quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Opinião Cruzeiro: Cidadania Activa: Desejo para 2015

Cidadania Activa: Desejo para 2015

Quando o Governo anunciou o programa e-Factura logo muitos se fizeram ouvir. Para uns não fazia sentido pedirem facturas de valores pequenos. Para outros estava instalado o big brother fiscal. Houve ainda quem temesse pela concorrência desleal aos chamados jogos oficiais, quando se associou o sorteio de viaturas para estimular ainda mais a participação dos contribuintes.

Na essência, estes mecanismos visaram identificar pela via dos consumidores todas as transacções passíveis de incluírem IVA, que apesar de cobrado escapava aos Cofres do Estado.

Importa recuar e ponderar a utilidade dos impostos. Para que servem? Porque são cobrados? De forma sucinta, os impostos servem para pagar as despesas gerais da Administração Pública, portanto servem para pagar as prestações sociais, a edificação e manutenção de equipamentos e vias, a defesa interna e externa do país, a educação pública (Escolas Básicas, Secundárias e Universidades), o SNS (Serviço Nacional de Saúde), entre outras. Assim, o não contributo dos cidadãos em sede de tributo de impostos inibe o Estado de funcionar.

Sistematicamente aqueles que não pagam os seus impostos, oneram/sobrecarregam aqueles que o fazem. Se é verdade que quem paga os impostos que lhe são devidos faze muito bem em fazê-lo, também não é menos verdade que é de uma injustiça atroz que quem, podendo, não o faz seja beneficiário das contribuições dos cumpridores.

Contrariamente ao que seria de esperar, o programa e-factura teve grande oposição daqueles que normalmente cumprem as suas obrigações fiscais. Chegando mesmo a parecer que aqueles que contribuem desejariam assumir as obrigações de outros.

Poderíamos debater o sistema de incentivos inclusos no e-factura, contudo é inegável que a Economia Paralela tem de ser combatida, sob pena de quem contribui ser levado à penúria e entretanto se valorizar o “chico espertismo”.

De Janeiro a Outubro de 2013, o fisco detectou 3.640,8 milhões de facturas, sendo que em igual período de 2014, foram detectadas 4.009,3 de facturas. Em alguma coisa este programa estará a resultar pois verifica-se que de um ano para o outro o Fisco detectou mais de 10% de facturas emitidas e assim pôde recolher os impostos por tal devidos.

Para quem ainda considere inútil e continua a comprar sem exigir factura, dou este exemplo, que aconteceu comigo nas recentes compras natalícias, numa Loja onde em 2013 eu já havia estado. Depois de pedir a factura (vide imagem), constatei que este comerciante, em 19 de Dezembro de 2014 ainda só tinha emitido 49 facturas.

Mas alguém acredita que em mais de 300 dias este comerciante só teve 49 clientes?

Toda a restante facturação não foi declarada, pelo que posso concluir que todos os clientes que não pediram factura se sentem bem por pagarem impostos por este cavalheiro.

Já que, cumprindo a maior das tormentas de Nietzsche, reiteramos votos de nova vida no início de cada ano, desta vez quebrando o “Eterno Retorno” e simultaneamente dando-lhe uso, façamos com que esses votos sejam cumpridos e procuremos em 2015 reforçar ainda mais a vivência assente nos princípios da cidadania activa, continuando a contribuir com o que nos compete e impelindo quem ainda não o faz a mudar de comportamento, sob pena de termos de ser nós, os cumpridores, a pagar tudo.

Este poderá será um contributo para mudar o “mundo”, mudando o metro quadrado sobre o qual temos influência!

 

Estimadas amigas e estimados amigos:

Como sempre faço por esta altura, aproveito para em reflexão introspectiva promover o balanço de 2014, mesmo que tal possa parecer um lugar-comum, questiono-me:

ü Terei alcançado as metas traçadas?

ü Terei promovido as melhores iniciativas, enquanto homem, enquanto pai, enquanto marido, enquanto cidadão?

ü Terei apoiado o meu próximo, amado o meu adverso, ajudado o enfermo?

 

Garanto que após reflectir nestas questões conclui que não terei atingido a plenitude, contudo sou feliz!

Para começo desejo, a todas e a todos as maiores dádivas para 2015, bem como o desejo de tudo fazermos para conseguirmos mais e melhor através uns dos outros.

 

Por mais utópico que tal possa soar, concentremo-nos no que nos une em detrimento do que nos separa, para que possamos operar a mais importante de todas as empresas: a felicidade.

Caloroso abraço deste vosso amigo!

 

Feliz, próspero e tempero 2015!

31/Dezembro/2014

Paulo Bernardo e Sousa

Politólogo

GOVERNO CONSUMA ATAQUE AO PATRIMÓNIO DE ODIVELAS

No último dia deste ano de 2014, o Governo de Portugal tomou esta manhã, em Conselho de Ministros mais uma decisão lesiva dos interesses do Concelho de Odivelas, ao aprovar a instalação de serviços da Guarda Nacional Republicana na Pontinha, no espaço até aqui ocupado pelo Regimento de Engenharia nº1 e onde está também instalado o Núcleo Museológico da "Revolução dos Cravos".

É uma decisão tomada unilateralmente por um Ministro que nunca considerou oportuno nem nunca teve disponibilidade para dialogar, ou simplesmente ouvir a Câmara Municipal de Odivelas sobre este assunto, mas também sobre a manutenção do Instituto de Odivelas na nossa cidade.

De acordo com o documento esta manhã aprovado em Concelho de Ministros, o R.E. nº1 passará para Tancos e passe a ironia, quarenta  anos depois, o Núcleo Museológico do 25 de Abril ficará à guarda das forças sitiadas naquela manhã de Abril.

Esta decisão vem confirmar aquilo que parece ser uma especial atenção que este Governo dedica à destruição do património e às raízes do Concelho de Odivelas.

Recordamos aquela canção que nos ensinou  "...há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não..." É por aí que vai a RÁDIO CRUZEIRO e é por esse caminho que convidamos todos os odivelenses a acompanharem-nos, numa luta municipal na qual o executivo da Câmara Municipal de Odivelas tem sempre ocupado a primeira linha.

Sabemos bem, de há tempos a esta parte, que não há decisões, que não possam ser revogáveis!

