quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Opinião Cruzeiro: O PDM de Odivelas, o Holocausto e a Grécia

O Plano Diretor Municipal de Odivelas

Infelizmente, por motivos de saúde, não pude comparecer na sessão de esclarecimento que se realizou na minha freguesia, na Ramada, ontem, dia 28. Mas conto poder aparecer na sessão final que se realizará no dia 5 de fevereiro, nos Paços do Concelho.

Ainda assim, volto a renovar o apelo à participação cívica neste processo, e que já foi feito aqui há umas semanas .

É o futuro do nosso concelho que está em discussão, é a nossa qualidade de vida que está em causa. A questão é demasiado importante para não ter a sua opinião.

Informe-se, participe, intervenha, discute. Neste link: http://www.cm-odivelas.pt/index.php/componente-favoritos/discussao-pdm, encontra um bom ponto de partida.

 

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Infelizmente aconteceu. É incontornável. O Holocausto marca a última fronteira da estupidez, da mesquinhez e da maldade humana.

Infelizmente, temos o dever de o recordar. Não só porque aconteceu mas também porque, desafortunadamente, continuam a acontecer Holocaustos neste nosso mundo que ainda está muito longe de ser justo.

Há que recordar o Holocausto, há que refletir sobre ele e ter a capacidade de não o deixar repetir. Nunca mais.

Contudo, espanta-me o desconhecimento que as gerações mais novas têm do Holocausto. Espanta-me mas também - e acima de tudo - preocupa-me. Se esta terrível memória se atenuar ou perder como poderemos garantir que não se repetirá?

Deixo uma sugestão às nossas autarquias, nomeadamente à Câmara Municipal, para que seja feito um esforço no sentido de dar a conhecer junto das nossas crianças e jovens esse horroroso acontecimento.

Porque esquecer o Holocausto é abrir a porta à sua repetição. E isso não pode acontecer. Nunca mais, repito.

 

Grécia

Perante a recente e soberana manifestação da vontade do povo grego de mudança do rumo político, divido-me um pouco entre a esperança e alguma reserva.

Eu quero acreditar no sucesso desta nova "via grega" visto que o caminho de austeridade até agora seguido não tem apresentado qualquer resultado positivo concreto, nomeadamente ao nível da qualidade de vida dos cidadãos. Contudo, reconheço que o caminho apontado por Tsipras está pejado de obstáculos, dificuldades e problemas. A tarefa afigura-se hercúlea mas desejo, a bem dos cidadãos europeus, que seja cumprida com sucesso.

Ainda assim, e apesar de não saber se o Syriza será o salvador dos povos europeus, há que dizer que voltou a respirar-se um pouco de esperança, elemento essencial para a estabilidade democrática. E - mais importante - muitos perceberam, de repente, que, em democracia, o soberano é o povo.

 

Fernando Sousa Silva

Sociólogo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

"CONVERSAS COM PRINCIPIO E FIM" À VOLTA DA CIVILIZAÇÃO E DO REINO MINERAL


Janeiro é tempo de gripe e este ano está terrível, mas mesmo assim, 57 Tertulianos estiveram presentes na Tertúlia Civilização e Reino Mineral, com o escritor Luís Vendeirinho, que se realizou esta tarde no Salão da Sociedade Musical Odivelense.
Aprofundámos a teoria de que tudo nasce da terra e que os minerais têm um papel preponderante nas nossas vidas.
Os Jograis do Marquês do nosso amigo António Silva divertiram-nos com as "Tias" na atualidade política.
A Ilda Carrola, canta e encanta pela simplicidade e naturalidade com que participa na Tertúlia cantando para amigos.
A Maria Melo têm sempre um poema a propósito, o seu espólio é tão lato que de qualquer tema ela tem um poema "e se não tiver faz" e o seu poema da "pedra " encaixou mesmo bem .
O Kim Marques é profundo no que escreve os seus primeiros passos já lá vão, agora ouvimos um vozeirão de palavras com sentido e harmonia.

Carlos Moura


"ODIVELAS NOTÍCIAS" AMANHÃ NOS PONTOS DE LEITURA HABITUAIS

Estará disponível às primeiras horas da manhã de amanhã nos pontos de leitura habituais a edição semanal do "Odivelas Notícias".

São títulos de primeira página nesta edição o regresso à normalidade na Comunidade Emaús de Caneças, o Concerto de Ano Novo da Sociedade Musical Odivelense, a cerimónia do 7º Aniversário do Movimento Odivelas no Coração e a entrega de prémios do Concurso de Montras de Natal em Odivelas, Pontinha e Famões.


AMANHÃ OS CRAQUES DO FUTSAL VÃO À ESCOLA


Amanhã, dia 29, às 15 horas, os jogadores do futsal do Sporting Clube de Portugal João Benedito e Paulinho, acompanhados pelo treinador do futsal sénior do clube, Nuno Dias, vão estar presentes na Escola Básica/ Jardim-de-infância Maria Lamas, em Odivelas, para apoiar o Torneio de Futsal da escola e incentivar à prática da modalidade junto da comunidade escolar.

 

Este torneio está inserido no Programa da Atividade Física e Desporto na Escola, da Câmara Municipal de Odivelas.

 

Está ainda prevista a distribuição de convites aos alunos da EB/JI Maria Lamas, para que possam assistir ao jogo do próximo fim-de-semana Sporting x Rio Ave, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


"VOCÁLISE" VAI ENCANTAR SESIMBRA

O grupo coral e de expressão cénica "Vocálise" da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças vai abrilhantar a cerimónia de comemoração dos 40 anos do jornal "Raio de Luz", que se realiza este sábado, a partir das 15.00 horas no Auditório do Centro de Estudos Culturais e Ação Social Raio de Luz, em Sampaio, Sesimbra.

A atuação do grupo do Concelho de Odivelas que preencherá integralmente o programa musica do evento está prevista para as 14.30

LFS

MARÇO TRAZ LIGAÇÃO DIRETA ENTRE A PONTINHA E O HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO

O anúncio foi feito esta manhã durante a Reunião (pública) da Câmara Municipal de Odivelas, onde se ficou a saber que a partir de dia 2 de março, segunda-feira, a Rodoviária de Lisboa passará a ligar diretamente a Pontinha ao Hospital Beatriz Ângelo e a ter circulações diárias no interior do recinto hospitalar.

A linha 925 da R.L. não sofre qualquer alteração de percurso e passará a ser operada com viaturas mini-bus, semelhantes às que operam na linha "Voltas" e face ao novo modelo do material circulante afeto a esta carreira, passará a circular diariamente pelo interior do recinto hospitalar. A tarifa de bordo será de 2,25, ou de 1,37 no caso de optar pela aquisição de pré-comprado.

