Sábado passado realizou-se um cordão humano pela manutenção do Instituto de Odivelas.
Algumas centenas de pessoas marcaram presença e deram as mãos pela luta que o concelho vem travando desde que este governo entendeu encerar o Instituto.
Foi visível a presença de antigas alunas e de encarregados de educação, elementos ligados a associações de pais de outras escolas, assim como de pessoas cujo único objetivo da sua presença, era a sua solidariedade com esta luta.
Politicamente, só o Bloco de Esquerda não se fez representar.
Segundo parece, estão contra o "ensino das elites"; logo não aprovam que haja escolas privadas.
É um princípio que respeito mas que não faz qualquer sentido, e eu, estou muito à vontade para o afirmar já que as minhas filhas frequentaram o ensino oficial.
A opção da escola que os seus filhos devem frequentar pertence aos pais e não a uma força politica. Essa liberdade de escolha não pode ser posta em causa, seja porque quem for.
A manutenção do Instituto de Odivelas impõe-se por diversos motivos.
Primeiro, pela excelência do ensino praticado o Instituto é das três escolas militares a que melhores resultados tem e figura sempre nos primeiros lugares do ranking do ensino secundário, é a que tem melhores instalações e o que tem menos custos de manutenção.
Segundo, pela matriz histórica que a sua presença traz a este concelho, uma instituição com mais de 100 anos de existência não pode ser deixada ao abandono por quem gosta deste concelho.
Estes foram os motivos que me fizeram participar no cordão humano no passado sábado, onde encontrei amigos e cumprimentei quem me quis cumprimentar!
0 comentários:
Enviar um comentário