Luis Filipe Silva


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

FW: Reflexões

Caros amigos,

Apenas para refletir um pouco...
Bom 2015!!!

vitor cacito

Assunto:Reflexões

"O espírito se enriquece com aquilo que recebe; o coração, com aquilo que dá."
(Victor Hugo)___



EDITORIAL: UM BOM 2015. UM ANO NOVO DE SONHOS, DE CAMINHADAS, DE LUTAS E DE EFETIVA IGUALDADE ENTRE TODOS

No final de mais um ano civil, em que o "engenho"  e o empenho da solidariedade conseguiu, sempre que tal foi possível, esbater e amortecer as desigualdades que os tempos e as políticas têm acentuado, assinalo a coragem e a vontade de quem, "remando contra  a maré", aplica o seu tempo disponível em ações de solidariedade, em prol de quem dela precisa.

Elejo os voluntários anónimos destas causas as "figuras do ano" que agora finda. Pela sua saudável teimosia em não baixar os braços perante tudo o que parece ser adverso, pela sua crença no sonho, apesar das desilusões e da manifesta impossibilidade de atender a todos, do dramático desalento por, aqui e acolá, não ter sido possível conseguir.

Para 2015, espero ser possível ir mais além. Caminhar distâncias bastante mais longas, apesar dos obstáculos. Chegar mais longe, numa postura inabalável, face à convição de fazer o que tem de ser feito porque, embora não resolvendo acaba por minimizar o sofrimento. Apesar dos meios, cada vez mais ínfimos. É mais um desafio à imaginação e capacidade de quem aposta ser possível fazer a diferença.

Deixar que sejam as associações de solidariedade social com a sua influência pontual e cada vez mais limitada a "tapar o sol com a peneira" é comparável ao ato de Pilatos, quando lavou as mãos perante uma decisão que teria de assumir com a coragem que, só um verdadeiro líder conseguiria assumir.

É preciso respeitar o direito ao sonho. O direito a caminhar pelos trilhos daquilo em que acreditamos. O direito a lutar, apesar das barreiras. O direito a acreditar num futuro melhor, que nos deixe orgulho por o termos ajudado a construir.

É por estes caminhos que queremos ir. É por estes trilhos que a RÁDIO CRUZEIRO vai querer continuar a caminhar.

Defendo que o uso de um microfone, ou de um gravador, não nos torna, nem melhores, nem mais importantes do que ninguém mas que, ao invés, nos implica uma  responsabilidade acrescida pelo seu uso e pelos danos irreparáveis, que o seu uso indevido poderá causar. Por isso, continuaremos atentos, observando aquele que foi o caminho escolhido: o Estatuto Editorial da Rádio Cruzeiro de Odivelas, em tempo aprovado e publicado.

Desejo-vos um Bom Ano de 2015 e espero que a RÁDIO CRUZEIRO continue a tudo fazer para merecer a vossa confiança, como fonte de informação local de referência no que diz respeito à isenção e descomprometida com qualquer Poder instituído, mas responsável no que diz respeito à sua ação e decididamente, em linha com o que sempre mais nos importou: Odivelas e os odivelenses.

Luis Filipe Silva


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

J.S. SOLIDÁRIA AJUDA A MANTER A ESPERANÇA DO JOÃO

Teve lugar, no sábado, dia 20 de Dezembro, o tradicional almoço solidário de Natal da Juventude Socialista de Odivelas. 


Participaram mais de cem pessoas neste convívio de espírito solidário que decorreu no restaurante Taskinha dos Sabores onde este ano, a receita do almoço e das habituais rifas, foi entregue à família do João, uma criança do concelho de Odivelas que nasceu com paralisia cerebral e que precisa de ajuda para provir as despesas com os tratamentos.


Marcaram presença neste almoço solidário o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Odivelas, Hugo Martins, o Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, o Presidente da JFO, Nuno Gaudêncio, o Presidente da UF-Póvoa Santo Adrião/Olival Basto, Rogério Breia, a Presidente da UF-Pontinha/Famões, Corália Rodrigues, o Presidente da JS FAUL, Diogo Leão, além de muitos jovens militantes de outras concelhias como Lisboa, Loures, Cascais ou Arruda dos Vinhos.


O almoço contou com o habitual sorteio de quadros e recolha de fundos que foram entregues à família do João e diversos momentos de confraternização.


Apesar das muitas dificuldades económicas por que passam muitos portugueses, a Juventude Sociaialista de Odivelas, voltou a assumir a sua atitude de responsabilidade social levando a cabo, mais uma vez, uma iniciativa tendente a minimizar os danos causados por políticas de austeridade, no que se prende com a sustentabilidade familiar das famílias portuguesas, tendo conseguido nesta quadra ajudar uma família com necessidades especiais.



sábado, 27 de dezembro de 2014

A importância dos avós

A importância dos avós

Vivemos tempos difíceis. 
Infelizmente, não prevejo nada de bom nem mudanças para melhor em 2015.
Os Pais cada vez são mais escravos do trabalho e das contas do final do mês.
A sobrevivência familiar e económica bateram recordes em 2014.
As familias cada vez estão mais pobres.
Por vezes estes são um complemento muito significativo no orçamento mensal das familias com ajudas nas mensalidades do colégio, aquisição de material escolar e desportivo, visitas de estudo, viagens de final de curso, ou no vestuário diário dos seus netos entre outras coisas.
Cada vez menos os Pais tem tempo para poder acompanhar os seus filhos nas tarefas diárias mais elementares.
Os trabalhos de casa, as idas aos treinos e jogos das nossas crianças, cada vez mais estas tarefas são asseguradas pelos Avós.
Bem... nem tudo é negativo. 
Esta é uma maneira saudável dos Avós acompanharem o crescimento dos seus netos, de terem uma actividade que lhes dá algum sentido de responsabilidade e de ocupação na vida.
Todos sabemos pelos noticiários as notícias de abandono a que as pessoas de mais idade estão sueitas.
Falta de tempo.
Falta de amor.
Falta de ocupação.
Solidão.
O depósito de pessoas em lares, hospitais, centros de dia entre outras instituições.
A falta de respeito por parte da sociedade em geral por pessoas com enormes histórias de vida e que trabalharam uma vida inteira e ficam privadas de sentimentos, cumplicidades e afectos.
Para que tipo de sociedade caminhamos?
Egoísmo?
Egocêntrismo?
Capitalismo devorador?
Dá que pensar!
Valores...
Não estou a falar de dinheiro nem da acumulação de acções, ouro ou património imobiliário.
Será justo após uma vida cheia de quase tudo se fique apenas e tão só com uma mão cheia de nada?
Solidão.
Talvez o maior flagelo da era actual ?
Como combatê-lo?
Dar tarefas aos Avós! 
Aproveitar as suas experiências de vida e partilhá-las.
É nesta altura que que os Avós tem mais tempo disponível e que saudavelmente podem ser uma peça muito importante na valoração do conceito de família e na sua estabilidade.
Ninguém substitui ninguém, mas podemos ajudar a colmatar algumas lacunas que poderão equilibrar o espectro familiar com  benefícios substanciais para Pais e Avós.
O levar os meninos ao Ballet, ao Judo, à Natação e ao Futebol, claro está, não tivessemos nós quase 10 milhões de Cristianos Ronaldos.
A simbiose perfeita e ainda por cima realizada com muito amor.
Gostaria que todos nós fossemos um pouco mais condescendentes e que perdoássemos algumas "parvoíces" que se fazem nestas idades avançadas.
Quem não as faz?
Afinal todo nós caminhamos a passos largos para a velhice, e depois...
Deixo este meu desejo para 2015.
Afortunados aqueles que ainda podem disfrutar das brincadeiras e reprimendas dos Avós.
Por mim poderei dizer que do alto do meu meio século continuo a amar os meus avós estejam eles onde estiverem.
Deixem-me acreditar que são estrelas brilhantes no céu que têm acompanhado a minha vida.
Com muito amor.