As carreiras 204 e 206 fundem-se numa só, que passará a ter a designação de 206 e que terá um trajeto semelhante, visto haver até uma sobreposição de percurso das duas linhas entre as Patameiras e Odivelas. A nova linha liga a estação do Metropolitano ao Bairro da Urmeira, em Loures, via Flamenga e Ponte de Frielas, com paragem no exterior do Hospital Betariz Ângelo e aos domingos é prolongada até à zona comercial de Loures.

A grande vantagem desta alteração é evitar o transbordo, reduzindo assim o custo da deslocação para quem se desloca para o Hospital a partir da zona entre a Pontinha e Patameiras, incluindo Famões. O custo do bilhete será de 3, 25 euros, contra os 6,50 atuais considerando o transbordo e de 1.37, contra os atuais 2,74 no caso de optar por pré-comprado.

A RÁDIO CRUZEIRO acompanhará e desenvolverá esta notícia no sentido de perceber, para poder informar sobre se as frequências e horários da nova linha a criar se adequam às necessidades da população.

Estas alterações, só agora conseguidas face à insistência do Município junto da transportadora chegam numa altura em que grande parte da população da Pontinha tem preferência pela sua deslocação ao Hospital de Santa Maria, mais perto e de mais fácil acesso, enquanto que a  área territorial da ex-freguesia de Olival Basto continua a não ter acesso direto ao Hospital Beatriz Ângelo, no que diz respeito à rede de transportes públicos.

LFS


ASSEMBLEIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DA RAMADA E CANEÇAS REALIZA-SE EM CANEÇAS

Amanhã realiza-se uma Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Ramada e Caneças. Ao invés do que nos foi inicialmente informado e que a RÁDIO CRUZEIRO noticiou, referida a Assembleia realiza-se em Caneças, e não na Ramada, nas  instalações da Junta da União de Freguesias, sitas na rua da República, nº 131, naquela vila.

LFS


Opinião Cruzeiro: Não Matarás!

Para alguém educado em ambiente de matriz cristã, o decálogo é sem dúvida muito mais do que um mero normativo pois assume-se como bitola cultural e moral. É indubitável que a leitura reduzida do decálogo nos remete para dois domínios, o do respeito ascético e o do respeito pelo próximo/outro.

É o 5.º Mandamento que nos obriga sem margem, sem excepções, ao respeito máximo pelos outros quando, sem apelo nem complicações e da forma mais simples que se pode legislar impõe: “Não Matarás!

Simples, não?

A grande referência legislativa ocidental, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, adoptada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 217A (III) de 10 de Dezembro de 1948, no seu artigo 3.º dispõe que: «Todo o indivíduo tem direito à vida». Aqui, o paradigma muda, pois centra-se no direito individual da vida em detrimento da salvaguarda da vida de outrem.

Ainda assim, a Constituição da República Portuguesa consegue, mesmo recorrendo a extensão textual maior, ser mais feliz, pois descentra o conceito do indivíduo e, em abstracto, pretende garantir o direito à vida, dispondo no seu art.º 24.º, que:

« 1. A vida humana é inviolável.

2. Em caso algum haverá pena de morte.»

Aqui chegados, fica claro que aquilo que amiúde apelidamos de civilização ocidental, procura o primado da vida, rejeitando concomitantemente aceitar a morte como possível nas relações humanas.

Parece assim, que o primado da vida é o valor maior da nossa cultura. Mas, quando abro os livros da História vejo matanças e a exaltação dos matadores de momento (especialmente os que foram considerados vencedores, os Heróis carniceiros). Os filmes, as séries infantis e juvenis de sucesso a que acedemos incluem uma boa dose de pancadaria, tiros, mortos e “Heróis de Acção”. Se abro os jornais ou os telejornais o que é notícia? A morte.

A matança rodeia-nos com o seu cheiro pérfido e pútrido que parece enamorar-nos e, em simultâneo, dá-nos repulsa.

Temos de decidir se insistiremos nesta cultura de morte, seguida da indulgência das nossas consciências, assente em valores como o primado da vida, que parece pertencer ao nosso quadro de crenças, mas que somos incapazes de praticar em pleno.

Esta dualidade é perigosa, pois amiúde nos tem pregado partidas que nos têm saído bem caras ao longo da História e da história das nossas vidas. Desde a chamada violência doméstica à violência de massas, a escolha é ampla.

Nos 70 anos de libertação do complexo de campos de extermínio nazi, conhecidos por Auschwitz, recordo que o ignorar deste preceito sagrado “Não Matarás!”, muito por conta da associação a um conjunto de outras desvalorizações humanísticas, assentes em ideais que romperam com a religião (Re-ligação) a Deus, a Alá, a um plano ascético, levaram aqueles homens “superiores” a cometer uma barbárie indescritível sobre outros seres humanos.

É tão simples! Não Matarás! Não tem nada de complicado.

Associado ao “Não Matarás!” vêm outros deveres, como a necessidade de agregarmos interesses, vontades, diferenças e ao invés de impormos um status, deveremos fazer aquilo que filosoficamente Kant apelidou de síntese. A síntese, resulta da fusão da tese com a sua antítese, não da anulação dos menos bem equipados de argumentos.

Se procurarmos o concerto, procuraremos aquilo que em gestão se chamam solução do tipo “win-win” e aí nunca nos veremos na condição extrema de considerarmos que a solução possível é do tipo “win-loose” ou “loose-loose” onde só encontraremos a “Solução Final” e essa só se faz por recurso ao extermínio (mais ou menos permanente), à eliminação, à Morte!

Apartemo-nos pois desta cultura de morte nos seus aspectos mais imediatos e até lúdicos e edifiquemo-nos em Paz e em Concerto.

Dá trabalho!? Certamente!

É impossível, dirão uns! É utópico, dirão outros! Albert Einstein preconizou que «o impossível existe até quando alguém duvide dele e prove o contrário». Não muito diferente do que nos deixou Max Weber quando afirmou que «o homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível».

É certo que a Paz e o Concerto exige tempo e o hábito de pensar e procurar o Bem para si e para o seu semelhante, sendo certo que, como defendia Henry Ford, «pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele». Pois, esforcemo-nos!

