domingo, 2 de novembro de 2014

A VIDA ADIADA NO BARRUNCHO

Foto Carlos Cardoso
A RÁDIO CRUZEIRO acompanhou esta manhã os Vereadores da CDU eleitos para o Município de Odivelas na visita que fizeram ao Barruncho, um bairro onde a exclusão está presente a cada passo e convive com a pobreza profunda.
Trata-se de um bairro de primeira habitação, onde residem, pensa-se por estimativa, cerca de 500 pessoas, sem que haja registo de delinquência mas onde falta tudo o que é essencial à vida. Faltam os contentores para o lixo, há muito reclamados, sobram os esgotos a céu aberto pelos carreiros entre as habitações.
Mesmo assim é bem visível a vontade de enganar a fatalidade, pintando as fachadas, mantendo as entradas das habitações limpas e aplicando cimento nas entradas. Se a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia dessem os materiais haveria de se fazer mais e melhor, juntando braços e vontades. A cada passo, uma pequena horta, que ajuda a enganar os efeitos do desemprego, e do trabalho precário, onde o Rendimento Básico de Inserção não chega.

O projeto de realojamento e recuperação da zona está parado e deixa as vidas adiadas na esperança de que um dia, talvez, estas possam mudar, ao jeito de um qualquer milagre. Até lá sobrevive-se em condições absolutamente adversas e no silêncio do desalento. às portas da cidade capital deste Portugal no século XXI.

No final da visita a RÁDIO CRUZEIRO ouviu Fernanda Mateus e Maria da Luz Nogueira, Vereadoras da C.D.U. na Câmara Municipal de Odivelas, que estiveram acompanhadas de João Figueiredo e outros eleitos na Junta e Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto
LFS

Fernanda Mateus e Maria da Luz Nogueira, Vereadoras da C.D.U. na Câmara Municipal de Odivelas by Rádio Cruzeiro on Mixcloud



0 comentários:

Enviar um comentário