vitor cacito


 

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Opinião Cruzeiro: PDM de Odivelas: Discussão Pública ou Contributos de Todos

PDM de Odivelas: Discussão Pública ou Contributos de Todos

Foi hoje publicado na II Série do Diário da República o Aviso n.º 14356/2014, que aponta para o início do processo de discussão pública da proposta do Plano Director Municipal (PDM) de Odivelas e o respectivo Relatório Ambiental, durante o período de 30 dias, contados a partir de 5 de Janeiro de 2015.

A Câmara Municipal de Odivelas irá promover sessões de esclarecimento, com a seguinte agenda:

09/01/2015 – Caneças

12/01/2015 – Famões

14/01/2015 – Pontinha

19/01/2015 – Póvoa de Santo Adrião

21/01/2015 – Odivelas

26/01/2015 – Olival Basto

28/01/2015 – Ramada

A proposta do Plano Director Municipal, incluindo o Relatório Ambiental, o parecer da Comissão de Acompanhamento e os pareceres emitidos pelas entidades consultadas, encontram-se disponíveis para consulta, todos os dias úteis das 9h00 às 16h30, no Departamento de Gestão e Ordenamento Urbanístico (Avenida de Amália Rodrigues, 20-A, Ribeirada, 2675-624 Odivelas), em cada Junta de Freguesia e em www.cm-odivelas.pt.

Durante o período de discussão pública, os interessados poderão apresentar, por escrito, as reclamações, observações ou sugestões sobre a proposta do Plano Director Municipal e respectivo Relatório Ambiental, através de requerimento dirigido à Presidente da Câmara Municipal, a apresentar no Departamento de Gestão e Ordenamento Urbanístico, ou enviado através de carta registada com aviso de recepção, ou através da página da Internet da Câmara Municipal.

Os odivelenses têm a possibilidade de participar na formulação deste documento cuja importância não deve ser desprezada. Poderão fazê-lo pronunciando-se, propondo e contra-propondo.

Visando promover a discussão pública do PDM de Odivelas foi criada uma área no site do Município de Odivelas (http://www.cm-odivelas.pt/index.php/componente-favoritos/discussao-pdm).

O PDM é um documento regulador e de planeamento e ordenamento do território. Neste, define-se a organização do território, os usos e actividades do solo e identificam-se as redes viárias de transportes, bem como os equipamentos públicos.

O PDM além de regular a ocupação do território de dimensão municipal, define também a estratégia e opções políticas para a organização e desenvolvimento concelhio. Este documento deve respeitar e ir ao encontro do Programa Operacional Regional de Lisboa, para que os meios à disposição do desenvolvimento regional e local sejam concertadamente ponderados.

O interesse deste tipo de documento necessariamente obriga-nos a intervir e a formular opiniões. Ora, este é um daqueles momentos em que se verifica que a cidadania não se confina ao exercício do direito de voto.

Importa participar!

Importa formular contributos!

Importa pensar o território onde vivemos para que a forma como o ocupamos permita a criação de um espaço que fomente o desenvolvimento humano, económico e ambiental!

23/Dezembro/2014

Paulo Bernardo e Sousa

Politólogo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FUTEBOL INFANTIL: Resultados da jornada deste fim de semana

Saiba os resultados averbados pelas equipas do Concelho de Odivelas na 12ª jornada do Campeonato Distrital, realizada este sábado:

DIVISÃO DE HONRA

Castanheira 1, C.A.C. 0

próxima jornada: 10/01
C.A.C. - Os Belenenses (14.00)

1ª DIVISÃO. Série 3

S.L.Olivais 1, Tenente Valdez 0
Outurela 3, Santa Maria 1

próxima jornada: 10/01
Santa Maria - São João de Brito (15.00)
Tenente Valdez - Damaiense (15.00)

LFS

"DERBY" MADEIRENSE PARA OS QUARTOS DE FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Já terminou o sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, que ditou a realização das seguintes partidas:

Sporting - Famalição
Marítimo - Nacional
Braga - Os Belenenses
Rio Ave - Gil Vicente

Nas meias finais defrontam-se os vencedores do Sporting - Famalicão e Marítimo - Nacional, discutindo a outra meia final os vencedores do Braga - Belenenses e Rio Ave - Gil Vicente

LFS

domingo, 21 de dezembro de 2014

HÓQUEI EM PATINS: GINÁSIO NÃO RESISTIU À SALESIANA

Não foi feliz o Ginásio de Odivelas na partida referente à 7ª jornada do Campeonato Regional de Lisboa, disputada no Pavilhão Municipal do Bairro Olaio, frente à Juvent.  Salesiana e que terminou com a vitória da equipa da linha por 1-3

Após a conclusão da ronda, o Ginásio de Odivelas ocupa a 7ª posição com 4 pontos e na próxima jornada, marcada para 3 de janeiro visita o "lanterna vermelha", Hockei da Lourinhã, com o apito inicial agendado para as 18 horas.

LFS

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. VENCE EM SETÚBAL E SEGUE PARA A 4ª ELIMINATÓRIA

O C.A.C. venceu em Setubal a Escola de Futebol Feminino de Setúbal em partida que contava para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal em Futebol Feminino.

No final dos 120 minutos as equipas estavam empatadas a dois golos e a decisão acabou por ser tomada pela marcação de grandes penalidades tendo o marcado três contra apenas dois das setubalenses.

Recorde-se, para quem não está completamente familiarizado com o futebol feminino português, que a E.F.F.Setúbal foi uma das equipas que na época passada baixou do escalão principal ao Campeonato de Promoção e ocupa na série D desta prova, o 3º lugar, acima da equipa da Pontinha.