28/Janeiro/2015

Paulo Bernardo e Sousa

Politólogo

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

JOÃO ANTÓNIO TOMOU POSSE COMO NOVO RESPONSÁVEL PELA SECÇÃO DO P.S. EM ODIVELAS

Depois das eleições realizadas ainda no ano passado, teve lugar, mais recentemente a cerimónia de tomada de posse de João António como novo responsável da secção do Partido Socialista, em Odivelas, à qual se candidatou sob o lema "Continuar a Vencer por Odivelas".

João António,atual Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Odivelas, presidiu já à Concelhia da Juventude Socialista de Odivelas, à Juventude Socialista da F.A.U.L, do P.S. foi secretário da organização nacional dos jovens socialistas e membro da Comissão Politica Nacional do seu partido e sucede agora a Nuno Gaudêncio, atual Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, que transita para a presidência da Mesa da Assembleia Geral de Militantes sucedendo ao histórico militante socialista Edgar Dias Valles.

A posse dos novos 18 membros do Secretariado e dos 6 elementos da Mesa da Assembleia Geral de Militantes foi dada pelo Presidente da concelhia Hugo Martins, num ato em que marcaram presença Marcos Perestrello, Presidente da F.A.U.L. e o deputado Pedro Nuno Santos.


No seu discurso de tomada de posse João António deixou claro que pretende "....desenvolver um trabalho de continuidade, e por isso mantenho a maior parte da equipa anterior da qual também fazia parte..." pretendendo "...desenvolver um trabalho de proximidade com os militantes..." e colocando o foco na comunicação com a estrutura, que no seu entender deve ser "...melhorada e mais frequente..."

LFS

 

 

 

 


 

ODIVELAS: AMANHÃ HÁ REUNIÃO DE CÂMARA

Realiza-se amanhã, a partir das 9.30, nos Paços do Concelho, na Quinta da Memória,  a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas.

A reunião é pública e observará a seguinte Ordem de Trabalhos:
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA 

II

APROVAÇÃO DE ATAS

 

1.1 – Aprovação da Ata da 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, realizada a 07 de junho de 2011 e da 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, realizada a 04 de junho de 2014.

 

II

ORGANIZAÇÃO

E FUNCIONAMENTO DO MUNICÍPIO

 

2.1 – Proposta de Integração do Saldo de Gerência Orçamental no Mapa de Fundos Disponíveis. Aprovação de Mapa de Fluxos de Caixa 2014.

 

2.2 – Faturação da Prestação de Serviços SIMTEJO 2013 - Pagamento fatura de dezembro de 2013 e nota de crédito.

 

2.3 – Faturação da Prestação de Serviços SIMTEJO 2014 - Pagamento fatura de dezembro de 2014.

 

2.4 – Faturação da Prestação de Serviços SIMTEJO 2015 - Cabimento e Compromisso Anual para 2015.

 

2.5 – Proposta de Revisão do Regulamento de Hortas Urbanas.

 

III

PROCESSOS MUNICIPAIS E DE PARCERIA E PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO

 

3.1 - Proposta de Acordo de Cooperação a celebrar entre o Município de Odivelas e a Rodoviária de Lisboa no âmbito da DCTPCB - Centro Cultural Malaposta.

 

3.2 - Proposta de Protocolo de Colaboração a celebrar entre o Município de Odivelas e a Associação de Ténis de Lisboa.

 

3.3 - Proposta para Workshop: Benefícios do Reiki em Jovens, realizado no âmbito do Plano de Atividades da Biblioteca Municipal D. Dinis.

 

3.4 - Proposta para Workshop: Técnicas de Animação e Dinâmicas de Grupo Aplicadas à Terceira Idade, realizado no âmbito do Plano de Atividades da Biblioteca Municipal D. Dinis.

 

3.5 – Proposta de Realização da 4ª Oficina de Escriadores – "E a Língua Portuguesa Deixará de ser Traiçoeira", no âmbito do Plano de Atividades da Biblioteca Municipal D. Dinis.

 

IV

SUBSÍDIOS E COMPARTICIPAÇÕES

 

4.1 - Associação Comunidade Lusófona - Proposta de Cedência de Transporte Municipal para Excursão à Serra da Estrela, no dia 14 de fevereiro de 2015.

 

4.2 - Sociedade Musical e Desportiva de Caneças – Grupo "Vocálise" - Proposta de Cedência de Transporte Municipal para o dia 31 de janeiro de 2015.

 

V

PROCESSOS PARTICULARES



PONTINHA: NOVAS INSTALAÇÕES DA BIBLIOTECA VÃO SER INAUGURADAS NA QUINTA-FEIRA

Está marcada para as 11 horas desta quinta-feira a inauguração do novo espaço do Pólo da Pontinha, da Biblioteca Municipal D.Dinis.

As novas instalações situam-se na Rua Heróis de Mucaba, junto à Escola Secundária Braamcamp Freire e estão equipadas com um fundo documental de cinco mil livros disponíveis para consulta num espaço mais adaptado.

Para a inauguração, que será celebrada pela Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, foram também convidadas, as crianças do 1º ciclo da Escola Básica Mello Falcão, que vão assistir no momento, a uma sessão da "Hora do Conto".

LFS

ANDEBOL: INICIADOS - UMA VITÓRIA A "ABRIR O APETITE" PARA O "DERBY"

CAMÕES 22, GINÁSIO DE ODIVELAS 25

Com o derby regional adiado para o próximo dia 28 de Janeiro, às 20h45 no Pavilhão Municipal de Odivelas diante do GS Loures, o GCO deslocou-se este domingo ao pavilhão Moniz Pereira par defrontar o CDE Camões referente à 4ª jornada do Grupo II do Campeonato Nacional da categoria.

Num jogo entre equipas de nível semelhante o GCO contou com a ajuda de alguns Infantis para compor a equipa e levar de vencida um adversário que por tradição é muito complicado no seu reduto. Uma vitória difícil mas muito saborosa e merecida para todos os nossos atletas que durante a semana trabalham no sentido de evoluírem no caminho certo para o sucesso.

Com esta vitoria o GCO sobe para o 6º lugar agora com 5 pontos e -1 jogo. Na próxima 4ª feira, o GCO acerta o calendário às 20h45 recebendo o GS Loures no Pavilhão Municipal de Odivelas.

Contamos com o teu APOIO!!!

Ivo Ramos

ANDEBOL: INFANTIS - CAMPEONATO REGIONAL

ALMADA 25, GINÁSIO DE ODIVELAS 21

Ainda não foi desta que os nossos infantis se estrearam a vencer nesta fase final, no entanto e perante um adversário ao seu nível o GCO bem tentou contrariar a estatística, mas não foi suficiente acabando por perder o encontro frente ao Almada por 25-21.

