir a lamentar por vítimas. |
Fica claro que os órgãos competentes, quanto antes, deverão promover a correcta avaliação do efectivo perigo de queda do muro em causa, bem como de outros casos similares.
Se nada se fizer, poderemos vir a lamentar por vítimas. O caso da queda da Ponte Hinzte Ribeiro, em Entre-Os-Rios tem de nos deixar despertos para o enorme custo humano que poderá ser pago, por simplesmente “deixarmos andar”.
Quem te avisa, teu amigo é….
26/Novembro/2014
Paulo Bernardo e Sousa
Politólogo
terça-feira, 25 de novembro de 2014
CHEIAS DE 1967: PASSAM HOJE 47 ANOS SOBRE A NOITE TRÁGICA
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
FUTSAL: Resultados deste fim de semana
"START IN ODIVELAS - INCUBADORA DE EMPRESAS" PRIMEIROS SEIS CONTRATOS SÃO ASSINADOS AMANHÃ
ODIVELAS: A ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE EM PLENÁRIO ESTA QUINTA-FEIRA
Dura Lex Sed Lex
Nos últimos dias fomos bombardeados com escândalos como o BES, os Visto Gold e a detenção de José Sócrates, quando ainda estávamos a remoer o BPN, o Face Oculta e os Submarinos.
De escândalo em escândalo a sociedade portuguesa está doente.
Mesmo assim, temos sempre alguma dificuldade em aceitar a condenação de pessoas com quem simpatizamos e a mesma dificuldade continua, quando vemos alguns em liberdade por "incúria" das respetivas autoridades.
As redes sociais ajudam-nos a perceber este efeito.
Os comentários são díspares mas são essencialmente tendenciosos. Os dois casos que ultimamente atravessaram a sociedade portuguesa, são, a prova provada, de que a justiça tem para alguns uma cor. A cor partidária.
São os chamados justiceiros com telhados de vidro.
Deparamos com situações no mínimo caricatas. Numa semana a opinião é diferente, se as pessoas em causa forem ou não "da nossa cor". Ninguém se preocupa em saber se o ministro estava ou não envolvido, ninguém se preocupa em saber se o ex-primeiro ministro praticou ou não atos ilícitos, estamos é preocupados em defender o que não defensável o que não é ético!
Estamos no mau caminho, trilhamos tempos difíceis para a política, pois a imagem que passa é péssima e as pessoas estão cansadas de tanta falta de valores pelos atores dessa mesma política.
Passos Coelho e António Costa fizeram afirmações a propósito deste tema, este fim de semana, que são de louvar.
Ponderadas e sensatas, pois, ninguém está acima da lei.
Apesar de a mesma ser dura!
domingo, 23 de novembro de 2014
TERÇA FEIRA HÁ "SERÃO DE VOLUNTARIADO" NO MOC
Nesta época de natalícia seja ainda mais solidário. ocupando um pouco do tempo do seu serão em convívio com os voluntários do MOC.
Apareça nas instalações do MOC no Mercado de Odivelas, na próxima terça feira, dia 2, pelas 20.45 horas
Ajude a ajudar. Seja um cidadão solidário.