Estão apuradas para a 4ª eliminatória, onde já entram as equipas do primeiro escalão o Pico dos Regalados, Viseu 2001, Os Belenenses, Castrense, Guia e C.A.C., as quatro últimas da série D do Campeonato de Promoção, o que por si só atesta a qualidade e competitividade da série.

LFS

Foto: C.A.C. segue em frente na Taça de Portugal

FUTEBOL/INICIADOS: C.A.C. "B" ENCOLHEU SPORTING "C"

Com o Campeonato Nacional parado e com retoma da competição agendada para 4 de janeiro, jogou-se este fim de semana apenas para o Campeonato Distrital,com o destaque a ir por inteiro para a vitória do C.A.C. "B" no reduto do Sporting C. Saiba os resultados finais dos jogos da 11ª jornada, em que participaram as equipas do Concelho de Odivelas.

DIVISÃO DE HONRA

Belenenses B 4, Tenente Valdez 2

próxima jornada: (11/01)
Tenente Valdez - União de Tires (9.00)

1ª DIVISÃO

Sporting C 1, C.A.C. "B" 3

próxima jornada: (11/01)
C.A.C. "B" - Benfica C (8.45)
O "C.A.C."B" está em 3º e em posição de subida o que só se concretizará se a equipa A não baixar aos Distritais.

2ª DIVISÃO

Murteirense 4, Caneças 0 ( série 3)
Santa Maria 3, Vitória de Lisboa 1 ( série 4)
Lisboa e Águias 6, Tenente Valdez B 2 (série 4)

próxima jornada: (11/01)
Caneças - Algés B (11.00)
Tenente Valdez B - União de Tires B (11.00)
Santa Maria folga

LFS

NATAÇÃO SINCRONIZADA: SELECIONADORA NACIONAL ESTEVE EM ODIVELAS

Sandra Ruiz, selecionadora nacional de Natação Sincronizada esteve nas Piscinas Municipais de Odivelas onde acompanhou a treinadora Joana Pacheco que dirige a equipa das P.M.O. num estágio/treino conjunto, durante o qual, certamente, teve a oportunidade de anotar as melhores referências sobre a prática e as praticantes da modalidade em Odivelas.

LFS


Foto: (P.M.O.)

NATAÇÃO SINCRONIZADA: SELECIONADORA NACIONAL ESTEVE EM ODIVELAS

Sandra Ruiz, selecionadora nacional de Natação Sincronizada esteve hoje nas Piscinas Municipais de Odivelas, onde acompanhou a treinadora Joana Pacheco num estágio/treino conjunto, durante o qual, certamente, anotou boas referencias sobre a pratica e as praticantes da modalidade em Odivelas

LFS


Foto: (P.M.O.)  

FUTEBOL JUVENIL: CANEÇAS GOLEOU NO CAMPO DA LAPA

Saiba os resultados finais dos jogos da 11ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis em que participaram as equipas do Concelho de Odivelas

DIVISÃO DE HONRA

Tenente Valdez 3, C.A.C. 4

próxima jornada: (11/01)
C.A.C. - Lourinhanense (8.45)
Castanheira - Tenente Valdez (10.30)

1ª DIVISÃO

Caneças 7, A dos Cunhados 0 (série 1)
C.A.C. "B" 3, Damaiense 2 (série 2)

próxima jornada: (11/01)
Vilafranquense - Caneças (9.00)
Agualva - C.A.C."B" (10.30)

2ª DIVISÃO

Frielas 2, Santa Maria 2 (série 3)
Atletico B 6, Caneças B 3 (série 4)

próxima jornada: (11/01)
Santa Maria - Aguias da Musgueira (9.00)
Caneças B - Futebol Benfica B (9.00)

LFS

Foto: (Caneças) Alexandre Sebastião estreou-se a marcar na goleada desta manhã e logo com o melhor golo do jogo.

FUTEBOL DISTRITAL: SÓ ODIVELAS SAD VENCEU

O Odivelas SAD venceu esta tarde o Ponterrolense por 2-0, em partida da 13ª jornada da Divisão de Honra do Distrital de Lisboa, disputada esta tarde na Paiã,e ocupa agora a 8ª posição, com 19 pontos.

Na 2ª Divisão o Santa Maria foi derrotado no Bocal por 7-2 e o C.A.C. também não evitou a derrota no recinto do Domingos Sávio por 4-1. Após a conclusão da jornada o Santa Maria é 5º com 16 pontos e ocupa o último dos lugares de promoção enquanto o C.A.C. é 7º com 13 pontos.

LFS

sábado, 20 de dezembro de 2014

Desporto na Quadra Natalicia

Desporto na Quadra Natalícia

Pois bem caros amigos, esta quadra especial que se aproxima no ano proporciona o reencontro das famílias.
É nesta ocasião que as mesmas aproveitam para se verem e confraternizar.
Infelizmente, no desporto esta época festiva serve cada vez mais para prelongar algumas provas oficiais ou para participar em inúmeros torneios que vão proliferando como cogumelos e retiram tempo e espaço a esta quadra Natalícia.
Será que se justifica que as competições entrem pelo Natal dentro?
Acho que não.
Deveria ser um tempo de reflexão familiar e o carregar de baterias para mais um novo ano, o cimentar de laços entre avós, pais e filhos.
Tempo de brincadeiras, jogos tradicionais, conversas à lareira e tempos de recordar momentos bons entre amigos e família.
Afinal onde fica a família no meio de tudo isto?

O desporto não deveria ser encarado como um complemento à formação ou um hobbie?
Claro que NÃO estamos a falar de desporto profissional ou de espectáculo (mesmo estes têm família).
Apesar das pequenas paragens nos campeonatos nesta época, aconselharia a que a prática  desportiva não fosse descurada.
Não pensem que esta tomada de posição seja contraditória ao que há pouco defendi.
Gostaria que em família se fizesse um outro tipo de desporto, diferente ou informal, tal como: algumas caminhadas em grupo, passeios de bicicleta, etc.  que servem para colocar as conversas em dia, aproveitando no mínimo para queimar algumas calorias  após a ingestão de fartas refeições Natalícias bem regadas, terminando as mesmas com os irresistíveis doces tradicionais.

Temos jardins incríveis, paisagens magníficas à beira mar e junto do nosso rio Tejo.
Lisboa é subeijamente conhecida como a cidade das sete colinas, porque não explorá-las num belíssimo passeio pedestre?
Serra de Sintra, palácios, vistas incríveis e muito romance.
Que mais podemos querer?
Temos todos e mais alguns ingredientes para passar  e disfrutar de momentos inesquecíveis em família nesta época especial.
Existem uma série de valores que não deveriam ser simplesmente esquecidos, mas que deveriam ser passados de geração em geração.
Ouvir estórias e lendas dos mais velhos, beber um chá ou café de borras à lareira.
Comunicar!
Largar os telemóveis e computadores por uns dias e ouvirmos com atenção o que os outros têm para partilhar com a família e connosco.
Mas não se esqueçam: Toca a sair do sofá e dar corda aos sapatos.