Na próxima jornada o GCO desloca-se até ao pavilhão do Ginásio do  Sul, num jogo a contar para a 4ª jornada da Fase Final do Campeonato Regional, e que está agendado para o dia 31 de Janeiro às 17h00 no Pavilhão do Ginásio do Sul.

Ivo Ramos


"MORTOS PESAM MAIS"

Trata-se de um espetáculo escrito por Flávio Gil e Paulo César que anda à volta de uma sátira de humor negro, onde a brincar se fale de coisas muito sérias.

Com Flávio Gil, Milou Amaral, Paulo César e a homenageada Paula Ribas.

Amanhã no BARTÔ do CHAPITÔ, a partir das 22.00 horas e com bilhetes a 5 euros

LFS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MORREU DEMIS ROUSSOS

Demis Roussos faleceu durante a manhã de ontem, aos 68 anos num hospital de Atenas e não sendo ainda conhecidas as causas da sua morte sabe-se que, há muito que o cantor se debatia com graves problemas de saúde.
 
De seu nome completo Artemios Ventouris Roussos, depois abreviado para Demis Roussos, nasceu no Egipto, no seio de uma família expatriada que, depois de ter perdido tudo quanto possuía na sequência da crise do Canal Suez, foi viver para a Grécia, tinha então o cantor 15 anos.
 
Já com a responsabilidade de sustentar a sua própria família, Demis Roussos funda a sua primeira banda "The Idols" aos 17 anos e ainda antes de iniciar a sua carreira a solo integrou os "Aphrodite's Child".
 
Durante a sua carreira Démis Roussos vendeu mais de 60 milhões de L.P.s em todo o mundo. "Goodbye my love, goodbye" será de entre os seus inúmeros êxitos o mais conhecido e também o melhor conseguido.
 
"Goodbye", ou antes, "Au Revoir", Démis Roussos


LFS

Movimento Odivelas no Coração

Sete anos.

Já passaram todos estes anos desde que em 2008, um conjunto de Odivelenses sentados á mesa, resolveram fundar um movimento.

O Gonçalves, o Lourenço, o Vitor, o Jorge e a Lurdes conjuntamente com este vosso amigo pensaram: Odivelas precisa de um abanão.

E, que abanão!

O aparecimento de um movimento político de cidadãos, empenhados em concorrer lado a lado com os partidos políticos instalados, não foi visto com bons olhos por nenhum deles.

O resto da história (ainda existe muita historia que não é publica) já todos nós conhecemos: conseguimos mais assinaturas do que as necessárias, mas depois o Tribunal disse não.

(Todos os partidos, da direita à esquerda, dizem que querem reformular o sistema, blá, blá blá pardais ao ninho……….. mas para se concorrer a eleições autárquicas são precisas mais assinaturas do que para Presidente da Republica. ……………..e dizem "isto" há anos !!!!!!)

Mudança de rumo e o movimento ganha um cariz social por decisão da sua Direção de então.

Novos horizontes e novas conquistas, que passo a passo fomos dando no apoio a cada vez mais odivelenses atingindo já neste momento mais de 180 famílias!

Uma palavra de apreço para todos os voluntários que até hoje nos têm ajudado.

Para muitos odivelenses que sempre nos apoiaram e para a Camara Municipal e a Junta de Freguesia de Odivelas pois sem a ajuda destes não tinha sido possível.

Aqui também umas linhas de apreço para a Direção atual do MOC, que soube reconhecer exatamente essa ajuda e atribuiu-lhes (Camara Municipal e Junta de Freguesia) este ano dois dos três Corações Solidários.

Vivi intensamente o MOC nos primeiros 4 anos de vida.

Atualmente, ainda tenho responsabilidades acrescidas como Presidente da mesa da assembleia geral, mas acho que chegou a altura de outros (e existem tantos) continuarem este caminho nunca perdendo eu de vista como vai a atividade do MOC.

Foi bonita a festa, pá!

(resolvi incluir esta foto pois tenho a meu lado 2 fundadores do MOC que estiveram presentes no passado sábado, e que me dão a honra de serem meus amigos: Joaquim Lourenço e Vitor Peixoto)


ODIVELAS: OS VEREADORES DA C.D.U. VÃO VISITAR O BAIRRO DO OLIVAL DO PANCAS

No seguimento do trabalho de recolha de informação que sido desenvolvido no âmbito da "Rota das Desigualdades", os vereadores da C.D.U. vão visitar o Bairro do Olival do Pancas, na zona territorial da União das Freguesias da Pontinha e de Famões, na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 15.30.

A visita a este bairro vem na sequência de outras já realizadas nos bairros de Santa Maria,, Barruncho e Mário Madeira.

LFS

ANDEBOL: FOI UM FIM-DE-SEMANA POSITIVO PARA O GINÁSIO

          

 


Os Bambis/Minis do Ginásio Clube de Odivelas participaram naquela que foi a 13ª Edição dos "Encontros de Outono" e venceram os três jogos em que participaram.

Ginásio 25, Camões 4
Ginásio 23, Ginásio Clube Sul 17
Ginásio 19 Ginásio Clube Sul "B" 2

Os Infantis do Ginásio Clube de Odivelas jogaram para o grupo 1 do Campeonato Regional e foram derrotados na Margem Sul pelo Almada, com o resultado final de 25-21

Melhor estiveram os iniciados que venceram na visita ao recinto do Camões, por 22-25, em partida a contar para o grupo II do Campeonato Nacional

A equipa de juvenis do Ginásio Clube de Odivelas, à semelhança dos infantis também atravessou o Tejo para visitar e vencer o Almada, por 20-41. A partida contou para o grupo II do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, onde a equipa de Odivelas ocupa agora o 3º lugar com 15 pontos.

Finalmente os juniores do Ginásio, também a jogarem na Margem Sul e frente ao Almada, não deram seguimento aos resultados alcançados pelos mais pequenos e acabaram derrotados por 40-33. A equipa de Odivelas ocupa agora a 4ª posição com 17 pontos contabilizados.


LFS

domingo, 25 de janeiro de 2015

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. ELIMINADO DA TAÇA DE PORTUGAL NOS OITAVOS DE FINAL

A equipa feminina do C.A.C. foi esta tarde eliminada da Taça de Portugal ao ser derrotada na Pontinha pelo Ouriense, por 0-5, resultado que se aceita, embora por números exagerados e que espelha as diferenças entre uma equipa bastante jovem a militar no Campeonato de Promoção e a maior experiência das visitantes, que para quem não sabe, são as atuais detentoras do troféu, as atuais campeãs nacionais e as atuais primeiras classificadas no Campeonato Nacional.