Bom Natal

vitor cacito

FUTEBOL JÚNIOR: CANEÇAS PERDE COM O CARENQUE, MAS MANTÉM 6º LUGAR

O Caneças saiu derrotado da visita ao Carenque por 3-2 em partida referente à 12ª jornada da série 2 do Campeonato Distrital da 2ª Divisão, mas manteve, apesar da derrota a 6ª posição na tabela classificativa, com 16 pontos contabilizados.

A próxima jornada, a 13ª joga-se apenas a 10 de janeiro, a equipa da vila saloia a receber no Campo da Lapa o Ponte de Frielas, que ocupa à entrada para a próxima ronda a 9ª posição, com 13 pontos.

LFS

FUTEBOL JÚNIOR: DEPOIS DE UM "MUITO BOM", "SOFRÍVEL" NO SEGUNDO TESTE VINCULATIVO.

O Tenente Valdez perdeu esta tarde soberana oportunidade para se isolar no comando da série 2 da 1ª Divisão do Campeonato Distrital, ao empatar na Paiã, a um golo com o Fontaínhas, com quem dividia o comando da classificação.

Mesmo assim e depois da conclusão da 12ª jornada da competição, o Tenente Valdez continua a fazer parte do reduzido grupo de equipas que, no campeonato distrital de juniores ainda não conheceram o sabor amargo da derrota, juntando-se
ao Tenente Valdez, no grupo dos até aqui imbatíveis, apenas o Vilafranquense, que comanda a série 1 e na 2ª Divisão o Alcainça na série 1 e o Despertar e o Aveiras, na série 2.

A prova sofre agora uma pequena interrupção para as comemorações natalícias e de Ano Novo, com o comando da série 2 a ser repartido pelo trio formado pelo Tenente Valdez, Fontaínhas e Algés, todos com 28 pontos, embora os lisboetas tenham menos um jogo disputado e retoma-se apenas a 10 de janeiro, com a disputa da 13ª jornada.

Nessa ronda o Tenente Valdez volta a ter um teste de dificuldade elevada, com a visita ao 4º classificado, o Águias da Musgueira em partida marcada para as 15.00 horas e que encerra um "ciclo" de grande exigência para a equipa da Paiã.

Carcavelos (fora) Fontaínhas (casa) e Águias (fora) é um "capricho" do sorteio que centraliza cronologicamente  o grau máximo de exigência a que, até aqui,  o Tenente Valdez tem respondido positivamente.

LFS

FUTEBOL JUNIOR: C.A.C. NÃO DESARMA

A equipa da Pontinha recebeu e venceu, esta tarde o Atlético do Cacém por 4-1 em partida constante da 12ª e última jornada do ano civil de 2014  da Divisão de Honra do Campeonato Distrital de Juniores.

O C.A.C. mantém, assim a segunda posição, com 28 pontos, apenas a um do Linda a Velha que ocupa o primeiro lugar e com três de vantagem sobre o Povoense, que fecha o pódio da tabela classificativa, embora a equipa da Póvoa de Santa Iria tenha menos um jogo disputado, a visita ao Cascais, referente à 11ª jornada, já remarcado para 25 de abril, próximo, data demasiado tardia, em que tudo poderá, ou não, já estar decido.

A competição retoma-se a 10 de janeiro, com a disputa da 13ª jornada, na qual a equipa de Eduardo Baptista vai receber na Pontinha o Cascais, que ocupa nesta altura a 8ª posição, embora com menos um jogo disputado e já referido acima.


LFS


Foto: A equipa de júniores do C.A.C. está apenas a um ponto da liderança da Honra Distrital

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

NA VÉSPERA E DIA DE NATAL E DE ANO NOVO NÃO HÁ RECOLHA DE LIXO

A Administração dos S.I.M.A.R. decidiu não privar os trabalhadores afetos à recolha de resíduos sólidos da possibilidade de passarem a época festiva que se avizinha com as respetivas famílias.

É por essa razão que não se procederá à recolha de resíduos urbanos nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro, bem como nas noites de 24 para 25, 25 para 26 de dezembro e 31 de dezembro para 1 de janeiro.

Recomenda-se à população que, durante estes períodos, evite depositar resíduos nos contentores.

LFS

FESTA DE NATAL, DO G.R.PRESA/CASAL DO RATO É AMANHÃ

Realiza-se amanhã, a partir das 18 horas a Festa de Natal do G.R. Presa/Casal do Rato.

O evento com a demonstração de atividades de vários atletas do clube e encerra com musica de discoteca e Karaoke, depois de degustado um lanche partilhado por todos

LFS


"DIA SOLIDÁRIO DAS ESTRELAS", AMANHÃ, NO MULTIUSOS

Realiza-se amanhã, a partir das 15 horas, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o "Dia Solidário das Estrelas" que conta com Ricardinho, o melhor jogador português de futsal como patrono e dinamizador.

O evento conta com a participação de várias figuras públicas, entre as quais estão os ex-jogadores profissionais de futebol Vitor Baía, Fernando Mendes, Jorge Andrade e Dani e o ex-árbitro Pedro Henriques.

A iniciativa tem uma forte vertente solidária, visto que, 50% da receita de bilheteira reverterá para a Associação Sempre Mulher.

LFS

Foto: Ricardinho

A CÂMARA DE ODIVELAS MANIFESTA PROFUNDO PESAR PELA MORTE DO ALMIRANTE VITOR CRESPO


Em Nota de Imprensa enviada à RÁDIO CRUZEIRO a Câmara Municipal de Odivelas manifesta o seu profundo pesar pela morte do Almirante Vítor Crespo, "capitão de Abril" e um dos protagonistas da mais importante data histórica da democracia portuguesa: o 25 de abril de 1974.

 

Vítor Manuel Trigueiros Crespo (1932-2014) foi um dos homens da Revolução de Abril, membro do primeiro Conselho de Estado e Alto-Comissário para Moçambique no período que antecedeu a independência daquele país a 25 de junho de 1975.

 

Sobre o Almirante Vitor Crespo, escreveu o  Coronel Vasco Lourenço, que "Vítor Crespo foi um militar de Abril de todas as horas, um dos principais dirigentes da Marinha no Movimento das Forças Armadas, integrando a equipa do Posto de Comando da Pontinha, nas operações militares do 25 de Abril". Foi o sócio fundador nº2 da Associação 25 de Abril.