A lei do mais forte registou-se praticamente em todos os campos onde se jogou para os oitavos de final da Taça de Portugal, com as equipas do Campeonato Nacional a eliminarem, com maior ou menor dificuldade, as "sobreviventes do Campeonato de Promoção. A exceção foram as raparigas de "Os Belenenses" que, em Lisboa, afastaram o Leixões, da divisão superior.

Mesmo assim a equipa do C.A.C. foi até onde seria possível ir nesta edição da Taça de Portugal e fica agora com toda a atenção centralizada no Campeonato de Promoção, onde na série D é terceira classificada, atrás do Guia e das azuis do Restelo.

LFS

FUTEBOL/ INICIADOS: C.A.C. "B" DÁ "CHAPA 4" AO ATLÉTICO

Com o Campeonato Nacional ainda parado e a aguardar o início da segunda fase, jogou-se esta manhã apenas para a 14ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados, com o destaque da jornada a seguir para a equipa do C.A.C. "B" que derrotou na Pontinha o Atlético por 4-0, subindo assim ao quinto lugar da série 2, em igualdade pontual com o 4º e apenas a dois pontos do 3º, que é o Sporting C.

Saiba os resultados obtidos pelas equipas do Concelho de Odivelas:

DIVISÃO DE HONRA
Tenente Valdez 0, Encarnação e Olivais 2
O Tenente Valdez é 16º com 2 pontos
próxima jornada: 01/02
C.I.F. - Tenente Valdez (9.00)

1ª DIVISÃO
C.A.C. "B" 4, Atlético 0
O C.A.C. é 5º com 26 pontos
próxima jornada: 01/02
Oriental (15º)- C.A.C. "B" (11.00)

2ª DIVISÃO
Caneças 1, Frielas 3 (série 3)
O Caneças é 14º com 7 pontos
Tenente Valdez B 0, Santa Maria 2 (série 4)
O Santa maria é 4º com 30 pontos e o Tenente Valdez 10º com 17
próxima jornada: 01/02
Sacavenense C - Caneças (9.00)
Santa Maria - Domingos Sávio ( 11.00)
Vitória de Lisboa- Tenente Valdez (11.00)

LFS

FUTEBOL/ INICIADOS: CAMPEONATO NACIONAL RETOMA-SE A 8 DE FEVEREIRO

Está marcada para dia 8 de fevereiro  a disputa da primeira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Iniciados, com o C.A.C. a disputar a série E do play-off de manutenção.

A equipa da Pontinha estreia-se em casa perante o Casa Pia, visita o Belenenses na 2ª jornada, recebe o Almada na 3ª e desloca-se ao Estoril na 4ª jornada. Depois da folga, marcada para a 5ª jornada a equipa da Pontinha entra numa fase de maior exigência com a receção ao Sacavenense e visita ao Real Sport Clube.

O C.A.C. precisará de amealhar o máximo de pontos nos primeiros jogos de modo a poder enfrentar um final de prova com mais tranquilidade, visto ser nessa altura que defrontará os adversários mais cotados.

LFS

ESTÃO DE VOLTA AS "CONVERSAS COM PRINCÍPIO E FIM"

A primeira  tertúlia das "Conversas Com Princípio e Fim" referente a este ano de 2015, realiza-se na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 16.00 horas no salão da Sociedade Musical Odivelense.

Como sempre numa organização de Carlos Moura, a tertúlia deste mês vai abordar o tema "Civilização e Reino Mineral" e conta com o escritor Luis Vendeirinho como convidado palestrante.

LFS

FUTEBOL JUVENIL: TENENTE VALDEZ DE REGRESSO ÀS VITÓRIAS COM UMA GOLEADA

Cumpriu-se esta manhã a 14ª jornada da Divisão de Honra do Campeonato Distrital, com o Tenente Valdez a regressar às vitórias, conquistando a segunda nesta época e logo com uma goleada na visita ao recinto do Encarnação e Olivais, onde venceu por 0-5. A equipa da Paiã subiu ao 14º lugar, com 8 pontos e está ainda a três de um lugar que garanta a manutenção.
O C.A.C. também venceu nesta jornada. Derrotou o Linda a Velha por 2-1 na Pontinha e mantém o 4º lugar, com 28 pontos contabilizados. A equipa da Pontinha está agora apenas a um ponto do terceiro lugar, ocupado precisamente pelo Linda a Velha, que dará direito à promoção aos Campeonatos Nacionais, visto que, os dois primeiros, Sporting B e Benfica B não podem subir de divisão.
No próximo domingo joga-se para a 15ª jornada com o Tenente Valdez a receber o Casa Pia B (11º) e o C.A.C, a visitar o Carregado (8º) Ambos os jogos têm inicio marcado para as 10.30.

Nos outros escalões do Campeonato Distrital de Juvenis registaram-se os seguintes resultados:

1ª DIVISÃO
Torreense 2, Caneças 1 (série 1)
Os Belenanses B 3, C.A.C. "B" 3 (série 2)
O Caneças é 8º com 21 pontos e o C.A.C. "B" 10º com 18 pontos
próxima jornada: 01/02
Caneças - Sacavenense B (10.30)
C.A.C. "B"- Tires (8.45)

2ª DIVISÃO
U.D.Recreio 2, Santa Maria B 2 (série 2)
Santa Maria 1, Loures 0 (série 3)
O Caneças B (série 4) folgou

LFS

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ODIVELAS APROVOU VOTOS DE PESAR

Na sua última sessão a Assembleia Municipal de Odivelas aprovou por unanimidade votos de pesar pelos recentes falecimentos de José Carolino Santos, funcionário do Município e Jorge Carneiro, professor e ativista do movimento S.O.S. Racismo.

As propostas foram apresentadas respetivamente pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda e após a sua aprovação cumpriu-se um minuto de silêncio em memória destes exemplos, recentemente falecidos.

LFS

FORAM ENTREGUES ONTEM OS CORAÇÕES CÍVICOS DO M.O.C.

Foram ontem entregues durante a cerimónia comemorativa do 7º Aniversário do Movimento Odivelas No Coração, os Corações Cívicos referentes ao ano de 2014, uma distinção com que o movimento cívico reconhece anualmente quem o ajuda a desenvolver a sua atividade em prol das famílias mais carenciadas do Concelho de Odivelas.