Vítor Crespo foi também ministro da Cooperação do VI Governo Provisório de Setembro de 1975 a Julho de 1976, era então, primeiro-ministro o Almirante Pinheiro de Azevedo.

Otelo Saraiva de Carvalho, no livro «O dia inicial» escreveu sobre Vitor Crespo, seu companheiro dos dias e das noites da Pontinha:

«Vítor Crespo (capitão-tenente da Armada)

Elemento central da Armada na ligação com o MFA. No 25 de Abril, foi o representante da Marinha no Posto de Comando da Pontinha e esteve em ligação permanente com Almada Contreiras, no centro de comunicações da Armada no Terreiro do Paço, tentando impedir a manifestação de qualquer atitude hostil por parte das forças da Marinha (caso da fragata Almirante Gago Coutinho) e incitando os camaradas da Armada a uma participação ativa na operação. Em Setembro de 1974 foi nomeado por Spínola Alto-Comissário em Moçambique, funções em que se manteve até à independência. Foi ministro da Cooperação e membro do Conselho da Revolução até à sua extinção.»

Vítor Crespo foi presença permanente no núcleo museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, no Regimento de Engenharia Nº1, na Pontinha, onde explicoua Revolução dos Cravos a centenas de visitantes, na sua maioria alunos do ensino preparatório e secundário de Odivelas e de escolas de outras geografias nacionais.

Vasco Lourenço concluí que "com o seu falecimento, Portugal perde um dos seus melhores cidadãos, a Associação 25 de Abril fica bastante mais pobre e, pessoalmente, vejo partir um dos meus melhores amigos".

Odivelas também perde um Homem ímpar. Mas recebe muito da sua herança como Português, Cidadão e Amigo.

Foto:(C.M.O.)O Almirante Vitor Crespo junto da figura que o eterniza no local onde ajudou a escrever uma das mais belas páginas da História de Portugal

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Em 2015, estar atento

Cabe-me preencher a opinião Cruzeiro às quintas-feiras, mercê do convite que muita honra me dá e que muito agradeço à Rádio Cruzeiro. Apesar de já ter vivido alguns dramas mais conhecidos como o "pesadelo da folha em branco", não deixa de ser com prazer que vou escrevendo sobre alguns assuntos da nossa realidade local que me vão chamando a atenção.

Todavia, as duas próximas quintas-feiras calham em dias pouco propícios à escrita e à leitura de crónicas semanais pois coincidem com o Natal e com o Ano Novo. Assim, antecipando, avanço já com umas palavras sobre a quadra que vivemos.

Se o Pai Natal me perguntar que prenda desejo para Odivelas, pedir-lhe-ei que ajude os Odivelenses a estarem mais atentos. Atentos a quê? - Pergunta legítima e oportuna que merece uma única resposta: a TUDO.

Atentos às decisões e ações de quem nos governa ao nível local, nacional e internacionalmente; atentos aos fluxos e movimentos desta sociedade global que nos vai trucidando a individualidade e nos engole numa ânsia individualista, egocêntrica e consumista.

Contudo, pedirei ao Pai Natal que ajude, acima de tudo, a que todos nós estejamos sempre atentos a uma das pessoas mais significativas de cada momento do nosso quotidiano. Essa pessoa é sempre a que está ao nosso lado em cada momento diário. Pode ser o nosso filho, a nossa mãe, o nosso pai, o nosso cônjuge, mas também pode ser um qualquer estranho que de forma acidental e anónima está ao nosso lado no Metro, no autocarro, no supermercado. Pode ser também um sem-abrigo para quem muitos evitam olhar.

Faz-nos falta perceber que essa pessoa, seja ela qual for, é sempre uma pessoa importante. É um semelhante nosso, igual em dignidade, merecedor do mesmo respeito que nós merecemos. Pode ser a pessoa que nos ampara se, de repente, cairmos, que grita por socorro se nós não o pudermos fazer, que pode fazer-nos sorrir quando podemos estar a precisar disso. Pode também ser a pessoa que nos faz repensar toda a nossa vida como me aconteceu há dias quando uma estranha me abordou e me fez uma pergunta simples mas que pode estar a fazer-me repensar percursos de vida.

Que todos nós percebamos que também podemos ser isto para muita gente; que tenhamos a crescente consciência de que estamos sempre dependentes dos outros por mais que nos queiramos convencer do contrário.

Apropriadamente, várias das grandes religiões do mundo chamam a isto o amor ao próximo, o amor à pessoa que está ou vive perto de nós.

Desejo que neste Natal e durante todo o anos de 2015, todos possamos todos fazer um esforço de empatia que nos permita compreender e aceitar a pessoa que está ao nosso lado. Um pequeno esforço neste sentido e não será difícil perceber que a nossa vida em sociedade pode ser muito melhor.

Ouvi há uns tempos, David Suzuki, um conhecido cientista e ativista ambiental, interrogar-se sobre qual era a linha fundamental da nossa (seres humanos) natureza social. Após reflexão chegou a seguinte conclusão: "Eu não podia acreditar, porque parecia tão amalucadamente hippy, mas a resposta que encontrei foi o Amor. O Amor é a força que nos faz plenamente humanos".

Eu concordo totalmente. Que no próximo ano estejamos mais atentos, que saibamos amar, que sejamos melhores pessoas.

Bom Natal e Feliz 2015!

 

Fernando Sousa Silva

Sociólogo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Opinião Cruzeiro: 1º de Dezembro por Carlos Bodião, Vereador da Câmara Municipal de Odivelas

1º de Dezembro por Carlos Bodião, Vereador da Câmara Municipal de Odivelas

Recentemente e a propósito do 1.º de Dezembro, em que se celebra o “Dia da Restauração Nacional”, o Vereador Dr. Carlos Bodião durante os trabalhos da 23.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, de 03 de Novembro de 2014, proferiu uma Declaração Política, cuja pertinência e relevância do conteúdo considero dever ser do conhecimento geral, pelo que a partilho neste espaço:

1º DE DEZEMBRO DE 1640 (RESTAURAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E RECUPERAÇÃO DA SOBERANIA)

A crise dinástica, aberta em 1478, com o desaparecimento de D. Sebastião em Alcácer Quibir, levou à perda da independência, leia-se soberania, de Portugal em 1580, que culminou com a aclamação de Filipe II de Espanha nas Cortes de Tomar, em 1581, como rei de Portugal, abrindo assim caminho à dinastia Filipina, por todos os monarcas se chamarem Filipe.  Este triste episódio da nossa História foi o culminar de uma crise política, provocada por uma nobreza ávida de privilégios e de tacticismos e por um clero expansionista, que colocaram os seus interesses pessoais e das suas classes sociais (porque naquele tempo não existiam partidos políticos) acima do interesse de Portugal, enquanto nação. Muitos preferiam ter um bom cargo no reino de Espanha, mais rico e poderoso, do que continuar neste pequeno País, pobre e desorganizado.