Desta feita receberam os Corações Cívicos a Câmara Municipal de Odivelas, a Junta de Freguesia de Odivelas e o Supermercado Chapim

LFS

sábado, 24 de janeiro de 2015

Confiança no futuro

Confiança no futuro

Há uns anos a esta parte tenho acompanhado de perto a evolução do Futebol em Portugal e no Distrito de Lisboa em particular.
Com orgulho diria que sou o pai de um projecto jovem no CAC da Pontinha com bastante qualidade.
Estando a meio da terceira época já conquistámos alguns feitos difíceis de conseguir tendo em conta a tenra idade das atletas inseridas num contexto sénior.
Infelizmente temos tendência a menosprezar o trabalho dos outos ou a não dar valor à obtenção de bons resultados.
Será por inveja?
Será um problema cultural?
Por vezes damos muito mais valor à calúnia e a quem por falta de carácter tudo critica sem nada fazer.
Em primeira análise os resultados não eram o obejctivo principal deste projecto mas não se consegue viver sem eles e é deles que todos dependemos.
Por mérito próprio num dos maiores torneios da Europa, o Ibercup fomos por três vezes a melhor equipa de sub 17 de Portugal.
Motivo suficiente para sermos os dignos representantes de Portugal no maior Torneio do Mundo de Futebol que se disputa na Suécia, a Ghotia Cup.
Grande orgulho vestir a camisola com a nossa bandeira nacional.
Em duas épocas de existência integrados no campeonato Nacional sénior de promoção estivemos na disputa também por duas vezes de campeão nacional e de acesso à subida para a 1ª divisão Nacional.
Estamos a falar de uma equipa com uma média de idade que ronda os dezassete anos, tendo a jogadora mais velha apenas vinte anos.
A tudo isto chama-se acreditar e apostar na juventude.
Acreditar num projecto sustentado a médio prazo.
Este trabalho teve como resultado prático e individual a chamada a representar a nossa Seleção Nacional de 6 atletas do CAC nos escalões de Sub 16, Sub 17 e Sub 19.
Claro que tenho e sinto orgulho nesta enorme família que tem crescido apoiada em todos os seus membros.
Na época passada fomos vencedores do Distrito de Lisboa, da Zona sul e vice Campeões nacionais de Futebol 7 no escalão de sub 18.
Bom trabalho, penso eu.
Infelizmente uma boa notícia tem dificuldade em ser partilhada, divulgada e difundida. Em contrapartida, um boato ou uma mentira corre mundo num ápice.
Mentes pequenas.
O Futebol feminino não pode e não deve ser uma moda.
O Futebol feminino é um estado de alma, uma paixão!
As mudanças que têm sido operadas recentemente pela AFL e pela FPF têm produzido efeitos muito positivos, reflectindo-se numa nova geração de jogadores com pouco mais de uma dúzia de anos que têm uma enorme qualidade e que nos fazem encarar o fururo com um sorriso na cara.
A criação de escalões de Sub 16 e Sub 19 em Lisboa incentivou muitas atletas a aderir a uma modalidade que tem uma enorme margem de progressão no futuro.
Por vezes oiço que o Futebol é para homens.
Será mesmo?
Pois, pessoalmente não acredito nesta convicção, o Futebol é para ser jogado por todos e por quem quer, independentemente do sexo, da altura, da cor, da raça, da religião ou da condição social.
Hoje assisti a um jogo no complexo desportivo do CAC em que a nossa equipa recebeu o Estoril Praia e saí de lá muito satisfeito.
Tive o previlégio de ver duas equipas de Sub 16 muito jovens com atletas com pouco mais de catorze anos com uma qualidade de jogo e de uma capacidade técnica ou táctica acima da média.
Amanhã o CAC mais uma vez vai fazer história no seu próprio recinto recebendo a equipa Campeã Nacional, o Ouriense para disputar os oitavos de final da Taça de Portugal. Um jogo que não se prevê nada fácil tendo em conta que o adversário é do escalão superior e detentor da troféu em disputa.
De uma coisa tenho a certeza: o CAC  e as suas atletas já são umas vencedoras independentemente do resultado final.
Espero que amanhã esteja uma boa moldura humana a assistir e apoiar as atletas e o Futebol Feminino neste.
O dia prevê-se ser solarengo sendo mais um pretexto para sair de casa com a sua família.
O futuro está assegurado.
Falta fazer muito no Futebol Feminino mas... o caminho faz-se caminhando.
É preciso, acima de tudo, ter confiança no futuro!


FUTEBOL JÚNIOR: CANEÇAS GOLEIA TOJAL E SOBE AO 6ª LUGAR

O Caneças goleou esta tarde o Atlético do Tojal, por 5-0, no Campo da Lapa, em partida correspondente à 15ª jornada e com os três pontos averbados pela vitória conquistada subiu ao 6º lugar da classificação da série 2 da da 2ª Divisão do Campeonato Distrital de Juniores.

A equipa verde contabiliza agora 22 pontos e  tem ao cabo das primeiras 15 jornadas disputadas à sua frente o Despertar, que lidera com 34 pontos, o Aveiras, ainda sem qualquer derrota, com 31, o Arrudense com 25 e o Sanjoanense e Alenquer e Benfica com 24.

No sábado cumpre-se a 16ª ronda, com o Caneças a receber no Campo da Lapa a partir das 15.00 horas, o Bobadelense, atual 11º classificado com 11 pontos, uma equipa perfeitamente ao alcançe da formação da "vila saloia".

Apesar disso fica a recomendação do costume, que de forma alguma substitui as que o treinador deixa no balneário: "cautela, caldos de galinha" e muito trabalho! Coisa magnífica que nos abre portas, às vezes leva ao céu e não raras vezes nos dá sorte!

LFS




FUTEBOL JUNIOR: TENENTE VALDEZ CEDE NOVA IGUALDADE E CAI NA TABELA CLASSIFICATIVA

Não têm acabado com sorrisos rasgados as últimas partidas disputadas pelos juniores do Tenente Valdez. Depois de uma igualdade a dois golos a equipa da Paiã voltou a repetir o resultado esta tarde na deslocação ao terreno do, Juventude de Vila Fria até então "lanterna vermelha"e que, com o ponto conquistado esta tarde logrou subir uma lugar na tabela classificativa, embora mantenha ainda, uma posição que determina a despromoção.

A equipa da Paiã baixou um lugar na classificação sendo agora 4º com 30 pontos e foi ultrapassada pelo Águias da Musgueira, que subiu ao 3º com 31. Mais acima estão o Fontaínhas com 32, derrotado esta tarde e o Algés, que se isolou no topo, com 35 pontos.

No próximo sábado a equipa do Tenente Valdez volta a jogar fora. É uma deslocação curta, esta que é referente à 16ª jornada e que implica uma pequena, mas não isenta de perigos, viagem até Belas,onde mora o 9º classificado. O apito inicial está marcado para as 15 horas.

LFS

FUTEBOL JÚNIOR: C.A.C. CEDE EMPATE EM LOUREL E DEIXA LINDA A VELHA AUMENTAR VANTEGEM

O C.A.C. não conseguiu fazer melhor que ir além de uma igualdade a um golo na visita que esta tarde efetuou a Lourel, onde defrontou o Sporting local em partida referente à 15ª jornada da Divisão de Honra do Campeonato Distrital de Juniores.

A equipa de Eduardo Batista mantém o segundo lugar na pauta classificativa, agora com 35 pontos, menos três que o Linda a Velha que venceu em casa o "modesto" Agualva pela diferença mínima, mas acabou por beneficiar da derrota do Povoense e aumentar para sete pontos a vantagem sobre o terceiro classificado.

No próximo sábado cumpre-se a 15ª jornada, com o calendário a ser mais "macio" para o Linda a Velha, que recebe o último classificado, do que para o C.A.C. A equipa da Pontinha volta a ter uma deslocação difícil ao Campo Francisco Lázaro, onde vai defrontar o Futebol Benfica, 9º classificado, uma equipa ferida que vem de uma derrota caseira, averbada esta tarde, frente ao Encarnação e Olivais.

LFS

Foto: Os juniores do C.A.C nada perderam, mas ficaram  mais longe do 1º lugar

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO HABITUAL DA RÁDIO CRUZEIRO VAI SOFRER PERTURBAÇÕES.

Devido à necessidade de proceder a algumas verificações técnicas absolutamente necessárias para aferir a qualidade da transmissão da emissão a partir dos novos estúdios da RÁDIO CRUZEIRO.

Por esta razão os programas "Biblioteca da Cruziro" com início previsto para as 14.00 horas, "Espaço Entrevista" a partir das 16.00 e a "Visita dos Mais Velhos" a partir das 17.00 não serão transmitidos este sábado, sendo a sua transmissão adiada para o dia seguinte, domingo, nos mesmos horários.

A programação habitual retoma-se às 19.00 horas a partir do programa "A Clássica na Cruzeiro" e em substituição dos programas cuja transmissão é excecionalmente adiada para domingo, será emitido um programa piloto especial de teste.

LFS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE ODIVELAS RESPONDEU AO BLOCO DE ESQUERDA

O Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, respondeu esta tarde, em plena Assembleia Municipal às acusações da Concelhia do Bloco de Esquerda, que a RÁDIO CRUZEIRO noticiou, sobre a adesão da autarquia a que preside de recorrer aos Contratos de Emprego Inserção.

Deixando claro que, às pessoas que adiram a este programa são devidos os subsídios de transporte e de alimentação e recordando também que esta situação, além de acontecer por todo o País e de há muito a esta parte representou já, para muitos funcionários a porta de entrada para o funcionalismo, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas considerou lamentáveis as acusações da Concelhia do Bloco de Esquerda, sobretudo tendo em conta os constrangimentos orçamentais da autarquia e a obrigação, por imposição do Governo, de reduzir todos os anos 2% do pessoal efetivo ao serviço da autarquia.

Nuno Gaudêncio recordou mesmo que o assunto foi, em tempo, apresentado na Assembleia de Freguesia de Odivelas, que considerou ser o local próprio para a sua discussão, numa sessão em que a única eleita do B.E. na Assembleia de Freguesia não esteve presente nem se fez substituir.

O B.E. confirmou a ausência da sua eleita que, justificou com razões pessoais e imponderáveis, não tendo sido possível em 12 horas proceder à substituição da eleita.

Este assunto foi mesmo tema de uma moção de repúdio, apresentada pelo B.E. que acabou derrotada, contando apenas com os votos favoráveis do B.E. e da C.D.U.,a abstenção do C.D.S./P.P. e os votos contra do P.S., não tendo o P.S.D. participado na votação.

LFS

Opinião Cruzeiro: O 7º aniversário do (meu) Movimento Odivelas no Coração

Fez há pouco tempo sete anos - mais exatamente no passado dia 16 de janeiro - que alguns odivelenses que amam a terra onde vivem fundaram o Movimento Odivelas no Coração (MOC). Foram eles: António Gonçalves, Joaquim Lourenço, Jorge Ramos Silva, José Barão das Neves, Maria de Lurdes Carreto e Vítor Peixoto.

Afirmo com orgulho que o MOC é o meu movimento, é uma das minhas casas. Integrei este movimento em 2009 e continuo como associado. É a instituição onde desenvolvo a maior parte do meu trabalho voluntário e na qual já fiz de tudo - desde carregar móveis, fazer cabazes alimentares para as famílias carenciadas, funções diretivas e muitas outras mais que já não me lembro ou não vale a pena elencar.

Como muitos se recordam, o MOC nasceu como movimento político de cidadãos independentes que pretendiam apresentar uma candidatura aos os órgãos autárquicos do concelho de Odivelas. Milhares de odivelenses assinaram pela nossa participação (o que não quer dizer que votassem em nós) mas, por motivos que muitos conhecem, a candidatura do MOC não foi aceite pelo Tribunal e, como tal, foi excluída das eleições autárquicas de 2009.

É, sem dúvida, a fase mais polémica da sua ainda curta vida mas nunca foi renegada ou ocultada pelo MOC. Bem pelo contrário, o MOC assume-a e com orgulho.

Porém, depois da desilusão eleitoral e ao invés do que muitos esperariam, o MOC não morreu. Pelo contrário, transformou-se após naturais momentos de alguma desorientação, muita reflexão e ponderação.

O objetivo continuou igual - melhorar a qualidade de vida dos odivelenses. O que mudou foi a maneira de o fazer. O caminho que na altura se decidiu trilhar - que ainda é o atual - passaria agora pela intervenção cívica, apartidária, ativa e aberta à comunidade. Assim se fez.

O resultado desta metamorfose do MOC está à vista de todos ao fim de sete anos. Destaco, de entre outras: o apoio a cerca de 180 famílias (o que abrange mais de 500 odivelenses) aos níveis alimentar, social, psicológico, de saúde, escolar e de inserção profissional; ações solidárias diversas como várias recolhas de alimentos; diversos debates e tertúlias sobre temas pertinentes da realidade nacional e concelhia; atividades recreativas e culturais; um corpo de várias dezenas de voluntários ou a atribuição dos prémios Coração Cívica a entidades e personalidades que se distinguiram pelo seu trabalho cívico e solidário.