Convém recordar, que a crise dinástica, mais do que uma desculpa, foi um incompetente ato político. O Cardeal D. Henrique, tio de D. Sebastião, subiu ao trono na sequência do desaparecimento deste. Tendo o privilégio de nomear o herdeiro, o que talvez tivesse evitado a perda da independência, em 1580, resolveu deixar o problema em suspenso nomeando cinco governadores para o substituírem, o que facilitaria a pretensão ao trono por parte dos reis de Espanha e também de grande parte da nobreza portuguesa que aceitava o domínio de um rei estrangeiro, apenas por causa do dinheiro.  Também nos dias que correm, assistimos à classe política em Portugal, que não aprendeu nada com o passado histórico, a preferir estrangeiros em cargos internacionais em detrimento dos portugueses, como foi o caso do Dr. Durão Barroso, com as mais curiosas desculpas, olhando apenas para o seu umbigo, como os nobres o fizeram em 1580 e nem na hora da despedida, tiveram a coragem de ser portugueses.

Perguntarão alguns, nesta altura, porque estarei eu a perorar sobre a crise de 1580. Eu responderei que é para avivar a mente de muitos, do que significou perder e recuperar a soberania nessa época.

No ano de 1640 a monarquia espanhola estava envolvida na chamada guerra dos trinta anos, a que se juntou a revolta na Catalunha. Quando em 1640 os nobres portugueses, muitos deles desiludidos com o não cumprimento das promessas dos monarcas decidem revoltar-se, aproveitaram esta oportunidade pois, a Espanha não tinha na altura meios eficazes para esmagar estas duas frentes, muito menos os tinha, para debelar a revolta em Portugal.  Em 1 de Dezembro de 1640, Miguel Vasconcelos é defenestrado ou atirado pela janela do paço, dando fim a período de 60 anos em que o Reino de Portugal, foi governado pela dinastia de Filipe III (conhecido como Felipe IV em Espanha).

A situação de Portugal em 1640, era de absoluta miséria.   Grande parte da economia encontra-se completamente destruída. O dinheiro que 60 anos antes se esperava viesse de Madrid para ajudar a recuperar uma economia mal gerida e infestada pela administração corrupta no tempo de D. Sebastião e seus antecessores nunca se materializou e o «Hispanismo» deixara o país numa crise sem precedentes. Contra todas as expectativas, contra muitas previsões e contra a própria lógica, o país resistiu e ainda hoje é difícil entender como o conseguiu fazer.   

Portugal encontrava-se completamente sozinho, com os países católicos a apoiarem o governo de Madrid, com o Papa a não reconhecer Portugal. O tributo a pagar à igreja foi muito alto e só muitos anos mais tarde e depois do estado ter construído muitas igrejas e ter enviado muito ouro para Roma, estas se dignou reconhecer a coroa portuguesa.

Em 1641 foi votado um imposto extraordinário (neste período de intervenção da Troika foram igualmente criados uma série de impostos extraordinários e aumentados outros) chamado a décima militar, em que cada cidadão tinha que contribuir com 10% de todos os seus bens, para se levantar a defesa do país. No entanto não existem notícias de quaisquer protestos contra este imposto. A recuperação da soberania, ou seja, na época “comprar” a Paz com as potências que faziam guerra contra a Espanha, custou-nos perder cidades como Bombaim ou Tanger. Também no Brasil, muitos territórios são negociados com a Holanda, que estando apenas interessada no lucro e não na colonização de territórios, concluiu que o dinheiro proposto por Portugal, era mais que o que a Holanda poderia lucrar com o nordeste brasileiro, tendo assim facilitado a retoma daqueles territórios.

O País perdeu em 2011 a soberania, face à enorme dívida acumulada ao longo dos anos. Recorreu a um empréstimo externo e todos sabemos os enorme custos e sacrifícios porque estamos a passar, a que se junta a humilhação nacional de serem outros a decidir por nós. Recuperamos, pelo menos parcialmente esta soberania em 2014.

Por isso, não nos devíamos esquecer da  revolução de 1 de Dezembro, que continua ainda hoje a ser um símbolo não só da firme vontade dos portugueses de manter a sua independência, como um símbolo da catastrófica tentativa de União Ibérica, que inicialmente parecia um negócio interessante para as elites subsidiárias portuguesas, mas que quase levou à destruição total do país. Este devia ser um dos dias mais importantes da nossa história, e por isso assinalado como sempre o foi com o correspondente feriado, para que não se perca na memória coletiva, o que custa perder ou ganhar a soberania.

17/Dezembro/2014

Paulo Bernardo e Sousa

Politólogo

FUTEBOL FEMININO: C.A.C. CONTRIBUI COM TRÊS JOGADORAS PARA A SELEÇÃO DE LISBOA DE SUB-16

São três as jogadoras do C.A.C. que foram convocadas para os trabalhos da Seleção de Lisboa no escalão de sub-16: Diana bernardino, Diana Bogarim e Inês Macedo.

As atletas concentram-se amanhã, a partir das 10.15, no Estádio Francisco Lázaro em Benfica.



AMANHÃ HÁ ASSEMBLEIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA

Realiza-se amanhã, dia 18 de dezembro, a 22ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas, a partir das 20 horas,no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória.

Além do período destinado à intervenção do público, esta Sessão da Assembleia Municipal apenas conta com um ponto único na Ordem do Dia, que consiste no Debate sobre o processo da parceria publico-privada para o Pavilhão Multiusos e Escola Básica do Casal dos Apréstimos.


BIBLIOTECA MUNICIPAL: POLO DA PONTINHA MUDOU DE INSTALAÇÕES

O Polo da Biblioteca Municipal D.Dinis instalado na Pontinha mudou de instalações e passa agora a funcionar na Rua Heróis de Mucaba, piso -1, Loja 10, junto à Escola Secundária Brancamp Freire


"NORAH-UM CONTO DE INVERNO" NA BIBLIOTECA, ESTE SÁBADO

 

Este sábado, 20 de dezembro sobe ao palco da Biblioteca Municipal D. Dinis, às 11 horas, a Peça de Teatro "Norah – Um Conto de Inverno".

 

Esta peça tem a duração aproximada de 60 minutos, destina-se a crianças a partir dos 2 anos e tem inscrição prévia no valor de 4€.

 

Norah conta que "Quando os primeiros flocos de neve começam a cair do céu, desperta nos corações uma alegria difícil de explicar. Para Norah, uma menina que vive numa pequena vila no Norte da Escandinávia, isto significava o início da mais bela e longa estação do ano - o Inverno.

Como sempre, Norah convida o seu fiel amigo Tobias a passear pelo manto branco que cobre a paisagem e onde se escondem surpresas inesperadas de uma beleza única.

Um dia esta amizade será posta à prova, fazendo nascer uma cascata de sentimentos nunca antes vividos. Será que o perdão triunfará no frio deste longo Inverno?

Vem com Norah conhecer, neste Natal, uma história cheia de cor, beleza, emoção e muitos momentos mágicos."

 

Foto: Biblioteca Municipal D.Dinis

ANDEBOL/JUVENIS: LOURES FOI MAIS EFICAZ NO "DERBY"

Os Juvenis do Ginásio de Odivelas não conseguiram contrariar melhor eficácia do seu adversário e acabaram por perder o "derby", partida sempre de resultado incerto, frente ao Loures por 43-28.

Com este resultado, o Ginásio soma agora 8 pontos, que resultam das duas vitórias e das duas derrotas, nas quatro jornadas já disputadas

Na próxima  ronda o Ginásio recebe o Quinta Nova, actual 2º classificado com 9 pontos contabilizados num jogo que está marcado para o dia 10 de Janeiro, com início às 15h00 no Pavilhão Municipal do Bairro Olaio.

LFS

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ANDEBOL/ INICIADOS: GINÁSIO CEDE EM ALMADA

Os Iniciados do Ginásio Clube de Odivelas terminam 2ª fase da prova em que militaram com uma derrota na Margem Sul no recinto do Almada  por -32-20.
Com este desaire o Ginásio concluiu a sua participação nesta fase  com apenas
4 pontos contabilizados

LFS

ANDEBOL/ INFANTIS: GINÁSIO TERMINA A 2ª FASE EM 2º LUGAR

Os Infantis do Ginásio Clube de Odivelas não conseguiram contrariar o favoritismo do Benfica e acabaram por perder o encontro por 7 bolas de diferença, fixando-se o resultado final em GCO -22- SL Benfica -29 na derradeira ronda desta fase.

Com este resultado a equipa do Ginásio termina esta 2ª fase em 2º lugar com 13 pontos conquistados e passa para a Fase Final, que reúne as melhores equipas do distrito de Lisboa. Não se prevê uma tarefa fácil para o Ginásio, uma vez que vai ter pelo caminho que defrontar o Almada, Benfica, Sporting, Passos Manuel "e Ginásio Sul.

A estreia na Fase Final está marcada para 10 de janeiro no Pavilhão do Casal Vistoso, frente ao Sporting.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

REABRIU A LOJA DO TURISMO

Completamente renovada e preparada para a época natalícia reabriu hoje a Loja do Turismo, instalada no Stada Shopping e onde poderá adquirir produtos regionais para consumir, ou mesmo, oferecer nesta época de partilha.

Entre muitas mais opções, poderá encontrar na Loja do Turismo a marmelada branca de Odivelas e os doces e as compotas da Paiã.

LFS

SEXTA- FEIRA HÁ RECITAL NA IGREJA MATRIZ

Na noite da próxima sexta-feira, a partir das 21.00 horas realiza-se ma Igreja Matriz de Odivelas um recital que conta com as participações do Coral Magnificat, Coral da Sociedade Musical Odivelense, Classe de Canto da Escola de Música da S.M.O. e Coral Vozes em Si.

A entrada é livre e estão todos convidados.

LFS

A JUVENTUDE SOCIALISTA DE ODIVELAS AFIRMA-SE A NÍVEL NACIONAL


A Juventude Socialista de Odivelas esteve representada por oito delegados, oriundos de todas as freguesias do concelho, no XIX Congresso Nacional da Juventude Socialista realizado este fim-de-semana em Tróia e viu reforçada a sua presença nos órgãos nacionais. 

O Congresso que contou com a participação de mais de 1000 jovens de todo o país, marcou a reeleição de João Torres como Secretário-Geral da JS, tendo também consagrado três elementos de Odivelas (Joana António, Rogério Breia e Fábio Lourenço) como novos representantes da Comissão Nacional da JS, órgão máximo da Juventude Socialista. Em relação à lista de inerentes à Comissão Nacional do Partido Socialista, a JS Odivelas terá também Joana António como representante.

O Congresso marcou também a despedida de vários elementos da atual direção da JS, entre os quais, João António, antigo Secretário-Nacional Adjunto da JS e antigo Presidente da JS da FAUL e atual Presidente da Assembleia de Freguesia de Odivelas. João António, mas também  Rui Cabral, antigo Presidente da JS Odivelas e Monica Vilarinho, atual Vereadora na CMO foram distinguidos como Militantes Honorários da Juventude Socialista, tratando-se de mais um motivo de grande orgulho para os jovens odivelenses. 

A JS de Odivelas levou ainda para este Congresso quatro moções sobre as temáticas do desporto, da juventude, da emancipação, futuro e defesa do património cultural.

Eu não vou passar o fim do ano ao Brasil.

Esta novela BES está para durar.

Ele foi o Banco que naufragou, o Novo Banco que nasceu, a comissão de inquérito que tem 300 pessoas para ouvir, e agora, as peixeiradas que envolvem os comentários do Prof Marcelo com o senhor que perdoou a divida do Sporting, de seu nome José Maria Ricciardi.

Estamos "todos" envolvidos.

Eu estou envolvido porque o meu Clube tinha uns quantos negócios (ou negociatas?) com o BES, as freiras "não sei de onde" estão envolvidas porque ficaram sem 1 milhão de euros e o meu vizinho do 7º. Esq está envolvido porque ficou sem o dinheiro que aplicou em ações do BES, daquelas que TODOS diziam que eram seguras.

O contabilista está envolvido porque alterava as contas e não dizia nada a ninguém, os administradores estão envolvidos porque não se envolviam.

As irmãs do DDT estão envolvidas porque fazem bolos para vender, e, até a deputada Mortágua parece estar envolvida porque estava bem preparada de mais para fazer as perguntas que se imponham.

Estamos "todos envolvidos" e até o Prof Marcelo, coitado, se viu envolvido de tal forma que este ano não terá direito a passagem do ano em terras de Vera Cruz.

Conclusão: o único que não está envolvido nesta novela é o Ricardo Espirito Santo.

 

(Bom Natal para todos e um ano de 2015 cheio de paz, saúde e alegria.

Eu para a ilha, vou de férias!)


José Barão das Neves