O trabalho feito ao longo destes sete anos deve ser (e sei que é) motivo de orgulho para todos os que, de uma forma ou outra, ajudaram o MOC a tornar-se numa referência do associativismo e da intervenção cívica em Odivelas. Contudo, de entre muita gente boa que ajuda ou ajudou o MOC não posso deixar de destacar uma pessoa, pela qual tenho a maior admiração e consideração, um grande odivelense que depois de fundar o MOC, presidiu-o de 2009 a 2013 e que foi o arquiteto do MOC atual - falo, incontornavelmente, de Vítor Peixoto. A sua dedicação, competência, capacidade de liderança foram fundamentais para aquilo que o MOC hoje é. Mais do que qualquer outra pessoa, é ele que está de parabéns!

No próximo sábado, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, far-se-á a festa o aniversário do MOC. Porém, comemorar-se-á não apenas o aniversário do MOC mas também a cidadania e a solidariedade, celebrar-se-á Odivelas.

A festa é aberta a todos e como orgulhoso sócio e voluntário do MOC deixo o meu convite para aparecerem e festejarem connosco.

Simbolicamente, vou deixar aqui uma foto que marca a mudança do MOC, tirada na nossa primeira atividade como movimento cívico (depois da fase política) e que pretendia chamar a atenção para um problema (infelizmente, ainda não resolvido) - as várias linhas de alta e muito alta tensão que cruzam o nosso concelho.

PARABÉNS MOC!


Fernando Sousa Silva

Sociólogo




 


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

RAMADA/CANEÇAS: ASSEMBLEIA DE FREGUESIA EXTRAORDINÁRIA.

A Assembleia da União de Freguesias da Ramada e Caneças vai reunir em sessão extraordinária no próximo dia 29 de janeiro, a partir das 21.00 horas, nas suas instalações da Ramada, sitas na Rua Vasco Santana nº 1 A

Da Ordem de Trabalhos constam apenas dois pontos, o primeiro destinado à eleição de um elemento para o executivo da União de Freguesias da Ramada e Caneças e no segundo, que promete alguma polémica, vai discutir-se os critérios de apoio da Junta de Freguesia ao Movimento Associativo da União de Freguesias da Ramada e de Caneças.

A RÁDIO CRUZEIRO lamenta que esta autarquia continue a não enviar-nos qualquer tipo de informação que, no entanto, não deixamos de conseguir apurar e confirmar por outras fontes.

LFS

B.E. DE ODIVELAS INDIGNADO COM DECISÃO DA JUNTA DE FREGUESIA

A Concelhia do Bloco de Esquerda de Odivelas mostra-se indignada, em Nota de Imprensa enviada à RÁDIO CRUZEIRO, com a decisão da Junta de Freguesia de Odivelas, já divulgada no site da autarquia, em recorrer aos Contratos de Emprego
Inserção do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Na nota recebida, os bloquistas acusam a autarquia liderada pelos socialistas com o apoio dos sociais-democratas de, "...se oferecer para substituir postos de trabalho e trabalhadores por mão-de-obra não remunerada de desempregados com subsídio de desemprego até ao final de novembro...".

Os desempregados a acolher ao abrigo deste programa serão colocados nos Serviços de Limpeza Urbana que têm a seu cargo a responsabilidade da limpeza nos espaços públicos da cidade.

A RÁDIO CRUZEIRO está a tentar obter uma declaração da Junta de Freguesia de Odivelas, o que ainda não foi possível e mal tal seja conseguido retomará este assunto

LFS

Opinião Cruzeiro: Contrato Emprego Inserção ou Contrato de Emprego Infeliz

O legislador com o Contrato Emprego-Inserção aprovado pela Portaria n.º 378-H/2013, de 31 de Dezembro, alterado pelas Portarias n.os 294/2010, de 31 de Maio,  164/2011, de 18 de Abril128/2009, de 30 de Janeiro e 20-B/2014, de 30 de Janeiro, afirma pretender promover a melhoria das competências socioprofissionais dos desempregados, aproximando-os o mais possível ao mercado de trabalho.

 

O Contrato Emprego-Inserção é uma medida destinada a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego. Algo diferente do Contrato Emprego-Inserção+, que tem como alvo desempregados beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

 

Estas Medidas visam a realização de actividades socialmente úteis, i.e., necessidades locais e regionais, desenvolvidas por entidades colectivas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, durante o período máximo de um ano, como acontece com as Autarquias Locais.

 

São prioritariamente escolhidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional os desempregados inscritos nos Centros de Emprego, com o seguinte perfil:

ü Portadores de deficiências e incapacidades;

ü Desempregados de longa duração;

ü Desempregados com idade igual ou superior a 55 anos de idade;

ü Ex-reclusos ou quem cumpra pena em regime aberto.

 

Por este contributo, aos visados além das prestações auferidas por desemprego acresce uma bolsa mensal complementar no valor mínimo de 20% do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), mais Subsídio de Transporte e Subsídio de Alimentação, tendo estes ainda direito a Seguro de Acidentes Pessoais.

 

Portanto, tiram-se as pessoas das estatísticas do desemprego, continua o Estado a ter encargos sociais, ocupa-se-lhes o tempo mitigando-lhes as condições de procura de emprego e de se valorizarem, sendo que ao mesmo tempo colocam-se estes “voluntários” a desenvolver trabalhos permanentes sem qualquer vínculo contratual de trabalho e em substituição dos trabalhadores que vão sendo despedidos, digo requalificados.

 

Estes Contratos de Emprego Infeliz que adiam os projectos de vida, parecem ir singrando e tal não acontece numa região longínqua, pois como poderemos constatar no site da Junta de Freguesia de Odivelas, há mesmo quem esteja a deitar mão a esta ignomínia para os serviços de Limpeza Urbana da Cidade de Odivelas.

 

Eis-nos chegados ao paraíso do trabalho, sem garantias e sem direitos.

 

Mau, não é tomar uma má decisão. Mau é ser-se incapaz de dar um passo atrás e corrigir a mão. Porque considero que esta decisão não ponderou o alcance e a dimensão ultraliberal destas medidas, creio que o bom senso levará esta edilidade a rever esta decisão.

 

«Este é um regime de utilização oportunista e permanente da fragilidade das pessoas no desemprego para ocupar postos de trabalho efectivos em órgãos e serviços públicos».

 

Convinha conhecer ainda a comunicação do Senhor Provedor de Justiça a este respeito dirigida em Novembro último ao Senhor Ministro do Emprego e Segurança Social.

21/Janeiro/2015

Paulo Bernardo e Sousa

Politólogo